Nouvel aristocratisme, l'élitisme républicain à la française continue de prouverÉ verdade, não há pior surdo que aquele que não quer ouvir.
son inefficacité. Publiés le 7 décembre, les résultats aux derniers tests PISA -
qui comparent les acquis des élèves de 15 ans des pays de l'OCDE - sont moins
bons que les précédents. Et l'on peut craindre que les prochains seront plus
mauvais encore, puisqu'ils récolteront les fruits d'une politique qui coupe
massivement dans le nombre et la formation des enseignants, restreint les
réseaux d'aide aux élèves les plus démunis et favorise la ghettoïsation des
établissements en difficulté en supprimant la carte scolaire. Elève moyen, la
France voit ses collégiens se maintenir en sciences, mais régresser nettement en
langues et en mathématiques. La réaction de Luc Chatel, plaidant pour un vague "
plan sciences ", montre que le ministère de l'éducation n'a pas vraiment pris la
mesure de la dégringolade. Toujours prompte à vouloir copier l'Allemagne, la
France pourrait s'inspirer des dispositifs qui ont permis à son voisin d'opérer
une belle remontée dans le classement PISA. Voire du Portugal, qui vient de
faire un bond d'une vingtaine de places en moyenne en réduisant les
redoublements, en mettant l'accent sur la formation de ses enseignants et sur
l'aide aux élèves en difficulté. Il n'y a pas pire sourd que celui qui refuse
d'entendre.
terça-feira, dezembro 14, 2010
Será que em Belém lêem o 'Le Monde'?
O Le Monde Education [15 Dez 10] dedica a primeira página ao relatório PISA, com o Editorial que se transcreve e que não necessita de comentários:
Pois é...
ResponderEliminarSe calhar não tem edição em português...
ResponderEliminaro pior cego é aquele que já não consegue escrever mas só consegue fotocopiar
ResponderEliminarPISA-Papéis e Cavaqueiras é ao que o país se reduziu
se calhar num há alternativas
e é por isso que a gajada anda a sair dos poleiros só com 100mil de indemmnizacion
o boy unido jamais será....
Cavaco sempre agiu assim.Passa ao lado do que não lhe interessa.É velhaco como mau politico e demonstra não ter condições para representar a Nação.
ResponderEliminarViva a Pisa... Olhe para mim era com pepperoni... Já agora um testemunho (o post é de hoje... bem fresquinho):
ResponderEliminarAi Portugal, Portugal.
Soube agora, numa reunião de pais (onde estavam cerca de 30 apenas, numa escola de 700 alunos), que a minha filha estuda numa escola onde as casas de banho têm fezes nas paredes, as sanitas entopem todos os dias, não há papel higiénico, o refeitório onde almoça é imundo, a cozinha nem imagino, as salas estão igualmente imundas, não há material, os professores estão no limite da depressão, há apenas três funcionárias para toda a escola.
A Câmara de Cascais e o Ministério da Educação andam numa guerra política à volta da construção de uma putativa nova escola, e enquanto isso dura, não há um cêntimo para manter a actual em níveis básicos de higiene e funcionamento enquanto estabelecimento de ensino.
Os políticos a brincar às guerrilhas político-partidárias, sem a mínima atenção ou o mínimo respeito pelas pessoas que os elegem e pelos respectivos filhos. Tristeza.
Acredito que, como acontece na escola da minha filha, a mesma coisa - e pior! - acontece certamente em muitas outras. Ora isso tem um nome: é crime.
A incúria, irresponsabilidade, incompetência e falta de vergonha são o legado de uma classe política medíocre. Não se pode andar direito quando se tem a espinha torta, diz uma canção sábia. Na mouche.
Votar? Mas em quem? Quem?
retirado do blog Dias Úteis.
Melhorias de 2006 para 2009:
ResponderEliminarEscolas públicas:+16/+19/+18
Escolas privadas:+16/+17/+13
(Pedro T. pode confirmar em
http://pisa2006.acer.edu.au/interactive.php http://pisa2009.acer.edu.au/interactive.php)
Quais das medidas de Maria de Lurdes Rodrigues é que explicam a também espectacular melhoria nas escolas privadas?
E se este progresso se dever principalmente à reintrodução dos exames do 9º ano, em 2005 (que provocou mudanças na forma de trabalhar nas escolas nos anos que se seguiram)?
Essa decisão não foi tomada pelo governo PSD/CDS (e nem toda a esquerda simpatizava com exames nessa altura)?
E que faço eu neste blogue (não devo andar bom da cabeça)?
Não tirem o mérito a quem o tem. As medidas de Maria de lurdes Rodrigues,abrangem várias vertentes,mais a disciplinar e as avaliações. Onde houver disciplina há mais enpenho e profissionalismo,isso reflete-se nos alunos. A melhor alimentação também tras beneficios aos alunos. É o somatorio de todos estes factores, que acabam por se refletir nos resultados.Espero que os pais estejam atentos...pois há muito "mineiro" no ensino,acólitos do Mario Nogueirovski...Nota: A comida não pode faltar. Uma sugestão: um dia por semana os alunos com possibilidades deviam levar um produto alimentar para a escola,que depois seriam repartidos em cabazes e destribuidos de uma forma discreta nas casas dos alunoscarecidos.Uma escola no norte já fez isto.A nivel nacional também poderia ser feito pelo mesmo metodo mas recolhido pelo Bombeiros nos sinais de transito que entregariam posteriormente no Banco Alimentar. Desta maneira suave conseguiamos resolver o problema de muito mais gente.temos que abrir a "janela de nossa casa" e não contemplar sómente os pássaros...
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