sexta-feira, outubro 16, 2015

Esqueletos escondidos no armário durante a campanha eleitoral

Cavaco Silva marcou eleições para Outubro, sabendo de antemão que esta decisão poderia ter como resultado deixar o país sem orçamento do Estado para o próximo ano. Acontece que todos os países da zona euro, com excepção de Portugal, fizeram até ontem chegar a Bruxelas os respectivos planos orçamentais.

Mas o que merece agora atenção é a circunstância de Passos Coelho se recusar sequer a enviar para Bruxelas um mero projecto de orçamento, apesar de Bruxelas exigir que Portugal apresente sem demoras esse esboço para 2016, sem prejuízo de o futuro governo o poder vir a alterar. O defunto governo, sempre tão pressuroso a acatar as ordens de Bruxelas, resiste a cumprir os procedimentos estabelecidos. Porquê?

Só há uma explicação para isto: Passos & Portas querem continuar a manter no armário, fechados a sete chaves, um sem-número de esqueletos. Repare-se que Maria Luís Albuquerque se tem recusado a facultar os elementos pedidos pelo PS, sem os quais não é possível fazer-se uma avaliação séria da situação financeira e económica do país.

Uma das questões colocadas pelo PS refere-se à situação do Novo Banco. A coligação de direita não quer dar elementos sobre o estado do banco. Mas, hoje, soube-se que o banco Société Générale antecipa que o Novo Banco precisa de mais 2,4 mil milhões de euros, tendo em conta que este poderá ter ainda de reconhecer mais 1,2 mil milhões de euros de imparidades, principalmente relacionadas com créditos concedidos a empresas e a imóveis que foram executados por incumprimento de crédito.

É esta razão por que o defunto governo não disponibiliza os elementos sobre o Novo Banco. Que mais esqueletos continuam escondidos?

6 comentários :

pedro carrilho disse...

o que eles escondem é um país com uma economia anquilosada, três milhões de pobres, e um orçamento com mais de dois mil milhões de cortes em pensões, ventimentos da função pública, cortes massivos na saúde e educação, os despedimentos que agora assistimos todos os dias e que ficaram para depois das eleições, e de uma forma geral que cerca de 90 % da população subsidie a sua manifesta incopetênncia e possa continuar a alimentar os lucros chorudos dos grandes acionistas dos bancos e afins, que não pagam impostos, não emprestam dinheiro a empresas e pessoas que dele necessitam e de que o país carece para gerar riqueza, e só geram buracos financeiros de biliões de euros que nós depois pagamos!!!

Magus Silva disse...

Eu sabia !...
Eu sabia que perante tanta relutância em revelar o seu programa, mascarando a atitude com sucessivos ataques ao programa do PS,tinha algo de grave escondido. Algo que ficaria escondido até amarrar os portugueses com a continuação de maioria, ou, à falta desta, armadilhar o PS, antes da fatal revelação.
De tal ordem grave que o menino Passos, prefere violar o seu estatuto de menino obediente perante a Europa, para arrastar o premeditado choque.
Tem razão o ditado: Coitado do mentiroso, mente uma vez, mente sempre, ainda que fale verdade, todos lhe dizem que mente.

Neste caso, o mentiroso impulsivo, não se pode queixar, porque a verdade é coisa que não conhece nem pratica.

Carmo e a Trindade disse...



AI, SE ISTO FOSSE COM O SÓCRATES (ou com algum Governo do PS)!!!!

Anónimo disse...

2,4 mil milhões?!
Vergonhoso.
Ah sim, sim isto fosse com o Sócrates!

Anónimo disse...

palpita-me que o deficit deve andar nos quatro por cento. donde que feitas as contas há que esperar sorrateiro pela tomada de posse para então, em nome do interesse nacional, exigir aos socialistas, a bem da nação, do arco da governação, dos deveres que incumbem a um partido que aspira a regressar ao poder, que os deixem governar cortando aqui e ali e tributando acolá, abstendo-se na assembleia nacional. mas só depois de empossados...

Anónimo disse...

Entretanto...lê-se (sem espanto, aliás!), nas notícias do iol.pt a propósito da entrevista à TVI:

'PàF esconde "surpresa desagradável" dos portugueses, acusa Costa'.