segunda-feira, fevereiro 15, 2010

A palavra aos leitores

    Marcelo é o autor da mais célebre mentira política denunciada por Paulo Portas, a da vichyssoise num jantar em Belém que nunca existiu. Deu o dito por não dito: só seria candidato a líder do PSD "se Cristo descesse à Terra". Mas foi candidato (e derrotado), Cristo não desceu dos céus e ele ainda continua a afirmar-se cristão. A sua prédica dominical está sempre envenenada pela intriga e por meias-verdades. Está sentado numa cadeira da estação pública, mas só fala em termos partidários, não olhando a meios. Insulta. É desbocado. Voltou a sê-lo no domingo. O seu problema maior é já não ter crédito mesmo dentro do PSD. O dr. Proença de Carvalho pôs o dedo na ferida: o comentarista desgastou-se. Ele sabe-o e no domingo ensaiou uma fuga: foi grosseiro e indigno no insulto ao primeiro-ministro. Provocou para ver se ainda é arvorado em "mártir". Espero que se perceba a manobra deste político falhado, deste chico-esperto armado em comentarista-professor.
      Ernestina Sentieiro
    A propósito de toda esta histeria, lembrei-me de uma história curiosa sobre um putativo líder do PSD – Santana Lopes.
    Pouco tempo após ter conquistado a Câmara da Figueira da Foz, tratou de tentar aniquilar um incómodo (para ele) jornal local – A Linha do Oeste – através da sua compra por parte de um amigo vindo de Lisboa. Já lá vão cerca de 13 anos e não me lembro agora dos detalhes mas não será difícil perguntar aos protagonistas da época, nomeadamente ao então director do jornal e agora vereador António Tavares.
      Gilberto Vasco
    Uma manifestação convocada por vários meios electrónicos, como o facebook, para criticar José Sócrates e o Governo - é urgente, necessária, importante, legal, legítima e democrática.
    Uma manifestação convocada por meios similares, como o SMS, para apoiar Sócrates e o Governo, é o contrário mais uma vergonha, o ridículo, o desaforo ...
    Uma providência cautelar movida pelo Sr. Mário Nogueira contra o Ministério da Educação, está dentro do que a promoção da Lei e a defesa da Democracia mandam fazer contra Sócrates.
    Uma providência cautelar contra um jornal que viola o segredo de justiça, é um atentado a tudo o que encaixe entre a Liberdade e a Democracia.
    Estou a aprender essas e outras coisas agora.
    Graças a jornalistas e comentadores, juristas e professores de Direito - gente obrigada ao rigor.
    Aprendizagem que não me faz capaz do que anda para aí: ter duas caras ( o que o meu pai, detentor do atestado da 3ª classe, considerava desonestidade de carácter e deformação da espinha)...
    Pelo que consta, é o que está a render, a uns em proventos e a outros em famas, poderes, influências.
      Manuel T., Santa Maria da Feira

8 comentários :

  1. MERETRIZES DO JORNALISMO
    «A nossa missão não é darmos às pessoas o que querem,mas sim o que decidimos que devem ter.»
    Richard Salant,antigo presidente da CBS News
    Onde é que já vi isto?

    ResponderEliminar
  2. Somos forçados a concluir que não há inocentes. Ou querem-nos convencer que os disparates do Santana e do pessoal do PSD são maus, e os disparates do Sócrates e do pessoal do PS são bons?
    Uma coisa é verdade: o Santana, por muito menos, foi ao ar. Se fosse com ele, e eu nem gosto do rapaz, onde é que ele já não estava.
    Por uma questão de decoro, vocês deviam era estar calados.

    ResponderEliminar
  3. mas vamos vasculhar, vamos vasculhar cavaco, o genro, a filha, a mulherzinha, o pinto balsemão e a tita, o dias loureiro, o arlindo, o oliveira e costa, a damasceno, o capucho, o santana, o mário crespo, e todos aqueles que nós quisermos assim pois estamos num pais livre, vou para a internet comprar sistemas de escutas para usar nesta gente, microfones dirigiveis e tudo, um colega meu já está a tratar de fazer uma base de dados, com todos eles, vicios, filhos, escolas que fequentam, e tudo mais, sempre a bem da democracia e da liberdade de expressãp....o POVO tem de saber

    ResponderEliminar
  4. uma providência cautelar decidida por um juiz. o móbil do crime publicado no site do sindicato dos juizes. tenham dó!
    http://www.mynetpress.com/internet/asjp/imprensames.asp

    ResponderEliminar
  5. É 1:33h da manhã. Estou a ver o programa do Pacheco Pereira na sic notícias e ocorreu-me perguntar se não sabem se ele é pago para atacar pessoalmente o 1º ministro?

    Podiam fazer uma petição para ele se candidatar à liderança do PSD.

    ResponderEliminar
  6. Marcelo mente semanalmente utilizando o tempo de comentário da RTP para pomover a venda de livros. Mostra a capa, diz que é gira e depois cita a editora. A editora é imprescindível apregoar para que lhe mandem livros para casa em contrapartida.
    Aquela descarada promoção de venda de livros seria uma vergonha para qualquer pessoa honesta o que para um académico, além de ser uma vergonha, é uma patética desonestidade intelectual.
    Além disso Marcelo mente desde que como jornalista iniciou a fabricação de "factos políticos", criando falsas realidades.

    ResponderEliminar
  7. Na minha actividade profissional contactei com alguns jornalistas e o que constatei não é nada bom.
    Vendem-se, é o termo, por pouco...mas por muito pouco.
    No caso era por causa do produto de uma empresa, noutras situações sabe-se lá o que poderá ser...
    Tenhos dúvidas...muitas dúvidas...

    ResponderEliminar
  8. O Marcelo é um pulha!No domingo ultrapassou tudo o que é razoável.Um homem que aspira a PR, tem que ter educação, dignidade, não sabe o que isso é.Não se chama mentiroso a um 1ºM impunemente, isto tem que ter consequências politicas por parte do PS a Marcelo!Sendo prof de direito, não pode fazer acusações gratuitas sem base judicial a uma pessoa.
    O mais grave de tudo isto, é o consentimento da jornalista, sem que lhe pergunte em que factos concretos assenta o "coice".É uma vergonha uma estação publica consentir que uma jornalista no desempenho do seu trabalho, promova uma campanha ainda que indirecta, a um 1ºM, sem que haja uma acusação judicial que o incrimine. É lamentavel numa estação publica, a falta de rigor e verdade.

    ResponderEliminar