segunda-feira, dezembro 07, 2015

Descaramento político made in PaF


• João Galamba, Descaramento político made in PaF:
    «Não estraguem”, dizem PSD e CDS. Não estraguem a devolução da sobretaxa. Não estraguem o PIB que estagnou. Não estraguem o emprego que está em queda desde julho. Não estraguem o investimento que, depois de recuar a níveis de meados dos anos 80, está estagnado. Não estraguem a meta do défice que nós nunca cumprimos e que tornámos mais difícil de cumprir, como revelaram os dados vindos recentemente a público sobre a execução orçamental. Depois da propaganda pré-eleições, a farsa descarada.

    Desde o momento da sua apresentação, os objetivos orçamentais que constavam do Orçamento de 2015 sempre foram considerados demasiado otimistas. Se dúvidas houvesse, os dados da execução orçamental de Outubro confirmam a tradição dos últimos 4 anos: a meta do défice inicialmente orçamentada não será cumprida. Mesmo com os juros e o petróleo a ajudar, o défice vai mesmo ficar acima dos 2.7% orçamentados, sendo muito difícil atingir a meta dos 3% que permite a Portugal sair do procedimento por défices excessivos.

    Dois partidos que violaram todas as metas e todos os compromissos, e que, seja na frente económica, seja na frente orçamental, deixam o país num estado bastante pior do que o seu discurso eleitoral apregoava, não têm qualquer autoridade para dizer “não estraguem”. Quando a meta do défice está em perigo, não há nada para não estragar. Há um mês para tentar consertar uma execução orçamental que garanta aquilo que os 11 meses anteriores não garantiram.

    O facto de a situação económica e orçamental do país não corresponder ao que era dito no discurso eleitoral do PSD e do CDS não torna a situação do Governo mais difícil. O PS sempre partiu do pressuposto que o défice de 2015 ficaria acima do orçamentado. O PS sempre soube que ia ser difícil porque nunca embarcou na propaganda do anterior Governo e desenhou o seu programa com base na realidade, e não com base no que PSD e CDS diziam sobre a realidade.

    Em 2011, PSD e CDS inventaram a desculpa do desvio colossal para rasgarem todos os seus compromissos eleitorais. Em 2015, o desvio colossal entre o discurso do PSD e do CDS e a realidade económica e orçamental do país não serve de desculpa para o PS fazer o mesmo. Apenas confirma o acerto do seu discurso e a urgência de pôr em prática um programa de Governo que reafirma todos os compromissos eleitorais do PS.»

3 comentários :

Jose disse...

Se não foram surpreendidos de que se queixam?
A geringonça é que tem o poder.
O PS é que tem o governo.
O PS é que tem as soluções.
Para que perder tempo com cenas tão caricatas como invocar 'a farsa' do desvio colossal de 2011 (que se fosse calculado pelos padrões actuais seria hiperbólico!)?
Não vos falta nada para o sucesso.
Avante!

Mata-cruzados disse...




O PS está no Poder??! Estás muito enganado, joselito, como sempre.


Falta ainda muito para a Esquerda parlamentar assumir o Poder em Portugal. Até lá, não me doa o escroto...


Falta a Presidência da República, falta a CGD, falta o Banco de Portugal, falta a CMVM, faltam as Empresas e os Institutos Públicos, falta o Conselho de Estado, faltam as Entidades Reguladoras, falta o topo da Administração Pública, TUDO AINDA INFESTADO DE PAFIOSOS E RANHOSOS!...


Achas tu que o atual Governo e a atual Maioria têm algum Poder que se compare a isto tudo junto, paspalhão mal-parido?


Mas deixa, deixa lá entrar o Ano Novo e deixa-o ir fazendo o seu caminho. Daqui por uns meses talvez já comecemos a ver a água a entrar nos porões podres do Poder real, económico, financeiro e social...


E mesmo depois disto tudo virado do avesso, não te esqueças, ó gorila de merda, que ainda ficará sempre a faltar a Banca, a Comunicação Social tablóide e mercantil, a Igreja Católica, as influências das grandes "famílias" poderosas e, sobretudo, os Tribunais!!!! Sobretudo os mais toscos, piolhosos e rafeiros, ou seja, os das instâncias mais básicas - os teus semelhantes, no fundo.


Como vês, a luta é DESIGUAL e, como tal, nunca a daremos por vencida, por isso bem te podes ir preparando, geringalho do caronço, que A LUTA NUNCA IRÁ ACABAR!

filipe disse...

Bem dito.