sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Populismo: caso prático [1]

Joel Timóteo Ramos Pereira, juiz de direito de círculo, escreve:


Existe a figura do controlador financeiro em vários países, nalguns casos com um estatuto superior ao de director-geral. Trata-se de um cargo que existe também nas grandes empresas privadas. Incumbe-lhe “garantir a satisfação do princípio da economia, eficácia e eficiência na utilização dos fundos públicos”, em particular no que respeita às despesas de elevado montante. Pode discutir-se a bondade da medida, mas não nestes termos. É um mau princípio escrever posts como se estivéssemos num táxi no meio de um monumental engarrafamento.

24 comentários :

  1. Mas o Timóteo é Juíz, ou é Taxista ?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo das 5.47:
    Parece-me que o Dr. Timóteo, segundo disse o próprio Abrantes num outro post, quando escreve no seu blog, não o faz como juiz nem como qualquer outra profissão, mas sim como "bloguer".
    Por isso, acho de mau tom que o Abrantes num lado escreva uma coisa, noutro lado queira enfatizar outra colocando em destaque a profissão de quem escreve como qualquer outro cidadão na internet.
    É uma questão de bom senso e de boa educação, acho eu, pois penso que não devemos estar aqui a dizer mal de pessoas que usam do seu direito de opinião e de expressão, da mesma forma como respeito a opinião e a liberdade de expressão do Abrantes e dos demais que aqui comentam.
    Acho mal andar-se aqui com a "caça" a homens e mulheres.
    De qualquer modo, é indesmentível que a lei que o Dr. Timóteo cita vai criar mais uns jobs para uns boys e girls, ainda que esses jobs sejam muito bem vistos por outras paragens.
    É que aqui em Portugal todos nós sabemos o que fazem os directores-gerais e os seus equiparados. Este job bem pode ser mais uma forma de dar umas massas aos que estão na fila de espera para os jobs.
    Sejam ao menos sinceros.

    ResponderEliminar
  3. Ó Miguel, o que é isso de “garantir a satisfação do princípio da economia, eficácia e eficiência na utilização dos fundos públicos” ?
    Parece-me mais uma linda frase para meter uns bons amigos, pois amigo fecha os olhos ao amigo, do que qualquer outra coisa.

    ResponderEliminar
  4. Então os ministérios já não têm gente a mais para controlar os seus dinheiros e onde os gastam ?
    Ainda precisam de mais um para controlar o controle que os outros fazem ?
    E quem vai controlar o controlador financeiro ?
    E como vai o controlador financeiro agir contra o ministério se foi o ministério ou o ministro que o nomeou e se começar a levantar a cabeça pode ficar sem o lugar ?
    Ó Abrantes, taxista num monumental engarrafamento parece-me ser o lugar desse controlador financeiro.

    ResponderEliminar
  5. O Adérito já saiu da unidade de queimados ?

    ResponderEliminar
  6. Isto revela como a magistratura anda de cabeça perdida.

    ResponderEliminar
  7. Oh pá, ainda há uma safa: é o Socrates nomear um meretíssimo para a função. Aí era o maior.

    ResponderEliminar
  8. Por acaso a boca desse tal Joel até parece dum chófer de taxi. Tá bem apanhada.

    ResponderEliminar
  9. O Miguel, iluminado por Deus e sem grupo político e profissional, sem mácula, criticante de tudo (menos do "aparelho de estado" criado pelo PS) mas incriticável porque anónimo, continua a louvar ao Senhor por nos ter dado o Sócrates e os seus amigos...

    Haja decência...

    ResponderEliminar
  10. Poderemos correlacionar esta "estória" com a Neidi, a da Dutra e da do staff do Sócrates (a da capa do Independente a que o este blog fugiu como o Diabo da cruz...).

    Podemos, Miguel...?

    ResponderEliminar
  11. Ó Miguel, leio a CC quase desde o seu nascimento e andas a baixar de qualidade de dia para dia. Este teu post é mesmo uma miséria.

    O caso prático de populismo é exactamente o oposto: como o teu amigo Sócrates criou mais uns jobs para os seus boys.

    A crítica que fazes, só por crítica só mostra como não tens sumo nenhum para dar e andas por aí "à pega" a ler à lupa só para louvares o teu patrão e criticares quem chama a atenção para coisas que não tens a coragem de o fazer só porque é da cor do teu cartão.

    Aliás, para mim este teu post é exactamente a prova de ser um muito mau princípio "escrever posts como se estivéssemos num táxi no meio de um monumental engarrafamento" !

    Ah! Não te esqueças de postar aqui nos nomes daqueles que depois forem nomeados controladores financeiros, as suas cores partidárias e de os acompanhares nos respectivos "controles financeiros".

    Seria engraçado se um desses controladores financeiros fosse o Adérito. Mas cheira-me que ele tem cartão diferente do teu, logo só nas próximas eleições é que deve ter vaga.

    ResponderEliminar
  12. O Adérito, senhores ?! Há novas dele ???? Andará pelos cortejos de Carnaval de Ovar ?

    ResponderEliminar
  13. Ó Miguel e seus heterónimos, para além dos juizes e do senhor Adérito, não têm mais ninguem para insultar...?

