domingo, outubro 17, 2010

A crise explicada em 215 palavras



• João Pinto e Castro, A austeridade é o tributo que pagamos a Wall Street:
    Convém lembrar que, em 2008, a Irlanda e a Espanha tinham as finanças públicas equilibradas e Portugal registou um défice de apenas 2,8%.

    Nessa altura, a União Europeia pediu aos países membros que interviessem urgentemente em apoio das suas economias para evitar a repetição da Grande Depressão. Está muita gente esquecida de que o rápido agravamento das dívidas dos estados em 2009 teve origem na queda das receitas fiscais resultante da quebra da actividade económica e no aumento das despesas com o apoio aos desempregados.

    Em resumo, a história é esta: a desregulação do sistema financeiro americano colocou o mundo à beira do abismo; com maior ou menor felicidade, os estados deitaram a mão aos bancos e esforçaram-se por estimular a procura, o que implicou uma transferência dos problemas do sector financeiro para o sector público; estamos agora na fase em que os governos apresentam a factura aos respectivos povos.

    Talvez todo este processo fosse inevitável, mas ao menos não tentem fazer-nos esquecer-nos como e porquê chegámos até aqui. A austeridade não é um castigo por "termos vivido acima das nossas posses" (uma expressão totalmente destituída de sentido), é o tributo que pagamos pelos desvarios de Wall Street.

7 comentários :

  1. Eles, Direita,sabem disso melhor que ninguém, pois foi a direita da alta finança que provocou esta crise? ou foi a esquerda? como tal no assalto ao poder depois de bem sucedidos no BPN,estão-se nas tintas para a ÉTICA... Não compreendo é o comportamento do PCP e BLoco,que na sua "LIGA DOS ULTIMOS"nada beneficiam com eleições antecipadas, continuam no ataque ao Ps, com o objectivo secreto de Louça, de afastar Sócrates do poder, em nome de uma nova politica, praticada pelo PSD.. O Pcp,além do " quanto pior melhor" ainda não digeriram, a derrota no combate pela LIBERDADE levado a cabo pelo Povo Portugues pós 25 de Abril com Mário Soares a liderar a revolta.

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está uma pessoa lúcida.Até que enfim!Quando só se ouvem bacoradas, isto é uma lufada de ar fresco!!!! Eu pergunto: Que raio de vantagens advirão para o PCP e Bloco,com a queda do Governo? Ás vezes pergunto-me se serei assim tão burro!Este anónimo bateu no ponto certo!!!!!Qualquer pessoa minimamente inteligente percebe a razão da crise!A direita faz o mal e a caramunha,Foi sempre assim.Os chico-espertos sabem e os burros não entendem!!!

    ResponderEliminar
  3. lúcido?
    o colapso resultou do empréstimo a particulares e a países
    sem capacidade de pagar

    é mas é propaganda

    num país que consome mais do que produz?

    sim um país velho povoado de velhos

    que caminha alegremente para uma moeda

    que lhe vai dar carros remendados

    e gasolina a 2 ou 3 contos o litro

    e salários de 1000 ou 1500 contos

    tem um futuro brilhante
    os desvarios da banca aconteceram e voltarão a acontecer

    mas o crédito fácil a pessoas e países acabou


    terá é uma moeda que não compra medicamentos lá fora
    nem papaias nem equipamento cirúrgico

    morrem mais e o déficit diminui
    mas como a moeda é fraca aumenta

    lavar a louça à mão já lavo apesar de ter máquina
    nada mudará

    cortes de luz como em 74 e 75
    cortes de água como em 75 a 77

    tirar àgua do poço já tirei
    e voltarei a tirar

    claro que temos futuro

    teremos é menos coisas nesse futuro

    tributo a imbecis isso pagamos todos os dias

    eu tenho duas a pagar até ao fim do mês

    se esperasse e as pagasse em escudos mesmo com 50% de juros de mora talvez ganhasse com isso

    digam lá o escudo vem em 2012
    ou chega em 2011
    eu tenho de planear umas viagens à Nova Zelândia do Senhor Cruz
    ou às Caraíbas
    não confio nos Suiços

    ResponderEliminar
  4. Ora muito bem, está explicada a crise. Responsabilidades nossas, claro que não existe nenhuma! Nós somos bons demais, o nosso governo é bom demais para ter alguma responsabilidade na crise. Eu até proponho que mudem o nome deste blog, para "Ninguém consegue atirar mais areia para os olhos dos portugueses do que nós"

    ResponderEliminar
  5. Acho que o seu mal é do sono que ainda deve ter a esta hora da manhã...areia não me parece...a praia já acabou.

    ResponderEliminar
  6. Portugal foi o primeiro país a sair da crise mundial- José Sócrates (Setembro de 2009)

    ResponderEliminar
  7. Antes do SUBPRIME, a crise que houve foi o PSD a governar... Os PPDs deixaram-nos um deficit de 6.8. Depois chamaram o BOMBEIRO, para apagar o incêndio..O PS pos os valores em 2.7 abaixo do exigido pela Europa.Pergunto eu? que culpa tem Sócrates no momento que se vive actualmente? Os portugueses, sabem que Socrates é poderoso, manda em tudo que mexe: (jornais, tvi,sic e rtp, magistrados policias policias, mais França, Japão, China etç. só não manda nos EUA,por isso fizeram porcaria.(O Madof,também é primo de Socrates...) Como vivemos numa "ilha" onde o que se passa lá fora, nada nos afecta.. O PM é o responsavel por tudo, até pela sustentabilidade do planeta, falta de agua e combustiveis fosseis, realidade, que o Mundo não pode ignorar, "Principalmente" Sócrates,que está atento, e tem investido nas energias renovaveis.Agua nunca será problema.. basta o PSD ir para o Governo...

    ResponderEliminar