sexta-feira, março 19, 2010

Da mentira



Para a semana, a comissão parlamentar de inquérito ao caso PT/TVI inicia os seus trabalhos. Sendo conhecidas as declarações dos principais intervenientes (de Granadeiro a Bava, de Vasconcelos a Bairrão), não é complicado antecipar as conclusões do “inquérito”. Mas a questão não é tanto essa.

O que é extraordinário é a oposição (incluindo o Presidente da República) não entender que um primeiro-ministro — independentemente do que possa conhecer de forma indirecta — tem a obrigação política de dizer que não conhece negócios privados enquanto eles decorrem, mais a mais se estiverem em causa empresas cotadas na bolsa. Por definição, o discurso da política não pode ter a natureza de uma conversa à mesa do café. A isto se chama sentido de Estado.

Mas ainda mais extraordinário é que as carpideiras do regime se mostrem agora tão incomodadas com a “mentira” e não tenham reagido quando tomaram conhecimento de que Durão Barroso mentiu à Assembleia da República, ao dizer que havia visto as provas da existência de armas de destruição massiva no Iraque. Então, Durão Barroso não apenas mentiu como rompeu o consenso entre os partidos portugueses no âmbito da política externa — e quando estavam em causa assuntos de vida e de morte.

32 comentários :

Anónimo disse...

Mas por que raio estão sermpre a invocar os pecados cabeludos dos outros para justificar os pecados cabeludos do Eng. Sócrates?
Por amor de Deus. Subam de nível de exigência...Deixem de ser medíocres e de pretender que a bitola média da sociedade sejam ou continuem a ser os MEDÌOCRES.

jv disse...

Caro anónimo, concordo com os eu grau de mediocridade, pois pode-se lá comparar o que afirmou Durão, com o que disse Sócrates.
De Durão os resultados estão aí e vão continuar, mais milhar menos milhar de mortos, e o que é isto comparada com o que possa acontecer ao «cabeludão» do Sócrates que não foi«ainda» responsável pela morte de ninguém, mas cuja bitola de gravidade ultrapassa realmente de longe Durão...Só quem não qure ver.

Anónimo disse...

o pacheco pereira, o pulido valente, a helena matos e a restante tralha não deram pela mentira do jose manuel barroso no parlamento.

Anónimo disse...

O que está em cima da mesa não é saber se Sócrates mentiu ou não mentiu mas usar todos os meios para o destituir.

Anónimo disse...

A extrema esquerda grita que Sócrates faz uma politica de direita e a direita esfalfa-se para o deitar ao chão. Não joga, não joga, não joga...

Anónimo disse...

Quem se lembra como os bonzos do regime evitaram pôr em causa o gajo da Comissão Europeia no problema do Iraque vê os propósitos desta palhaçada contra o Sócrates.

Anónimo disse...

Lembrem-se das palavras de fernando Costa no congresso do PSD sobre a mentira .....

Anónimo disse...

huuummm ... vejo aqui o terreno a ser preparado para a comissão de inquerito: menti mas tinha que mentir para proteger o negócio.

tá bem, tá bem .

Anónimo disse...

Querem maior mentiroso do que o Paulo Rangel que não se recordava que foi militante do PP ????

António Judeu disse...

Isto é o cúmulo da calhandrice e da falta de respeito pelos portugueses: andam há 5 anos a lançar insinuações e acusá-lo de tudo e mais alguma coisa. Uma a uma as campanhas foram caindo no charco como pedradas, apenas com o objectivo de enlamear, de sujar, acusar para sujar. O Povo nunca se deixou enganar e já todos percebemos há muito que é o PPD-PSD que está na génese e ao comando de todos estes processos de intenções contra alguém que não conseguem vencer com o voto do povo. Agora reduziram-se ao mínimo patético de fazer um cavalo de batalha sobre o interessantíssimo assunto de saber se o 1º Ministro sabía ou não sabía de um negócio qualquer entre duas empresas privadas. É de bradar aos céus!
E mais ainda é que não utilizam este critério de forma coerente, é sempre selectivo, direccionado, escolhido.

