• José de Pina, O Buster Keaton de Massamá:
- ‘(…) Ao pôr o DVD em modo acelerado (tipo filme mudo) passei umas imagens de Passos Coelho e fez-se o clique. Finalmente descobri quem é que a cara de Passos Coelho me fazia lembrar há uns tempos: Buster Keaton! Que é que Keaton e Coelho têm em comum? São das poucas pessoas do mundo que me fazem rir tendo sempre uma cara séria e sem expressão.
Nos filmes de Buster Keaton a comicidade é fornecida por acontecimentos inverosímeis, azares e trapalhadas em cadeia, que vão acontecendo à volta do herói, mantendo este sempre uma cara séria. Com Passos Coelho passa-se precisamente o mesmo.
No filme "The General" (grande filme de Keaton) há uma sequência em que ele tenta controlar sozinho um comboio desgovernado - mas podia ser um partido. Keaton fica com um pé preso em correntes, mas podia ser uma peta sobre uma reunião. Consequentemente, uma das carruagens desatrela- se, mas podia ser um sms de Pacheco Pereira.
Entretanto, um canhão prestes a disparar vira-se para ele devido à trepidação, mas podia ser o Fernando Nobre a falar. Tudo lhe acontece na perseguição aos maus, e sempre com uma cara inexpressiva. Hilariante! Quanto à entrevista de Nobre, e apesar de a AMI recolher coisas usadas, não me parece que muitos dos votos nas presidenciais sejam agora entregues na sede do PSD.’
Buster Keaton! Uma ideia genial. Não há dúvida, Passos Coelho parece um clone deste comediante.
ResponderEliminarParabéns.