sábado, dezembro 22, 2012

"Indigência moral"

Manuela Ferreira Leite, Reflexão de Natal [hoje no Expresso/Economia]:
    ‘(…) nenhuma sociedade sobrevive se entre velhos e novos se erguer um muro de egoísmo e de falta de solidariedade. O Estado social foi concebido e desenhado tendo, entre outros, o objetivo de promover o desenvolvimento económico harmonioso, o qual é necessariamente alicerçado em valores subscritos por todos os que aderiram a este ideal e que por isso não podem ser ignorados.

    Quando se abrem hostilidades contra os mais velhos para dar espaço a políticas concretas que os agridam, é duvidoso que os benefícios de tais políticas compensem as consequências das feridas abertas por essas decisões. Ninguém duvida, por exemplo, que o drama do desemprego tem sido amenizado pelo apoio familiar que indiscutivelmente ainda existe entre nós, pelo que o seu enfraquecimento é preocupante.

    Nesta medida, impõe-se refletir sobre a necessidade de nos preocuparmos não só com as políticas, mas com os seus efeitos económicos, sociais e também morais.

    Não há pior retrato de uma sociedade do que aquele em que os seus velhos são votados ao abandono e à miséria. Por mais sopas de pobres que se distribuam a velhice desprezada é muito mais do que pobreza. É indigência moral.’

3 comentários :

Rosa disse...



Excelente!!

Anónimo disse...

Passos é insultado de toda a maneira e feitio.
Assim como não respeita os cidadãos que deveria servir perdeu deles todo o respeito.
Não há dia sem que alguém que tenha acesso aos meios de comunicação não venha dar a entender que este PM é um completo imbecil. Muito não dão a entender, já o dizem á cara podre.E vão do quadrante esquerdo ao quadrante direito.
Alguém que é assim continuamente enxovalhado e se mantem no lugar que ocupa como se não fosse nada com ele, só pode ser alguém a quem não foram dados sequer rudimentos de uma educação. Como tal trata-se de alguém que claramente não tem o perfil para ocupar o cargo que ocupa.
Os palermas que votaram em semelhante criatura sem terem percebido que o dito não tinha unhas para o cargo, que façam o barulho necessário para o tirar de lá. Errar é humano e pedir a demissão deste nódoa é um dever para com o pais e todos os que , não tendo votado neste crápula têm de sofrer as consequencias dos erros que outros cometeram.

Anónimo disse...

Isto está de uma forma que mete medo e até arrepia. Passos Coelho está a abrir caminho para uma nova ditadura.