sexta-feira, março 07, 2008

"Assim não se pode ser professor"




Até agora, os professores não eram avaliados. A “progressão na carreira” fazia-se com base no tempo de serviço prestado. A situação mudou. Não faz sentido que os “servidores do Estado” não sejam avaliados.

A reacção à mudança é natural. Mas a manifestação dos professores não é, como a direita sustenta, para “defender a incompetência e o laxismo.”

Talvez, amanhã, os sindicatos desvendem um mistério que mantêm bem guardado: que alternativas propuseram ao longo das 109 reuniões (segundo Henrique Monteiro acabou de dizer no Expresso da Meia-noite) que fizeram com o Ministério da Educação?

16 comentários :

  1. é o 3º segredo de Fátima ....

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  2. Caros assessores marca Abrantes,limpai-vos a este guardanapo:"PS é pior que o PSD a lidar com a Justiça",diz António Cluny ao "Sol".

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  3. O jornalista Henrique Monteiro, no "Expresso da Meia-Noite" fez uma triste figura.

    109 reuniões foi o número debitado pelo ME.

    Que tipo de reuniões ?

    Que diálogo construtivo, sem posições ditatoriais do ME ?

    Quantas decisões tomadas em consenso ?

    Para director do "Expresso" é muito fraquinho !

    É que nem sequer fez o "trabalho de casa"...

    Podia ter interrogado qq. prof. com 15 a 20 anos de profissão para se inteirar sobre o que realmente está em causa...

    Só que é + simplex debitar meia dúzia de preconceitos adornados com alguma convicção e "tá feito"...

    Aliás o "Expresso da Meia-Noite" presta um mau serviço: todo o mundo lá vai "debitar umas ideias" mas ninguém é conhecedor do que quer que seja.

    Tal com o ME... Deviam era ir todos para as salas de aula (do 2º e 3º ciclos) durante uns anos e, após essa formação, então poderiam sentar-se nos cadeirões e tentar alinhar "uma espécie de política educativa"...

    Só me saem teóricos !!!

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  4. Como não podia deixar de ser, este texto é pura propaganda. Para mudar de escalão, os professores eram sujeitos a uma hetero e auto avaliação! Os professores não são uns caloteiros que não querem ser avaliados, só não querem esta humilhante e labiríntica avaliação.

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  5. Definir objectivos é condição necessária para uma verdadeira avaliação de desempenho. Faz sentido que os professores sejam avaliados...
    Cumps

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  6. Estes são os professores que de forma responsavel atiraram o Pais para a cauda da europa;

    São estes os responsaveis por 30 anos de estupidez e burrice que existe na nosso povo;

    São estes que atiraram os meus filhos para o trabalho aos 14 anos;

    É a estes que o governo não deve ceder e responsabiliza-los por todos os erros cometidos, iniciando a avaliação e correndo com os inaptos e incompetentes da escola publica.

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  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  8. Uma questão simples para respostas complexas: porque é que os criticam o Governo são sempre pagos com os nossos impostos?
    Grande Sócrates que estás a conseguir reduzir o peso do Estado. Tens o meu voto. O De Gaia agora aliou-se aos comunistas!!

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  9. Só se faz o que se mede. Avaliar professores faz todo o sentido. Como encarregado de educação concordo. Quero uma escola melhor para os meus filhos.

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  10. Professores portugueses: uma cambada de vagabundos e preguiçosos que, pasmem, reclamam do peso das faltas na avaliação. Deviam ser corridos à pedrada. A pergunta do anónimo acima faz todo o sentido: protestam os nababos e marajás que vivem à custa dos impostos, pois estes têm uma máquina sindical com imenso tempo de antena, por conta de outra corja de vagabundos, estes "jornalistas" que por aí andam. Este país é assim. Andam as mulas a trabalhar e a pagar impostos para estes incompetentes QUE FRACASSAM TODOS OS DIAS NA MISSÃO QUE LHES FOI CONFIADA, andam a protestar.
    PAU NELES!!!

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  11. blogID: 15356173
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  12. Não eram avaliados?

    Porra que é preciso repetir até à exaustão a propaganda oficial.

