- ‘O Metro do Porto foi um projecto lançado no primeiro mandato do então presidente da Câmara Municipal, Fernando Gomes, sendo adjudicada a sua construção em 1998 (Governo de António Guterres).
Na altura, foi considerado um projecto "irrealizável", por muita e muita gente (Oh, que grande coro de velhos do Restelo!). Gozavam com o "centímetro".
Dez anos depois, com 70 estações distribuídas por 60 km de linhas comerciais duplicadas, em seis concelhos, soma recordes atrás de recordes. Supera os seis milhões de passageiros por mês. O último recorde: mais 278 mil clientes e novo máximo histórico de procura na noite de S. João.
Estamos a pagar a obra? Sim. E estaremos. Mas transformou profundamente a vida da região. Os utentes adoram-no. Já é indispensável.
É útil visitar o passado para compreendermos quem, no presente, tem visão do futuro.’
- Fernanda G.
Excelente opinião, completamente de acordo.
ResponderEliminarÉ por culpa de gente do nível dos 27+1, que este País não vai em frente,mentalidades arcaicas, desajustadas à realidade, antenticas brigadas do reumatico.
Gente que só vê a sua barriga, de vista curta, mais palhaços do que artistas, ou seja, são os coveiros deste País e os enterradores dos seus direitos, o direito a serem iguais aos restantes europeus.
Considero-os como novos vasconcelos... são estes e outros como eles que estão a conduzir POrtugal ao menor divisor comum.
Prejuízo de € 148,3 milhões registado pela Empresa Pública do Metro do Porto em 2008.Nos últimos quatro anos a cidade do Porto perdeu quase 30 mil residentes.
ResponderEliminarEu estava satisfeito com a linha do 78.
O metro do porto é uma aberração, não passa de um eléctrico esquisito e penosamente lento. Só é indispensável porque os autocarros são acéfalamente "coordenados" com ele não havendo qualquer alternativa de transporte público.
ResponderEliminarForam gastos milhões e milhões num serviço que se conseguiria com muito menos investimento.
Nos últimos quatro anos a cidade do Porto perdeu quase 30 mil residentes. O prejuízo de € 148,3 milhões registado pela Empresa Pública do Metro do Porto em 2008.
ResponderEliminarSó para lembrar que o grande "vidente" VPV quando da linha do metro para a Expo'98 afirmou numa crónica que no dia a segui ao fecho da Expo a linha do metro emcerrava por falta de utentes: era mais um desperdício "do nosso dinheirinho" num novo elefante branco.
ResponderEliminarA propósito: que é feito de tantos elefantes brancos enumerados, ao longo do tempo, pelos tais como os 28?
O WEGIE É UMA CASSETE.
ResponderEliminarcorroborando: o metro em lisboa só tinha 2 carruagens meia duzia de kms para sete rios e netrecampos...
ResponderEliminara ponte sobre o Tejo, havia quem, sabedor e serio, só quisesse barcaças de dupla entrada....
honra quem, por terem visionado o futuro deste modo, os realizou...
o TGV de madrid - Sevilha, recem inaugurado, bateu todas expectativas de utilização
com economias de ambiente, integração de país, enormes!
destruiram o ex-libris da cidade para por aquele aborto que nos custa milhões a todos, portuenses ou não... não deve ter havido um milimetro de linha cujo custo não tenha derrapado e ainda há quem venha cntar ossanas?
ResponderEliminartão a gozar, não? mil vezes os eléctricos e trolleis que o metro do porto.
78?! O meu sonho é voltar à carroça puxada por um cavalo, entre os Combatentes e os Aliados.
ResponderEliminarVivo em Gaia. Garanto que o metro é um sucesso. Rápido e a horas. Foi um excelente investimento social. A região alterou-se com ele. Seria bom que as próximas linhas fossem construídas rapidamente. Não encontrei ainda ninguém que esteja contra o metro, a não ser algum idiota ocasional. De Lisboa, claro.
ResponderEliminarWegie e João Figueiredo não sabem do que falam.
ResponderEliminarO Porto perdeu, efectivamente, mais de 40 mil habitantes nos últimos oito anos (os dois mandatos de Rui Rio), para os municípios vizinhos. A culpa não é do Metro, mas de toda a política para a cidade.
Se não fosse tão útil, como é, não registava a enorme frequência de passageiros, sempre em crescendo, que regista. Sou utente e testemunha das imensas oportunidades de circulação que nos dá. É limpo, rápido, civilizado e barato. Tirou milhares de carros da cidade.
Só é preciso que prossiga a sua expansão.
Quanto a contas, é uma questão de gestão.
Oh Nanda espero que não sejas gestora de nada...enfim podes ser do BPN, do BPP ou duma dessas fundações cloacais da moda.
ResponderEliminarWegie é dos tais que usa o anonimato para insultar em vez de argumentar. Boa gestão do tempo é ignorar gente assim.
ResponderEliminarSou utente regular do Metro do Porto e só posso dizer bem. Se ele dá ou não prejuízo em termos estritamente contabilísticos, não sei. mas, como não reduzo a política à economia, e muito menos a economia à contabilidade, também não é isso o que mais me interessa.
ResponderEliminarO que me interessa mais é que vejo a Via Norte mais descongestionada, e com menos acidentes, do que a via antes. Que tenho mais garantia de chegar a horas aonde quero do que antes (e a pontualidade é um factor importante na produtividade duma cidade ou dum país). Que gasto menos num bilhete de Metro do que gasto em estacionamento se for de carro para a Baixa.
Os custos do Metro, sabe-se quais são. Foram maiores do que o previsto, o que é uma tendência que é preciso corrigir em tudo o que é obras públicas em Portugal; mas os benefícios, presentes e futuros, ninguém os pode calcular. O que começa a ser óbvio é que também eles são muito maiores que o esperado. Agora, trata-se de maximizar os benefícios - os contabilísticos, por via duma gestão rigorosa, e os outros, por via duma melhor integração do Metro numa política geral de transportes e mobilidade. Ainda há muito que melhorar, mas seria inconcebível voltar para trás.
P.S.: O 78, Wegie?! Duas horas de percurso?! Sem ar condicionado?! Tudo como sardinha em lata?! Com um custo por passageiro/quilómetro muito superior ao do Metro?! Com uma velocidade média muito inferior?! Com uma fonte de energia comprada integralmente no estrangeiro, e que não se sabe quanto custará daqui a dez ou vinte anos?! Deve estar a brincar!
Bem, não faltam aqui bons "gestores" que podem fazer milagres e transformar elefantes brancos em tigres. Haja para isso vontade política da Federação Distrital. Por favor enviem os CV's para a Rua de Santa Isabel.
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