terça-feira, junho 30, 2009

Post de uma morte anunciada




As páginas 34 a 38 do Público trazem finalmente notícias… sobre o Público.

O jornal gerou um prejuízo de 4.414.846 euros em 2008, depois de, em 2007, ter atingido um pico de perdas de 5.827.674 euros. No Balanço, observa-se que o Capital Social é de 50 mil euros e que os prejuízos acumulados (incluindo 2008) ascendem a mais de 21 milhões de euros. Para fazer face a esta gestão, os accionistas tiveram de injectar 4,4 milhões de euros. Ainda assim, os capitais próprios são inferiores às receitas extraordinárias de 2008, pelo que, sem elas, o Público estaria imediatamente em falência técnica. Porventura fruto de todas estas dificuldades, as dívidas a fornecedores crescem 50 por cento num ano e atingem os 6,127 milhões de euros.

O Conselho de Administração Executivo é composto por José Manuel Fernandes, Hugo Figueiredo e Pedro Rafael Nuno Pedro. Contrariamente a algumas das boas práticas que tantos exigem, o Relatório publicado não identifica as remunerações individuais dos responsáveis, apenas se dizendo que os membros da direcção da empresa receberam 407.600 euros em 2008

As contas merecem duas ênfases na Certificação Legal de Contas, que alerta que ”as demonstrações financeiras em 31 de Dezembro de 2008 foram preparadas no pressuposto da continuidade das operações apesar dos prejuízos registados pela Empresa nos últimos exercícios. Desta forma, a continuidade das operações da Empresa depende da manutenção do suporte financeiro do seu Accionista único e do sucesso das suas operações futuras”.

Não é preciso recorrer à Sr.ª D. Maya para saber antecipadamente o que aí vem.


PS — Isto anda tudo ligado: o Público decide redução salarial esta semana.

6 comentários :

António P. disse...

Boa noite Miguel,
mas não se esqueça que o Eng. Belmiro até é capaz de não se importar de continuar a perder 12.095 euros /dia para manter a folha da Sonae.
Lembre-se do cidadão Kane.
Cumprimentos

MANUEL CINTRA disse...

São boas notícias. As pessoas não querem ser intoxicadas.

Anónimo disse...

è curioso...2 dos principais orgaos de comunicação que têm sido os lideres da campanha anti-socrates têm graves problemas financeiros: Sol e Publico (a TVi....nao se sabe bem..).

Será que dizer mal de Socrates faz mal às contas, ou quem está nas ruas da amargura acha que dizer mal de socrates os vai safar?

Se calhar um bocadinho das duas...

Miguel

Anónimo disse...

Já agora...tenhoa certeza absoluta que o JMF, Hugo Figueiredo e esse Pedro Pedro (??) não receberam, no total, 407.600 euros num ano inteiro.

Isso é uma aldrabice, podem recebe ro resto pela Sonae, ou da forma que quiserem, mas 400k/ano para os 3 não será de certeza absoluta.

Deve ser um numero para nao parecer mal, quando despedirem e reduzirem salarios aos jornalistas estagiários.

Miguel

P.S. O Hugo FIgueiredo saiu do Publico o ano passado.. se calhar esse valor só tem uma parte pequena do ano

Anónimo disse...

E será que eles contabilizam como vendas aqueles jornais que estão nos balcões do Continente para embrulhar o peixe?

Anónimo disse...

É amendoins para o Tio Patinhas - as pessoas irão para a rua e o jornal da caserna continua com novos recrutas.

O Tio Patinhas sabe muito.

Zé Boné