sexta-feira, maio 28, 2010

Será que os gráficos mentem?

O João Miranda é um daqueles inimputáveis que poluem a blogosfera, que dizem o que lhes vem à cabeça, sem qualquer necessidade de fazerem prova.
Hoje, o Miranda ataca assim:


Mais uma visita de Sócrates à Venezuela. Os pés-de-microfone falarão de como os novos contratos a assinar com a Venezuela vão ajudar as exportações portuguesas. Alguém se lembra dos contratos que Sócrates assinou da última vez que lá esteve?

É fácil, Miranda. Basta ir ao site do INE:

6 comentários :

Anónimo disse...

Eu se fosse esse tal de Miranda escondia-me.

Anónimo disse...

o miranda, apesar da sua formação científica, previligia a retórica balofa e mentirosa em detrimento dos factos e dos nºs. se ele tiver essa mesma atitude no seu campo professional como "investigador em biotecnologia" podemos bem imaginar o que sai dessa sua actividade.

xicoribeiro disse...

Mata-nos a todos, apre? Cientistas desses podem ir para a C.do Norte.

Francisco Clamote disse...

Realmente ! Há cada "besta!

Basico disse...

1 - 130 milhoes de dollars e irrelavante no contexto da balanca comercial portuguesa, facam o calculo em termos percentuais.

2 - Resta saber quantas destas exportacoes foram efectivamente pagas.

A julgar pelos problemas da Sovena, a quem devolveram uma encomenda gigante (no valor mais de 20 milhoes de dolars, ou seja, uma fatia muito grande nesse grafiqueco que metem aqui).

Recordar o teor do acordo.

Um dos 14 pontos do acordo comercial assinado por Hugo Chávez e José Sócrates contemplava o fornecimento à Venezuela de bens alimentares pagos com o dinheiro de parte do petróleo que Portugal compraria a Caracas. Esse ponto incluía o fornecimento de 5 mil toneladas de leite, 21 mil de massa 2 21 toneladas de óleo de soja. "Isto é para o intercâmbio de petróleo por esparguete, vejam que moralidade de complementaridade", disse Chávez aquando da assinatura do acordo.

João Magalhães disse...

Irrelevante, Basico, eram os zero de 2005. Nem percebe que, em 2009, ano de enorme retracção económica mundial, continuámos a exportar para a Venezuela? Além disso, se for ver no ranking das nossas exportações, a Venezuela não é assim tão irrelevante.