    Avaliei dezenas de professores, antes de transitarem de escalão. Só transitaram porque a avaliação foi favorável. Estive integrado numa equipa avaliativa de cinco pessoas (todas membros do Conselho Pedagógico da EScola e que incluia o presidente do Conselho Directivo).
    Como é que se diz que não havia avaliação?

    Agora verdade seja dita:
    Logo que este Governo e esta ministra chegou ao poder acabou com a avaliação. è verdade que a ministra acabou com a avaliação para prejudocar os professores, impedir de subir de escalão e portanto prejudicar economicamente e na carreira.

    Miguel, é capaz de explorar esta pista. Será que os professores não tem avaliação porque ESTA MINISTRA impediu a avaliação?

    Quem ao ouvir o governo falar na injustiça de não haver avaliação sabe que estão a dar um tiro no pé?

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  13. A avaliação dos "profs" foi interrompida há 3 anos quando a seita xuxa se instalou, e a Sinistra, emergindo das catacumbas do ISCTE, decidiu suspendê-la, fazendo coincidir esta decisão com a suspensão da progressão na carreira e o respectivo congelamento salarial.

    Convèm não esquecer que há outro + responsável ainda: o Sousa, "aka" o CAPATAZ.

    Estou convicto que não vão publicar este comentário mas isso é-me indiferente: ficam sabedores que há pelo menos um cidadão a quem não conseguem alienar.

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  14. Ao "avaliação já":

    Os seus filhos foram para o mercado de trabalho aos 14 anos por diversas razões:

    1. Não tinham motivação para aquele tipo de aprendizagem

    ou

    2. Tendo, não tinham maturidade para interiorizarem a necessidade do estudo

    ou

    3. Tendo, não tinham aptidão intelectual para absorver os ensinamentos

    ou

    5. Após as aulas tinham de participar em tarefas domésticas, ajudar na agricultura ou qualquer outra actividade que os impedia de se dedicarem à missão principal: estudar

    ou

    5. Um pouco de tudo que já enumerei.

    Mas é sempre mais simples culpar os outros pelos nossos fracassos.

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  15. Ao "avaliação já":

    Os seus filhos foram para o mercado de trabalho aos 14 anos por diversas razões:

    1. Não tinham motivação para aquele tipo de aprendizagem

    ou- SIM TINHAM MOTIVAÇÃO EM CASA NA ESCOLA NÃO.

    2. Tendo, não tinham maturidade para interiorizarem a necessidade do estudo

    ou - IMATUROS FORAM OS SEUS PROFESSORES.

    3. Tendo, não tinham aptidão intelectual para absorver os ensinamentos

    ou- FOI NECESSARIO SAIR DA ESCOLA PUBLICA E EMIGRAR E AÍ TERMINAR ESTUDOS SUPERIORES.

    5. Após as aulas tinham de participar em tarefas domésticas, ajudar na agricultura ou qualquer outra actividade que os impedia de se dedicarem à missão principal: estudar

    ou- NESTE PONTO O anonimo DÁ AZO À SUA IGNORANCIA MESQUINHA, TRABALHO HONESTO É HONRA.

    5. Um pouco de tudo que já enumerei.

    Mas é sempre mais simples culpar os outros pelos nossos fracassos.

    FRACASSO SÃO OS PROFESSORES QUE NÃO CONSEGUEM TIRAR OS PORTUGUESES DA CAUDA DA EUROPA, O QUE DEMONSTRA A SUA FALTA DE QUALIDADE TECNICA.COMO INCOMPETENTES que são TEM UM DESTINO, peguem de forma honrada numa enchada e vão cavar, alias seria assim em cuba ou coisa semelhante.
    Sáb Mar 08, 11:28:00 PM

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  16. Ao "avaliação já":

    Conseguiu demonstar bem porque os seus filhos não tiveram sucesso escolar...

    Pior seria impossível: todos os pofessores , de todos os seus filhos, em todos os graus académicos, eram uns incompetentes, imaturos, incapazes de motivarem os alunos, sem qualidade técnica...

    Tanto azar impressiona !

    No entanto, é absolutamente fascinante como, apesar de todo esse rosário de incompetências e tudo o resto, este País ainda produz tantos licenciados... quando o expectável, seria exactamente o oposto !

    Não há dúvida que a corporação dos "profs" professa uma má-vontade contra a sua família...

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