José Sócrates é um líder que dá gosto ouvir porque sabemos que é alguem que transmite confiança e é sem dúvidas o comandante ideal para a missão de levar o barquinho lusitano a bom porto, ultrapassando os difíceis escolhos da viagem tempestuosa mundial.

Achei excelentes as entrevistas publicadas no JN, dá gosto ler um Homem deste calibre, ele fala do que interessa aos portugueses e alerta-nos precisamente contra aqueles que há muito desistiram do país para se dedicarem à calúnia e ao ataque pessoal.

Tenho consultado o site do novas fronteiras a ver se já colocaram o vídeo completo das intervenções dos presentes, em particular do melhor 1º Ministro que Portugal já teve - JOSÉ SÓCRATES.

Anónimo disse...

A querer queimar o secretário geral do PS em lume brando

Anónimo disse...

Deixem lá que o Durão usou e deitou fora o PSD para ir lá para fora, como fez o mesmo ao MRPP para tirar o curso.

Anónimo disse...

Já viram o que o Rangel fez ao Aguiar Branco?

Anónimo disse...

Os insurgentes meteram-se convosco.

Anónimo disse...

O DIREITO A MANIFESTAÇÃO É VIOLENTAMENTE REPRIMIDA PELOS ESPIRROS FASCISTAS DOS castros QUE NEM SE COÍBEM DE BATER EM MULHERES IDOSAS E INDEFESAS.
O POVO CUBANO MERECE O NOSSO CARINHO E APOIO.
VIVA CUBA LIVRE

Anónimo disse...

O Barroso mentiu, fugiu e deixou cá o Sr Lopes.

Anónimo disse...

Jorge Sampaio sobre a Justiça:


"Há uma profunda desconfiança sobre isso e não pode haver de todo. Por exemplo, de acordo com o que veio nos jornais, o processo do procurador Lopes da Mota deixa-nos alguma preocupação; por isso os votos de vencido na instância de recurso são da maior importância. Sabe-se agora que, afinal, se tratou de uma única conversa, a sós, entre Lopes da Mota e os procuradores do caso Freeport, que dão versões diferentes, sobretudo quanto ao tom e quanto ao sentido da conversa. E sabe-se também que a única pessoa que ouviu as versões de ambas as partes, a procuradora distrital de Lisboa, Francisca van Dunen, votou contra a punição por não haver qualquer razão objectiva para preferir qualquer das versões. Vale a pena que continue a esclarecer-se o porquê da punição, cuja justiça, neste enquadramento, deixa as maiores dúvidas."



http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/jorge-sampaio-deu-posse-a-santana-lopes-apesar-de-temer-populismo_1428641

Ariostófanes Briol disse...

Não esquecer o exemplo do Presidente da República, que, esse, nunca mente. A não ser quando a sobrevivência da nação é posta em causa pelas escutas a partir do planeta Marte, de que já H. G. Wells suspeitava e delas procurava alertar os seus leitores por todos os meios...

Aristófanes Briol disse...

Aliás, toda esta questão da «mentira ao parlamento», me faz uma enorme confusão. A identificação de um eventual conhecimento, passivo e extra-oficial, de um negócio em curso por parte do primeiro ministro com um pretenso conhecimento activo decorrente de uma conspiração de sua própria autoria para asfixiar a liberdade de expressão, só pode enganar os tolos.

Melhor seria se os pretensos candidatos a asfixiados se preocupassem um pouco mais com as asfixias realmente existentes, a começar pela escandalosamente imposta pela União Europeia à investigação historiográfica de tópicos como a Segunda Guerra Mundial e outros indizíveis relacionados...

As verdadeiras censuras -- nunca será demais repeti-lo -- são aquelas de que não se pode falar.

Aristófanes Briol disse...

Para ser um pouco mais claro: experimente o Mário Crespo ir à Assembleia da República mostrar uma t-shirt com os dizeres "Eu não acredito nas câmaras de gás" e logo verá o que lhe acontece.

Analogamente, experimente o Miguel Abrantes publicar este comentário e logo verá os piropos que passa a receber por parte das comissões (reais) de censura, para já nem falar nas autoridades...

Anónimo disse...

Isso é do briol... mas passa.

