Depois de um ano a diabolizar o TGV, o Público explica por que adiar o projecto é uma imbecilidade em contra-ciclo com toda a Europa — que, de resto, sairia cara ao país.
Como o Público finalmente concluiu, trata-se
“tão-só, de um investimento em infra-estruturas fundamentais para o séc. XXI
na qual circulará não apenas o famoso TGV entre Lisboa, Porto e Madrid, mas
também uma miríade de serviços menos rápidos (mas muito mais rápidos do que os
actuais comboios) que podem servir para encurtar significativamente as distâncias entre muitas cidades portuguesas.
Hoje, o TGV é o comboio que ninguém quer porque se deixou criar a imagem de que é um transporte de luxo, quando, em toda a Europa, este é caracterizado pela sua capacidade para transporte de massas, tendo a mesma composição preços caros e baratos, tal como acontece, aliás, no transporte aéreo.
Com composições bibitola, capazes de circular nas linhas convencionais depois de aproveitar a velocidade dos corredores de alta velocidade, este impopular projecto poderia significar uma mudança de paradigma nos transportes em Portugal, ancorados numa rede viária cara e muito pouco sustentável, por oposição a um sistema mais rápido, mais cómodo, mais limpo e mais económico.”
Este gajos,não têm vergonha.Fazem-no agora depois de estar suspenso.Se ,não estivesse diziam-no? Isto é um abrir a Porta do TGV, pensando na vitoria de PPC daqui a 8 meses. Não brinquem com o Povo,isto é pulhice e da pura... O Governo pode retirar apoios por falta de recursos em alguns casos.Os jornais,prejudicam-nos com as suas "mentiras adquiridas" simplesmente para defenderem interesses particulares,o que é bem pior, por desonesto.A nossa gente já não se contenta com as noticias que ARROZ, tem 10% de desconto em talão..quer mais, quer a verdade,para melhor se poder defender.
ResponderEliminarEsta novela do TGV e novo aeroporto já mete nojo.Todos sabemos que só motivos políticos obstam a que os projectos não avancem. ESTAS OBRAS SÃO IMPORTANTÍSSIMAS PARA O PAÍS.Só por imbecilidade ou má fé ou ignorância se contesta estas obras.Sempre houve Velhos do Restelo que tudo contestam.Se,algumas mentes,estivessem á frente da sociedade,ainda andaríamos de moca às costas!
ResponderEliminaro TGV... Importantíssimo... Para o bolso de uns quantos, e os lugares de outros... Quanto ao país, em vez de transporte de mercadorias, turismo de qualidade, indústria com energia mais barata... nã, meia dúzia de gatos pingados a viajar bem depressa, isso é que é progresso. Acordem!...
ResponderEliminar