terça-feira, abril 04, 2006

A palavra aos leitores - Em defesa dos notários

O leitor Jorge S. Silva escreveu o seguinte comentário:

    "Não percebo como se pode culpar os notários pelo que se passou com o notariado quando era o poder político quem mandava no sector.Ainda por cima no momento em que o corpo de Notários está a ser renovado em 50%.Apenas num ano os notários privados informatizaram o sector ( o estado andou 10 anos e gastou 10 milhões de euros e no fim deitou o software ao lixo), criaram 600 postos de trabalho, tendo dado formação a todos estes novos profissionais, sendo que muitos são licenciados em direito que foram requalificados para as funções equivalentes aos antigos primeiros ajudantes.Se nos deixarem viver mais uns anitos, garanto com os projectos que estão em andamento irão revolucionar o sector.Para terminar quero apenas avançar que um estudo interno promovido pela Ordem, demonstra que o tempo de espera para marcação de um acto foi reduzido de 1 mês para 2 dias ( sendo que apenas estão em funcionamento metade dos cartórios previstos)."

O leitor afiança que os notários são agora mais eficientes. Parece-nos uma asserção inquestionável. Só não aflora uma questão: se um procedimento é inútil, deve manter-se? Por outras palavras, por que a desburocratização em curso põe em causa a propalada segurança jurídica?

Em tempo — Agradecemos a distinção concedida pelo blogue Notários Privados, muito embora o CC não seja um blogue jurídico.

1 comentário :

  1. Exactamente, pois o "Miguel" SÓ tem a 4ª Classe...

    E percebe pouco de Direito...

    ResponderEliminar