Cansados de explicar a sua proposta de alteração constitucional, o PSD tenta mudar de assunto e agitar o papão do colapso financeiro do SNS. Para ver se pega, convoca até um debate parlamentar para ouvir especialistas (veremos quais).
O argumento agora parece que é este: a alteração constitucional do PSD vai salvar o Estado Social, o SNS, a Escola Pública, tudo. E o resultado será tão extraordinário que, no fim, o mesmo Estado que não pode dar tudo a todos, passará a poder dar manuais escolares a todos os alunos.
Ora, além das inúmeras contradições que encontramos no discurso do PSD, que um dia diz que há apoios a mais, para no dia seguinte dizer que os portugueses têm cada vez menos acesso a cuidados de saúde, a lógica do PSD levanta dúvidas: afinal, como podem sugerir manter o sistema o público para quem precisa, financiar os prestadores privados e ainda assim falar de redução de despesa?
Se o argumento é o da redução da despesa pública, não seria melhor apresentar propostas que efectivamente reduzissem a despesa?
Podemos começar por comparar a despesa em saúde (pública e privada) de Portugal, com um conjunto de outros países e com a média da OCDE. O que vemos é que países onde não existe um sistema nacional de saúde universal e tendencialmente gratuito, como os EUA ou, num modelo diferente, a França, têm maior despesa pública e maior despesa privada. É olhar para o gráfico (há muitos mais aqui) e arranjar outra desculpa, está bem?
- Contributo do Rui D.
Ontem a sic esteve no Hospital da Luz. Enquanto estava na sala de espera deu para perceber que as perguntas que eram feitas a quem esperava se centravam no tema publico/privado. Li algures que uma pergunta contem meia resposta. Naquele caso pareceu-me que as perguntas tinham pelo menos 3/4 de resposta, e que quase pediam para o entrevistado confirmar que prefere hospitais privados. Não sei quando vai para o ar a reportagem, mas espero estar enganado ao pensar que as perguntas eram tendenciosas.
ResponderEliminarN
A comparação deveria ter em conta as características do pais e recursos do mesmo. Usar apenas o total gasto não permite esse tipo de comparações. Não podemos querer ser melhores se nos comportamos como os que acusamos de ser piores.
ResponderEliminar"Não podemos querer ser melhores se nos comportamos como os que acusamos de ser piores."
ResponderEliminarIsto quer dizer o quê?
O nosso SNS É DOS MELHORES DO MUNDO,ponto final.Só os ignorantes não sabem isso,ou antes,não querem saber.
ResponderEliminarO meu comentário anterior quer dizer que se o Corporacoes critica outros por serem pouco claros, deveria manter o nível a que nos habituou e apresentar números comparáveis.
ResponderEliminarIsto não é o Benfica-Sporting e por isso não irá servir de nada, àqueles que como eu defendem o SNS universal e gratuito, dizer que é "o melhor do mundo", insultando qualquer um que nos pareça estar contra."