terça-feira, fevereiro 15, 2011

“Um verdadeiro tiro no pé de um tacticismo saloio”

Mário Soares no DN:
    (…) há outro risco ainda que não é menor: o de nos deixarmos cair numa crise política e social. E se analisarmos com objectividade as manobras em que os Partidos se têm envolvido - e a especulação que delas faz a Comunicação Social - havemos de reconhecer a falta de senso dos líderes actuais e a razão do zé-povinho nas críticas que deles faz.

    Nesse aspecto, a última semana foi altamente significativa. Tanto à Direita como à Esquerda. Sabendo-se, ainda por cima, que nenhum Partido nem Órgão de Soberania quer, no seu íntimo e de momento, deitar o Governo abaixo. Porque havemos todos de reconhecer que ser Governo, no período que atravessamos, é terrivelmente difícil e responsabilizante.

    É por isso que a história da moção de censura, anunciada pelo Bloco de Esquerda, constituiu um verdadeiro tiro no pé de um tacticismo saloio, sem menosprezo para os saloios. Foi um erro colossal que chocou e confundiu os próprios simpatizantes do Bloco - e até alguns militantes mais sensatos, como Daniel Oliveira - e que custará centenas de votos ao Bloco. Para quem tinha como objectivo, nas últimas eleições, roubar votos ao PS, não parece ser de quem tenha uma liderança brilhante...

Sem comentários :