    Ora aqui está uma boa questão:
    "Poderemos correlacionar esta "estória" com a Neidi, a da Dutra e da do staff do Sócrates (a da capa do Independente a que o este blog fugiu como o Diabo da cruz...)."

    ResponderEliminar
  14. Parecem vampiros . Vêm logo a correr pela calada da noite anonimato)

    ResponderEliminar
  15. O Adérito anda preocupado com a vida.
    Coitado, já tem 50 anos e as contas do Wall Street devem estar a dar cabo da cabeça dele.
    Qual carnaval, qual quê, lá por Leiria não há nenhum carnaval que dê para ser controlador financeiro.
    Esperem até ao próximo governo e vão ver quem é que vai ser controlador financeiro...
    Depois não digam que eu não avisei.
    Cá para mim está a preparar-se para tirar o job a algum boy do PS...
    Prepara-te Abrantes, que a seguir ainda és tu que vais ficar sem job !

    ResponderEliminar
  16. Ouvi dizer que o Adérito foi contratado pelo PSD para fazer uma «Câmara Corporativa Laranja», para quando o Cavaco subir ao poleiro haver concorrência.
    O Abrantes vai ter que trabalhar a dobrar, pois o Abrantes vai começar a contar todos os pôdres do PS, a começar pelo Abrantes.
    Chiça!

    ResponderEliminar
  17. O "Abrantes" e o Adérito podiam fazer muita coisa - por exemplo o "Miguel" responder a críticas e a perguntas sobre quem é e o que faz...

    Brilhante ideia esta do Sócrates - talvez na experiência de certas pessoas do PS (vide caso Eurominas) para pôr tudo a funcionar...

    ResponderEliminar
  18. Algumas das coisa que me faz confusão no ensino é que quem vai para o curso de direito não precisa de formação matemática, enche-se de filosofia (ja não tem latim), mas a segunda ciência nicles, daí se encontrar advogados, juízes, sem saber uma simples regra de 3 simples ou uma equação do 2º grau.

    Daí se compreender em não entender quanto a impreencisdivel necessidade, de alguem especializado em matematica financeira.

    Faz.lhes confusão, o que se há-de fazer.

    Mais, numa empresa, algumas delas com orçamentados bem superiores so nosso orçamento do estado e bem mais pequenas, o homem numero 1 dos accionistas, é precisamente o "finançe controller", são escolhidos a dedo e nomeados pelos accionistas.

    Só um estado despesista, sem a noção da responsabilidade, presente e futura, como tem sido o caso nos últimos 30 anos, se pode dar ao luxo de alienar a "ferramenta" financeira.

    Só a irreponsabilidade, ou a ignorancia, pode dar-se ao luxo de um bitate destes.

    Vá lá, ainda fomos a tempo, senão, nem dinheiro havia, daqui a poucos anos, para atestar os carros oficiais.

    Podia facilmente explicar o porque, mas isso fica para outras "musicas".

    o Banco de Portugal ja não "toca nada" na massa monetaria em circulação, o B.P., agora, só faz estatistica, ora para fazer este trabalhinho não precisa de tanta gente, esse é o problema, para fazer moedas comerativas ja há a Casa da Moeda

    ResponderEliminar
  19. Há dias li, que um presidente de Camara ofereceu, deu, 1000 e tantas garrafas do vinho mais caro do mercado.

    Ofereceu, deu, aquilo que não tinha, isto é, apropriou-se dos nossos impostos e pagou ( era suposto ter pago), a tal oferenda.

    Claro, ficou bem visto á conta do nosso dinheiro.

    Como fez dois mandatos, esta reformado, risonho, a passar-nos a "perna" e chamando-nos otarios.

    Isto sim, o PGR devia averiguar esta experteza saloia e dar-lhe com a ripa.

    ....Mas a Justiça aonde ela para?

    ResponderEliminar
  20. Então os governos anteriores não tinham ninguém dentro de cada ministério, para controlar as compras e finanças (ou dentro do esquema actual não havia nibguém para ter estas funções) - venham os boys e venha o Euromilhões que os rosas o "trabalharão"...

    ResponderEliminar
  21. Tinha , tinha, aquele ministro do trabalho que foi metido pelos comunistas, ficou com o meu dia de trabalho, dizia ele que era para a recuperação dos trabalhadores, ao que dizem entregou o dinheiro no centro Vitoria para a propaganda comunista

    O Carlos Carvalhas tambem la esta no ministerio na Praça de Londres

    ResponderEliminar
  22. Qual será percentagem de um controleiro económico rosa...?

    ResponderEliminar
  23. Caro "Miguel":
    Estou a pensar mudar de emprego - será que podia dizer como concorrer ao lugar que aqui publicita - se não houver vaga pode dizer em que trabalha, porque o seu também parece interessante...

    ResponderEliminar
  24. Ajude o anónimo anterior, "Miguel"...

    "Estou a pensar mudar de emprego - será que podia dizer como concorrer ao lugar que aqui publicita - se não houver vaga pode dizer em que trabalha, porque o seu também parece interessante..."

    ResponderEliminar