domingo, outubro 22, 2006

Juiz Desembargador Rui Rangel: “como foi possível à magistratura do Ministério Público pactuar com um sindicato sem credibilidade?”



Rembrandt



Noutra parte do seu artigo, o Juiz Desembargador Rui Rangel analisa o percurso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público:

    “Revisitando a história do movimento sindical em Portugal, desde o 25 de Abril, não conheço outro sindicato tão conservador e tão pré-histórico, como o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. É um sindicato que está há 30 anos nas mãos de um certo sector do Ministério Público, que não se renova nem se regenera. Com ideias velhas, sem alma, com o mesmo e repetido discurso, comprometido pelo facto de, ao longo dos anos, as mesmas pessoas trilharem os mesmos corredores do poder. Mesmo em silêncio, é possível antecipar o pensamento, o cheiro e o andar dos seus dirigentes. Cabe ao psicólogo dissecar a sua mente, com firmeza no bisturi, tal como faz com os cadáveres aquele professor eternizado por Rembrant em ‘Lição de Anatomia’. Só António Cluny, seu presidente, em tantos anos que a minha memória já esqueceu, com votações menos expressivas que uma Junta de Bairro, não percebeu esta lição de vida, preferindo seguir o mau exemplo dos autarcas que se eternizam no poder. E como foi possível à magistratura do Ministério Público pactuar com um sindicato sem credibilidade?

    Parafraseando José Ingenieros, porque não arrastar o homem sem ideias para a nossa mesa de autópsias até saber quem é, como é, o que faz, o que pensa e para que serve?”

3 comentários :

  1. ESTE SR. JUIZ, É UM AUTENTICO E VERDADEIRO HOMEM EM TODA A SUA DIMENSÃO. A CORAGEM ASSOCIADA A FRONTALIDADE, COM QUE DESMASCARA O PODER OLIGARQUICO DO SINDICATO E O CONTRIBUTO NEGATIVO, DESTE, PELA MANIPULAÇÃO QUE UTILIZA, ARRASTANDO AO DESCREDITO TODA AJUSTIÇA EM PORTUGAL. É REALMENTE DE LOUVAR E APOIAR HOMEMNS COMO ESTE. O RESTO É "LIXO" QUE DEVE IR PRA LIXEIRA DO ESQUECIMENTO.
    KEITA

    ResponderEliminar
  2. olha, o rangel também anda aqui!

    (só pode ser o ele que escreveu o comentário anterior a auto-elogiar-se...)

    ResponderEliminar
  3. O PAQUIDERME LAMBE-BOTAS, DO COMENTARIO ANTERIOR, PENSA QUE TODOS SÃO COMO ELE? ACHA QUE AS PESSOAS LIVRES NÃO TEM OPINIÕES? ESTE OBTUSO, JULGA ESTAR NA COREIA DO NORTE? NÃO ?
    KEITA

    ResponderEliminar