Pensava eu que Canotilho, Miranda e Moreira eram os grandes astros do direito constitucional. Estava enganado. Lá no Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), uma estrela rutilante faz empalidecer o brilho destes constitucionalistas ultrapassados. Sim, é esse mesmo, o insuperável Cluny, presidente vitalício do SMMP.
Agora, esta luminária descobriu que o director da Polícia Judiciária deveria ser eleito por dois terços (2/3) dos deputados. Por este andar, o Parlamento passaria a ser o órgão executivo e mandaria na Administração Pública. O Governo poderia passar a ser um órgão consultivo, talvez sob as ordens do próprio SMMP e do clarividente Cluny.
Todos temos direito ao disparate. Esta proposta não espantaria se fosse feita por um químico ou um biólogo. Mas não, foi apresentada por um licenciado em direito, embora pouco praticante e mais orientado para a luta político-sindical.
De qualquer maneira, há limites. Será que o presidente do SMMP não se dá conta do ridículo da sua proposta? Será que não percebe que um alto funcionário, de acordo com essa proposta, teria uma legitimidade superior à do procurador-geral da República, à do Governo e à de qualquer órgão de soberania, exceptuando o presidente da República?
Melhor do que isso, seria passar a eleger por voto secreto e universal o director da PJ. Que tal, Dr. Cluny? Não acha que assim seria mais democrático? Ou preferia ser o próprio presidente vitalício do SMMP a nomeá-lo?
Ó Miguel o Cluny fez o curso no tempo das passagens administrativas. Especializou-se em Direito Sindical.
ResponderEliminarParece-me bizarra a fórmula encontrada por Cluny, não podendo estar mais de acordo com este post.
ResponderEliminarPara além do mais, e sem querer pessoalizar, será que Cluny não tem confiança no seu colega Alípio Ribeiro?
Será que no MP há os vendidos ao poder e os (outros) que fazem o controlo prévio da legalidade, nos quais se inclui Cluny?
Não será maniqueísmo doentio?
o smmp está a começar a perceber que a inconstitucional independencia que o bloco central teve de dar ao mp vai acabar-.
ResponderEliminarai, a feminina fixação pelo homem que tu tens, ó abrantes...
ResponderEliminarò pá, bem podia entrar naquele filme da Carolina... fazia de inspector Ventoinha..penso eu de que.
ResponderEliminarZe Bone
http://www.youtube.com/watch?v=Q_3bAGvQZLs
ResponderEliminarValquiria
Feminina porquê? Já olhaste bem para a expressão megérica do Clunista?
ResponderEliminarÓ Abrantes, tu que és um campeoníssimo da ética e das lições de moral, que tal um postzeco sobre a contratação de criancinhas pelo Sr. Pinto de Sousa, desculpe pelo Sr. Eng.º Pinto de Sousa, para fins propagandísticos?
ResponderEliminarExmª Sr.ª Catarina (de Bragança!!!)
ResponderEliminarEntão não sabe que aqui não se fala mal do Governo? Se quiser difamar o nosso/vosso ilustre PM vá para o raio ... ou então procure nos blogues oposicionistas, cheios de mentiras urdidads pelo partido do AJJ ou MM. Procure nos blogues que estão ao serviço de interesses sindicais como o do Cluny e que mais não fazem do que tentar destruir a obra sagrada do grande líder Kim Il Sócrates. Minha amiga, o tempo da liberdade já era, aprenda a viver com o que o nosso lider nos dá.
Mas o mais grave disto é que o homem é formado em direito, mesmo especializado no " direito vitalício dos sindicatos".Se fora canalizador , vá que não vá..Mas, magistrado, homem de leis, funcionário judicial, e com um disparate destes é de temer pelas Instituições.Depois disto, venham cá dizer que o Abrantes é este anónimo,( tomara eu) e que tem fixação pelo Clunista de serviço no MP.Haja paciência.
ResponderEliminarBruder
Ganda Pinto de Sousa ja devias era ter vindo há mais tempo
ResponderEliminarDona Catarina , Vossa Excelencia tem pelos no peito debaixo da beca ?
ResponderEliminarMais um "querido líder vitalicio" mas de uma minoria de magistrados licenciados.
ResponderEliminarA sua mente iluminada, pelo sol que nos ilumina,deve estar a passar pelo pior momento da sua vida " o governo não lhe dá kavako",está abaixo de cão...e as suas propostas não passam de mero foguetorio, mas cujos foguetas são de polvora seca.
Este cavalheiro, consultor do psd,será também consultor do "louco" jardim?
O Abrantes e o PS não se devem queixar do monstro MP e SMMP. Foi o PS que criou este monstro!!
ResponderEliminarO SMMP e o Cluny foram sempre do PCP e do PS com caviar...
ResponderEliminarO MP foi útil ao PS e vice-versa durante o tempo do mister Cunha Rodrigues.
Quem é que o PS porá a fiscalizar o MP?
ResponderEliminarOU tudo vai continuar como antes?
Mas quem ouve tão eloquente especie que de rara é tão obtusa e quadrada?
ResponderEliminarvejam o fantastico e util trabalho que o cluny faz na sua actual profissão...
ResponderEliminarquem criou esse cargo foi o bloco central
O Abrantes e o PS não se devem queixar do monstro MP e SMMP. Foi o PS que criou este monstro!!