sábado, outubro 02, 2010

Ainda sobre os critérios editoriais do grupo Impresa

O cliente que me precedia no quiosque desatou num pranto quando tirou o semanário do saco. Não descansei enquanto não li a manchete: “PSD passa à frente do PS” em letras garrafais. Pensei com os meus botões: olha, o Expresso voltou a dar importância às sondagens.

E justificava-se, desta feita, dar tanto realce a uma sondagem feita no dia a seguir ao anúncio das duras medidas que irão enformar o OE-2011? Tirando o efeito que se obtém com uma manchete assim, as previsões não são totalmente surpreendentes: o PS desceu 3%... e o PSD 0,6%, o que significa que 35% dos portugueses votariam no PSD e 33% no PS — se as eleições tivessem ocorrido a 30 de Setembro. Qual é o significado de uma diferença de 2% quando o erro da amostra é de 4,3%?

7 comentários :

  1. Até parece que o PSD ganhou eleições fictícias e até pode mandar uns "palpites" de governação. Na realidade sondagens são apenas isso mesmo, e quando os valores são tangenciais ou minimalistas, continua a reinar a incerteza final. Porventura acharão os PSD's que vão ganhar alguma maioria nas próximas eleições? E se a oposição, no caso de eles vencerem, lhes fizer a vida tão negra como eles agora tentam fazer ao governo socialista? Gostarão? Crispar-se-ão? Rir-se-ão.
    Não. Vão fazer queixinhas ao PR...só que já não será provavelmente Cavaco Silva, o grande distribuidor dos dinheiros que antigamente Europa nos "dava" a rodos, mas que acabaram nos BPN's, contas dos políticos de então e por aí nas mãos de muitos "boys"...só que agora as torneiras de influxo acabaram e os gastos não poderão ser como nesse tempo.

    ResponderEliminar
  2. Por este andar o Sócrates ainda ganha as próximas.Se o PSD não descola numa altura de se conhecer as medidas, então, é certo e sabido, que será derrotado nas próximas eleições.

    ResponderEliminar
  3. não esquecer o grupo impresa está ao serviço do clube bilderberg.os gajos controlam o sistema.enquanto houver alguem que tente dizer não(só tente)está fodido.duvidas?basta ver o que se tem passado com o SOCRATES.mexeu onde eles não queriam.para mim ,deveria ter continuado.mexer,mexer,até os lixar.mas os gajos tem muito poder.tem-no,porque nós,o povo,assim o quer,por ignorancia.

    ResponderEliminar
  4. O que achei indecente nessa manchete foi a forma encontrada: "PSD passa à frente do PS". Então já não tinha estado muito mais à frente? Que eu saiba, tinha baixado 10 pontos percentuais na (pen)última sondagem!

    ResponderEliminar
  5. As sondagens, servem para muita coisa.. mas as mais importantes são as que se fazem à "Boca das Urnas" e em locais de referência.Sócrates,à semelhança de Mário Soares,é fortissimo em campanha,não vejo rival em Portugal. Perante esta evidência,Pedro Passos Coelho (ou quem o vai substituir..(o PPD, está sempre a fazer saldos de lideres... e depois vende os MONOS, aos empresários amigos.. o último foi Marques Mendes..) Nem com 15% de vantagem, antes de eleições deve dormir descansado...

    ResponderEliminar
  6. É delirio absoluto assumido pela direita, qualquer decima é uma grande vitoria. O problema é que não deslocam para ganhar o que quer que seja.

    ResponderEliminar
  7. Balsemão e lacaiagem ppds e lambe botas tipo:Ricardo Costa, Henrique Monteiro e Teixeiras etc. Excluo Nicolau Santos que é um homem sério e jornalista competente, tudo o resto são execraveis.
    esta gente já percebeu que Passos não ganha a Sócrates daí a frustração.

    ResponderEliminar