sexta-feira, fevereiro 01, 2008

D. Carlos em Cascais


O Rei é representado a bordo do (último) iate “Amélia” em pé




D. António Capucho mandou fazer uma estátua ao “nosso saudoso Rei Dom Carlos”, bem como uma “brochura alusiva à vida de D. Carlos de Bragança.” Justificação do edil de Cascais: «Figura incontornavelmente ligada ao concelho, D. Carlos de Bragança explorou ao longo da vida diversas facetas reveladoras de grande talento individual, quer para o desporto, em especial para a vela, pesca, remo, natação, equitação, tiro, caça, ténis ou futebol; quer para as artes, com grande enfoque na pintura, obra que lhe mereceu o título de “expoente do naturalismo português”, pela Sociedade Nacional de Belas Artes; quer para a ciência, sendo responsável pela promoção de 12 campanhas oceanográficas entre 1896-1907, montando em Cascais o primeiro laboratório de biologia marítima do país.»

A cerimónia foi presidida pelo Chefe de Estado eleito, cuja intervenção pode ser lida aqui.

Na ocasião, um dos jornalistas presentes, presumivelmente republicano, decidiu ouvir Duarte Pio, que se reclama herdeiro da coroa a par do 6.º duque de Loulé. O fidalgo apelidou, então, o deputado Fernando Rosas de "talibã-carbonário" por ter colocado a questão de a fanfarra do Exército, uma vez que não se trata de um grupo folclórico, não dever participar em iniciativas privadas.

O Carnaval está à porta.

5 comentários :

  1. A monarqia é um regime politico do passado e retrogado. ver as figuras depravadas e de jetset que pela negativa compõe muitos dos seus elementos é de todo desaconselhavel o seu retorno.O picadeiro já acabou a longos anos.

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos, o Carnaval foi antecipado, com essa palhaçada.

    ResponderEliminar
  3. Quem é que levava a paleta com as tintas do rei? O João Gonçalves de braço dado com a Constança Cunha e Sá ou o historiador Ramos?

    E quem puxava pela arreata do burro do rei?

    ResponderEliminar
  4. Assassinos são sempre assassinos.
    E não só não merecem ser lembrados como os seus actos devem ser repudiados.
    O Pinóquio já fez muito pior ao país e eu, por exemplo, não seria capaz de lhe espetar um tiro na cornadura (por assim dizer e salvo o devido respeito pela excelsa esposa).
    Por muito que me apeteça.

    ResponderEliminar
  5. Quem é que fez a estatua do Rei D. Carlos? parece Mao Tse Tung.

    Quanto regime Repulbicano ou Monarquico? para mim, queria um que não me considerasse portugues de 2 categoria - A monarquia Inglesa não considera os seus subditos de 1ª e de 2ª, como nesta republica de funcionarios publicos

    Ze Bone

    ResponderEliminar