tag:blogger.com,1999:blog-15356173.post5369054734625002226..comments2023-10-30T14:11:26.698+00:00Comments on Câmara Corporativa: Auto-estrada só para camiões de mercadorias?Unknownnoreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-15356173.post-51870132475899658312013-02-14T15:59:13.245+00:002013-02-14T15:59:13.245+00:00Caro Maquiavel,
parte da tugalhada, de facto, não...Caro Maquiavel,<br /><br />parte da tugalhada, de facto, não merece mais.<br /><br />Mas a outra parte merece, não tem é culpa da paupérrima "élite" que o País continua a ter. A tal "nata da bosta"... Que se rebola na indolência e só consegue reinar mantendo o povaréu na mais perfeita ignorância (que dantes equivalia a obscurantismo, mas hoje equivale a encandeamento, de suposta "informação"...).<br /><br /><br />Não desanime, meu caro, que vale sempre a pena a pedagogia e a generosidade.<br /><br /><br />Da minha parte, muito agradecido. Apesar de ter tido Caminhos de Ferro e Transportes, no Técnico (e ainda com o Prof. Ferrugento...), acabo de aprender mais sobre este assunto com o seu comentário, do que em meses e anos a ouvir governantes, comentadeiros, papagaios, "xicos-expertos" e "jurnalistas" na nossa "Comunicassão Çussial de maças"...Baltazar Garçãohttps://www.blogger.com/profile/17298910933124032486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15356173.post-9448831067989167842013-02-14T11:52:28.627+00:002013-02-14T11:52:28.627+00:00O "opiniador" näo contribui para esclare...O "opiniador" näo contribui para esclarecer. <br />Parece-me que devo ser um dos menos de 0,01% de portugueses que conhecem isto: <br />Foi negociado e decidido em 2003, faz agora 10 anos, em Bruxelas, com todos os países membros à mesa.<br />Se mais nada, atentai no Priority Project 3 - High-speed railway axis of southwest Europe<br />http://tentea.ec.europa.eu/en/ten-t_projects/30_priority_projects/priority_project_3/priority_project_3.htm<br />e no Priority Project 16 - Freight railway axis Sines/Algeciras-Madrid-Paris<br />http://tentea.ec.europa.eu/en/ten-t_projects/30_priority_projects/priority_project_16/priority_project_16.htm<br />Percebem agora porque é que a Ferreira Leite anunciava "5 linhas de TGV" em 2003?<br />Entretanto, cada Governo tenta colher os louros, e fazer de conta que estas coisas säo ideia própria, ou até de que säo passíveis de discussäo. É triste. Muito triste.<br />A recente "discussäo" e golpes de rins do desGoverno säo sintomáticas. Como näo querem perder a face, porque "sempre fomos contra o TGV", falam num suposto "TGV de mercadorias em bitola europeia Sines-Badajoz", näo sei se por pura incompetência, ou para esconder aos eleitores que no fundo existem 2-projectos-2 diferentes, um de AV a 350km/h (preferencialmente de passageiros, claro está) em bitola europeia Lisboa-Badajoz-Cáceres-Madrid, e o de mercadorias Sines-Poceiräo-Évora-Badajoz-Ciudad Real-Madrid que é em bitola ibérica porque, enfim, a rede preferencialmente de mercadorias em Espanha é, já perceberam, em bitola ibérica, e täo cedo näo mudará. Aliás, por isso se fez a "variante de Alcácer" e se electrificou e modernizou a linha até Évora para 250km/h (a tal "velocidade elevada"), só falta completar Évora-Badajoz. Porquê?<br />Porque os ultra-contentores chineses (tipo o que fazem hoje 20 faz só 1) que já passam no Canal do Panamá alargado só podem atracar em Sines (porto natural de águas profundas), embora a sua carga vá para a Europa. O ultra-contentor descarrega TUDO, e o comboio com 750 metros (!!!) e *elevadíssimo* peso por eixo segue directo para Irun, onde é separado entre o que vai para o Norte e para o Sul e Leste da Europa. Por isso näo há problema de ter linha ibérica até Irun, que ele aí teria de fazer transfega na mesma.<br />Esses comboios podem seguir por uma LAV? Só as luminárias do desGoverno poderiam pensar nisso. Para permitir 350km/h o peso por eixo tem de ser reduzido, ou a linha distorce e a seguir... nem 100km/h! Por isso os espanhóis nunca tal deixariam, que os espanhóis säo rudes mas näo säo parvos. Há carga que pode ir pelas LAV, na França até existe o TGV dos Correios, mas lá está, säo cargas predominantemente regionais e especialmente *urgentes*, para justificar o custo de ir por um CAV.<br />Tudo o mais é poeira para os olhos.<br />Mas se calhar a tugalhada näo merece mais, sei lá...Maquiavelnoreply@blogger.com