João Lisboa disse...

http://lishbuna.blogspot.com/2010/03/insustentavel-leveza-da-nuance-o-que-e.html

ana disse...

"O DIREITO A MANIFESTAÇÃO É VIOLENTAMENTE REPRIMIDA PELOS ESPIRROS FASCISTAS DOS castros"
Tem o anónimo toda a razão, mas desde que não tenham gripe A, os espirros fascistas não incomodam por aí além. Já dos esbirros fascistas, é fugir a sete pés...

Aristófanes Briol disse...

Caro Anónimo:

Duvido que a desculpa que cita fosse aceite. Provavelmente o que teria acontecido é que, a estas horas, o Crespo já estaria a contribuir para as estatísticas do desemprego, independemente da temperatura, mas não das suas preferências em matéria de vestuário de dormida...

Quanto ao seu optimismo, só tenho a recomendar-lhe que procure levantar uma pontinha do reposteiro que cobre o Santo dos Santos decretado invisitável, por exemplo esta. E que, como eu, sinta vergonha que leis liberticidas portuguesas não só existam, como sejam citadas por outros como exemplos a seguir.

Anónimo disse...

É preciso ter muita estaleca para aguentar a canzoada toda a atirar-se a ele.

Anónimo disse...

E a mentira dos voos da CIA?

Maria Tadeia disse...

Porque é que a Presidência da República não quer entregar o seu plano anti-corrupção? Não tem? Tem receio?

Anónimo disse...

a politica pela sua própria natureza é uma mentira pegada mas os anjinhos descobriram agora que o josé socrates pinto de sousa é que é diferente dos outros. haja pachorra para aturar esta politiquice foleira.

Anónimo disse...

Sr. Aristófanes:

Está a querer dizer que não houve câmaras de gás? Ou não acredita que elas prejudiquem a saúde? Quer explicar melhor o seu raciocínio?

Alexandre Carvalho da Silveira disse...

A gente lê o que aqui se escreve, e fica com vontade de vomitar. Desde os tempos do Salazar, que não se via tal cegueira, tal subserviencia em relação ao chefe. Os Miguel Abrantes, e respectivos clones não teem vergonha?

Anónimo disse...

Alexandre Carvalho da Silveira

O ódio faz mal à saúde. Protege-te pá.

Aristófanes Briol disse...

Caro Anónimo de 03/22/03:58:00:

Sim, é isso que estou a dizer. Referências para uma breve introdução ao tema:

David Cole - The Truth Behind The Gates Of Auschwitz (1992) 1 of 2
David Cole - The Truth Behind The Gates Of Auschwitz (1992) 2 of 2
An Introduction to Holocaust Revisionism
Committee for Open Debate on the Holocaust
Trial of Ernst Zündel (1988)
The Leuchter Report
The Rudolf Report
Faurisson sur Radio Courtoisie (9 Abril 2008) 1 de 2
Faurisson sur Radio Courtoisie (9 Abril 2008) 2 de 2
Faurisson vs. Andersson (Copenhagen, 2002)
Nazi Shrunken Heads
One Third of the Holocaust
Buchenwald

A restante pesquisa terá de ser por sua conta. Aproveite enquanto é tempo. Por enquanto, e graças à Internet, a 1ª Emenda do Bill of Rights americano adquiriu uma relevância praticamente universal e continua a confundir os esforços dos censores. Mas a situação pode não durar para sempre, como indicam as notícias diárias sobre os esforços europeus e chineses para conseguir controlar a informação em linha. E claro que nada disto incomoda minimamente os nossos pseudo-paladinos da liberdade de expressão...

São as falsidades que precisam de censura para sobreviver ao livre inquérito; a verdade aguenta-se bem por si própria e -- por mais extraordinário que pareça -- acaba sempre por vir ao de cima.

Se o assunto o interessou e um dia destes a censura legal e de facto que existe em vários países europeus -- até a nível do hipócrita Google que censura as pesquisa em francês e alemão exactamente como em chinês -- chegar a Portugal, passe a usar anonimizadores que lhe permitem o acesso às páginas censuradas. Por exemplo os indicados aqui.