“O Movimento Cívico Não Apaguem a Memória! vai concretizar, em pedra e cal, um dos seus objectivos: assinalar para os presentes e vindouros que no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, funcionou, de 1945 a 1974 um arremedo de justiça, designada por “tribunais plenários”.
Convém recordar que no dia 24 de Abril de 1974 ainda este sinistro tribunal (?) se reuniu e ordenou ao meirinho para trazer à sessão os acusados de “acções subversivas, visando o derrube do Estado Novo”. O meirinho respondeu que não havia acusados, a carrinha que os devia trazer da prisão de Caxias não chegara e, ao que constava, decorria uma revolução que tinha por objectivo libertar todos os presos políticos e derrubar definitivamente o Estado Novo.
Consta que os juízes arrumaram as becas, recolheram a penates e ficaram assolapados nas suas mordomias, aguardando que a situação se esclarecesse. Comportaram-se como o camaleão e, tal como ele, abocanharam a presa. Estes togados, que anos a fio tinham agido com baixeza moral e sido um exemplo de ignomínia para com a Justiça humana, conseguiram emergir do pântano da vileza e servilismo para, revestindo-se do manto do exercício irresponsável da lei, voltar a distribuir a Justiça dos códigos jurídicos. A maioria reformou-se por limite de idade, mas houve quem chegasse ao Supremo Tribunal, numa atitude de supremo desplante, que infelizmente nenhum colega de mister teve a justeza de denunciar publicamente.”
É curioso que agora tanto se fale (e ainda bem) desta página da nossa história recente.
ResponderEliminarLogo agora que o PSD parece querer criar mecanismos para a realização de julgamentos por encomenda (política).
Se fossem os únicos... Nos actuais corredores do poder, a maioria directamente ou indirectamente comeu da gamela salazarista.
ResponderEliminarNesse aspecto os telhados são todos de vidro, mesmo os alegadamente insuspeitos.
Já que por aqui passei não posso deixar de estranhar o seu silêncio sobre o coup d´etat dos deputados socialistas que na assembleia resolveram alterar o orçamento proposto pelo governo para beneficiar os advogados, mas claro que neste caso o Miguel nada disse,afinal nem todas as corporações são para atacar,muito menos as publicamente defendidas pelo ps.
ResponderEliminarCaro Anónimo (Ter Dez 05, 07:13:43 PM):
ResponderEliminarNão sei do que está a falar. Mas podemos fazer uma combinação: V. explica aqui do que está a falar e, em seguida, com a informação por si disponibilizada, eu faço um post.
Seja claro no que diz e montamos aqui um arraial dos antigos.
Fico à espera.
Todos mas quases todos comeram durantes anos nas GAMELAS do fascismo. Depois do 25 de abril e até aos dias de hoje, na sua maioria continua calada, perdeu a memoria penso até que sofrem de amnesia. Contudo, nós não nos esquecemos desses tempos tenebrosos. Porque nunca foram a julgamento os magistrados colaboracionistas? É importante que surja um movimento popular que obrigue o estado a divulgar os nomes de todos eles, acho que seria a atitude correta.
ResponderEliminarmagistrado colaborador
Caro Miguel pode ler sobre o referido assunto aqui :
ResponderEliminarhttp://causa-nossa.blogspot.com/2006/11/ao-contrrio.html
E o que íriamos fazer aos cobardes anónimos colaboradores?
ResponderEliminarLembraste, ó cobarde anónimo, das gigantescas manifestações de apoio ao regime pouco antes do 25 de Abril?
Que dizer da falta de comparência da Ordem dos Advogados!!!??? Compreendo que o Bastonário ande triste por causa do seu SPORTING, mas não seria adequado que esta celebração fosse, pelo menos divulgada no sitio da Ordem.
ResponderEliminarForam os Advogados, com coragem, que combateram frontalmente a aberração dos Tribunais Plenários. Por que razão a Ordem dos Advogados falta a esta comemoração!!!??? Não sei se Sá Carneiro pertenceu àqueles que, com coragem, defendeu presos políticos no tribunal plenário mas, estou convicto que estaria na primeira linha desta comemoração!!! Este pretendentes a seguidores fazem homenagens e não tiram as devidas consequências!!!
OS ADVOGADOS devem distinguir-se dos comerciantes do direito!!!
A bem da classe que mais coragem mostrou contra o fascismo e os Tribunais Plenários...
O Advogado do Diabo
A coragem que o anteiro bastonário mostrou foi enorme de facto:
ResponderEliminarDespudoradamente disse aquilo que na prática já se verifica e jsutifica a campanha orquestada contra o Ministério Público.
Os pareceres que eram dados, a coberto dos "chorudos salários" pagos aos assessores, pela Procuradoria Geral da República, são agora confiados aos maiores escritórios de advogados, da qual não faz parte o anterior, por milhões de euros cada parecer.
Coragem como esta só é comparável ao branco do OMO.
Só falta traduzir esta incomparável coragem em letra de lei.
dos quais não faz parte o actual
ResponderEliminarImpressionante é a coincidência desta efeméride, nunca antes comemorada, com o ataque soez deste Governo de maçons e pedófilos aos Tribunais.
ResponderEliminaranononimo injurioso, pedofilo deves ser tu e quem te rodeia. cheira-me que fazes parte da rede da letonia? segundo estudos de psicanalise,os que referem esta palavra horrenda, são normalmente aqueles que o são, não assumindo esse seu gosto. por mim capava todos eles.talvez tu fosses o 1º..
ResponderEliminarImpressionante é a coincidência desta efeméride, nunca antes comemorada, com o ataque soez deste Governo de maçons e pedófilos aos Tribunais.
ResponderEliminarAlex:
ResponderEliminarOlha que a revista Gina não é nenhum estudo de psicanálise
Alex:
ResponderEliminarNão te chateies.
Nós somos todos teus amigos. Está bem?
Pronto. Sossega.
Já tomaste os comprimidinhos hoje?
Vá lá: um azulinho, um branquinho e, o melhor, um rosinha.
Vá, dorme bem.
Sossega.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarCensura?
ResponderEliminarOnde é que está o sentido de humor.
Esta de Belém estava com piada.
Quisete ser engraçado mas saiu-te o tiro pela culatra.
Podes apagar mas já mamaste com essa.
Quiseste
ResponderEliminarAlex:
ResponderEliminarCapavas-me e depois onde punhas a tomatada, assim, desatrelada?