terça-feira, novembro 16, 2010

Com quem Cavaco se identifica na blogosfera? [1]


Do outro site do candidato Cavaco


A imagem acima reproduzida diz-nos quais são os blogues que merecem a atenção de Cavaco Silva. Segui, por exemplo, a ligação para o 4.ª República e deparei com um post rasteiro de Tavares Moreira, ex-governador do Banco de Portugal e depois presidente de uma instituição bancária ligada às caixas de Crédito Agrícola — ele que parece fazer sempre questão de nos recordar que os problemas do cavaquismo com a banca não são uma questão recente, a fazer fé no que escreveu Saldanha Sanches.

Começa Tavares Moreira por escrever: “Confesso que me impressionou muito mal a notícia ontem divulgada aventando a possibilidade de Timor-Leste vir a adquirir dívida pública portuguesa...” E depois acrescenta: “E não foi estimulante ver o grande estadista Ramos-Horta dissertando pomposamente sobre o tema, em estilo de titular de qualquer reino das Arábias, admitindo dar uma ajuda a Portugal mediante a aplicação em dívida pública portuguesa de uma parte das reservas do Fundo que vai gerir as receitas do petróleo do país...” E, porque o leitor pode ainda não ter percebido o estado em que ficou, Tavares Moreira volta à carga: “Cabe notar que Timor aparece na lista de credores potenciais a seguir à China, a países árabes, a Macau, num cerimonial de mão estendida a que parece estarmos agora votados com grande pompa, depois de termos gasto tudo o que tínhamos para gastar e de nos termos endividado até mais não poder...

O raciocínio de Tavares Moreira pode ser racista e colonialista, mas não é difícil de acompanhar. Se não tiverem o selo dos Madoff, os credores são “bichos-caretas”: “estamos a criar um sólido e distintíssimo estatuto de Pedinte Internacional, estendendo a mão a qualquer “bicho-careta” que nos apareça pela frente admitindo que está disposto a comprar dívida pública portuguesa...

Eis um blogger com que Cavaco se identifica. Um blogger que nem se coíbe de dizer em que áreas Ramos Horta deve investir o dinheiro que Timor recebe da exploração do petróleo — como se o fundo timorense fosse uma daquelas caixas de crédito agrícola de que falava Saldanha Sanches.

7 comentários :

  1. Identifica-se com isto?

    "O Parque das Nações ganhou, subitamente, mais umas dezenas de "funcionários" para tratar da limpeza da via pública. E, pela "conversa de auricular", constato que os carrinhos colectores de lixo já devem vir com iPhone."

    O título do post é: "Já agora, podem varrer?" e está no "31 da armada".

    Expliquem-me, já agora, que tem isto a ver com a campanha presidencial e qual o critério de selecção dos textos para que direcciona o site do Prof. Cavaco.

    ResponderEliminar
  2. A secção "lido nos blogs" é um MUST!!!

    ResponderEliminar
  3. Este fulano é o presidente de uma CAIXA que está a ser investigada, não é? Ficamos a guardar os novos aconteciimentos sobre este tema.

    ResponderEliminar
  4. Tavares Moreira tenta agarrar-se à carruagem Cavaquista...Será que os "outros" os Loureiros, Oliveiras Costa, os Sanches os Arlindos etc..etc...Cavaco os vai mandar calar ? ou será, que vão afirmar publicamente sua solidariedade publica ?? umumumumum!
    Se "esses" fossem amigos de Sócrates, este, já estava a "responder" por eles publicamente!!! è vida em Portugal.

    NB: Será que Tavares Moreira, vomita inveja, por não ter à mão um Fundo do Petroleo a que recorrer ??? pois....

    ResponderEliminar
  5. Proponho que se remeta o artigo de SSanches ao Crespo para comentário do Duque e do velho do Restelo.

    ResponderEliminar
  6. camaradas... Tavares Moreira já esteve ligado às CCAMs. Foi afastado pelo BdP por irregularidades. Quanto às CCAMs, se todos os bancos do país tivessem o rácio delas, não estavamos tão mal.

    ResponderEliminar
  7. O Cachimbo de MaRgritte?! O candidato Cavaco está nos detalhes.

    ResponderEliminar