quinta-feira, julho 30, 2009
irresponsável
Ao ler hoje a manchete do i, julguei que estava a ler o Público. Os jornalistas do i que assinam esta prosa encalharam no seguinte extracto do programa do PS ontem apresentado: “Como forma de promover maior equidade, devem os subsistemas públicos de saúde evoluir para o modelo de auto-suficiência”. [p. 73]. Como é que se retira desta passagem que “Sócrates quer cortar regalias da ADSE e limitar descontos na saúde”? Não se poderá, por exemplo, procurar uma maior eficiência na gestão dos subsistemas de saúde?
Vai-me desculpar mas para evoluir para o modelo pretendido vai ter que aumentar os descontos dos reformados para 1,5 e dos activos para 2% aí a noticia faz todo o sentido se pago mais pelo mesmo
ResponderEliminarCom o Vital a deputado Europeu é de esperar o quê?Se é deputado é porque as suas ideias são boas.se são boas é para haver só SNS...
ResponderEliminarVergonhoso é que ao fim de 35 anos de democracia, ainda haja ADSE (bem sei que não é mesmo nada fácil universalizar os serviços de saúde num único sistema de saúde, excluindo forças armadas e polícias, no activo).
ResponderEliminarTenho acompanhado a tese do prof. Vital Moreira sobre este premente assunto e concordo absolutamente com os seus pontos de vista.
Há muitos anos isto foi feito em Espanha, que tem dos melhores, mais equitativos e mais humanizados serviços de saúde que conheço.
Nós por cá, continuamos indigentes no que toca cuidados de saúde primários - na generalidade do país - nós, os trabalhadores e reformados da iniciativa privada, que pagámos impostos toda uma vida, para sermos afinal tratados como indigentes.
Se a política do PS for no sentido da universalização - com qualidade mas com grande controlo e fiscalização de custos, tem todo o meu apoio.