segunda-feira, outubro 20, 2008

Ao deitar fora jornais

Lopes de Sá, o professor mais conhecido das ciências contabilísticas (acho que é assim que se diz) do Brasil, em entrevista ao DN:
    Quais os principais interessados na falha e deturpação legal da contabilidade?

    São os grandes investidores. Os que fazem as manobras contabilísticas, os que produzem falsos prejuízos para que se consiga vender as acções. Com a mesma norma produz-se falsos lucros e neste jogo interessa que as normas sejam maleáveis...

    Bancos e especuladores estão na primeira linha...

    Sim, as classes dominantes. Investiram muito dinheiro e hoje as próprias nações transformaram essas normas em lei por acção de lobbies e das transnacionais.

    Como se chegou a esta produção de normas contabilísticas?

    O sistema de produzir normas é hermético. Só os lobbies têm acesso. Quem orquestra isto? Está tudo nas mãos das multinacionais de auditoria. Porquê? Porque representam as multinacionais económicas, grandes bancos que estão interessados na manipulação. Os interesses dominam a produção das normas. Warren Buffett - que investiu recentemente na Goldmam Sach - declarou, ostensivamente, que não se deve confiar num balanço baseado nessas normas. Ele escreveu um artigo a propósito: "Alice no país das maravilhas da contabilidade."

    O que, tarde ou cedo, acaba por prejudicar o elo mais fraco do mercado, menos avisado, os pequenos investidores...

    Que só vê a conta de resultados, se dá lucro ou prejuízo. O investidor mais pesado quer saber mais informação.”

1 comentário :