sexta-feira, março 25, 2011

Das sondagens e da sua manipulação (um pedido de desculpa)

Felizmente, não é comum. Mas hoje o CC errou e, por isso, temos que pedir as mais sinceras desculpas aos nossos leitores.
Hoje de manhã, publicámos uma série de posts em que criticávamos uma sondagem da Marktest publicada pelo Diário Económico, e também o seu tratamento jornalístico.
Acontece que a sondagem é uma brincadeira. Não é para levar a sério. Quem o admite é o próprio Presidente da Marktest, a empresa que a realizou. Está no último parágrafo da Análise que é publicada pelo DE:


Leram bem:
Esta sondagem foi realizada em 4 dias úteis entre os dias 18 e 23 de Março, tendo o último dia de recolha, dia 23, (140 entrevistas) coincidido com o debate do PEC e com o pedido demissão do primeiro ministro já anunciada ou efectivada. Uma análise separada ao segmento dos entrevistados deste último dia, indica, com boa probabilidade, que poderá ter havido uma mudança do sentido da intenção de voto, desfavorável ao PSD. Mudança essa que, a ter-se verificado, aparecerá reflectida na medição de Abril. 
Agora, pergunta-se: como é que o DE consegue omitir esta informação no tratamento jornalístico da sondagem? Como faz manchete com uma sondagem cujos autores admitem que, "com grande probabilidade", está errada?

13 comentários :

Anónimo disse...

A Imprensa,incluindo o DE, é um nojo.NÃO TEM CREDIBILIDADE!

Anónimo disse...

O DE e não só. A TSF andou toda a madrugada e manhã a massacrar os ouvintes com a dita "sondagem".
José António Carvalho

Anónimo disse...

Eu não dizia... estou mesmo curioso é com a próxima.

Mas em nome da seriedade, verdade, ética, já devia ser dado um cheirinho daquele último segmento.

Anónimo disse...

E o Expresso online também tinha isto em letras garrafais.

Anónimo disse...

Esta malta da politica da VERDADE é tramada.

Convém ninguém deixar as carteiras por perto...

Anónimo disse...

o pedrito ainda se vai queixar que a marktesta o induziu em erro e pedir indemnização caso perca as eleições. o longo braço do socrates controla as sondagens & furos artesianos deste país.

Anónimo disse...

E o Expresso do militante Balsemão também lá trás em titulo.

Anónimo disse...

Então esta sondagem também está a ser afectada pelo rating.

Anónimo disse...

No minimo deviam já completar a nova tendência, uma vez que admitem que a primeira já não vale por alteração das circunstâncias,

Anónimo disse...

é pá, é verdade que 80% dos entrevistados não respondeu? a ser assim, estes resultados têm algum significado?

river disse...

Como não gosto de ser comido por lorpa, fiz copy e enviei à redação do DN este trabalho do CC.

Deveriam fazer todos vos, para verem que o jornal está vendido à mentira conspirativa a soldo dos rapazolas da aliança social/comunista.

Anónimo disse...

Calma, a partir daqui é só a descer....O Pedrinho é mesmo muito fraquinho.

Anónimo disse...

O paulo portas e que sabe o sao sondagens. Quem e o dono da marktest? A visao, TSF, SIC , Expresso antena 1 etc etc nao enganan ninguem. Vejam so a ultima entrevista da TSF feita o TROCAS tintas. Foi uma vergonha. Eles tao todos bem instalados da VIDA e se isto MUDAS.....