sexta-feira, maio 13, 2011

Bem prega frei Balsemão

Francisco Pinto Balsemão alertou hoje - e muito bem! - para "os novos poderes que utilizam a comunicação social para os seus próprios fins".
O patrão da Impresa esqueceu-se, porém, de dar um exemplo, o que tornaria mais fácil de entender o seu raciocínio.
Nós ajudamos.
Cerca das 12 e 15 de hoje, após todas as televisões, menos a SIC-N, terem feito uma reportagem em directo com o primeiro-ministro, com declarações sobre o novo Hospital de Braga e as notícias do défice português, a SIC-N anunciou que, "dentro de momentos", teria notícias sobre o Hospital de Braga.
Só que, entretanto, Carlos Moedas ocupou a sede do PSD para uma conferência de imprensa e, claro, a SIC apresentou-se diligente.
Quanto ao Hospital de Braga, ficámos a vê-lo por um canudo. Nem no noticiário das 12 na SIC-N, nem no noticiário das 13 na SIC.
É verdade, Dr. Balsemão, andam por aí uns novos poderes na comunicação social que é uma coisa nunca vista...

8 comentários :

  1. Mas o Balsemão sempre foi assim. Tendencioso. Patrão dos media que usa em seu proveito (economico) contra o poder politico que não se dobre aos seus interesses. Sempre actuou assim. (note-se a imparcialidade das SIC e do Expresso)
    Claro que quando é o PPD, o seu partido, que está no governo, n precisa hostiliza-lo porque sabe que as benesses acabarão por chegar.
    O Balsemão foi o primeiro a quem PPCoelho foi ao beija-mão apos ter sido eleito lider do PPD. E PPC falou logo em privatizar a RTP. Balsemão é adepto do mercado livre, desde que não tenha muita concorrencia. Por isso, opôs-se ao 5º canal e quer, no minimo as televisões publicas sem publicidade.
    O programa do PPD, segundo anunciou o jornal de propaganda semanal do Balsemão, vai ser privatizado. esperemos quem irá ser o contemplado!Vai uma apostinha?

    ResponderEliminar
  2. A hipocrisia no seu melhor.

    ResponderEliminar
  3. Se o PPD chegar ao poder, vai controlar toda a comunicação social,a presidencia, os tribunais,as policias, os bancos, as drogas e os contrabandistas.
    Preparem-se...segurem-se, quem não aguentar que fuja, mas primeiro vote.

    ResponderEliminar
  4. BALSEMÃO É UM HIPÓCRITA!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. E não é assim que deveria ser?

    O PM, em campanha, vai inaugurar um hospital que pertence ao grupo Mello (que já se mostrou incompetente anteriormente na gestão de um hospital público) e que está a funcionar há quase uma semana.

    É isso motivo para uma emissão em directo?

    Por outro lado temos uma conferência de imprensa do maior partido da oposição tendo nós eleicções daqui a 3 semanas. Pessoalmente, se tiver oportunidade prefiro ver as conferências na integra sem o tratamento jornalístico que pegam numa hora de conferência e mostram 20 segundos com um sound-byte inútil. Em termos de conteúdo informativo consigo ver muito mais interesse numa conferência política do que num directo de uma inauguração do quer que seja.

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo
    Ninguém fez directo de nenhuma inauguracao. Fizeram directo (todos menos a SIC) de uma declaracao do primeiro ministro sobre a situacao económica. Para o caso, o facto de ser no Hospital de Braga é irrelevante.
    So referi o Hospital porque a SIC anunciou que ia falar do facto e nao falou. Não percebo a pertinencia da referencia ao grupo Mello neste contexto, mas deve ser problema meu.

    ResponderEliminar
  7. Tinha reparado nesse facto ontem. O Jornal da Tarde da SIC transmitiu uma peça com o Primeiro-Ministro a falar sobre o facto de o país ter entrado em recessão técnica, peça essa feita no novo Hospital de Braga. E depois lá continuou com o seu jornal onde, entre directos de Lorca e notícia sobre um homenzinho que resolveu escalar a ponte de Sidney para protestar contra um decisão judicial (facto de maior importância para o quotidiano nacional), se esqueceu de noticia a inauguração do novo Hospital de Braga. Eu sei que Braga fica longe de Lisboa e muito provavelmente, salvo no Natal, Páscoa e Verão em que muitos voltam à terrinha, o facto de existir um novo hospital em Braga não terá muita importância. Mas terá seguramente para as 250000 pessoas que dele dependem directamnte e para o milhão de pessoas do alto minho que dele dependem para determinadas especialidades. E este facto, por si só, justificaria que a notícia tivesse sido dada, como o foi nos outros canais. Se juntarmos a isto o facto de que este hospital esteve à espera 30 anos para ver a luz do dia então as coisas ainda se tornam mais relevantes. A população de Braga, do alto Minho e a generalidade dos portugueses mereciam mais respeito.
    PS - Para todos aqueles que consideram o acto de ontem como uma acçaõ de campanha eleitoral, aconselho a que procurem nos arquivos da web as notícias sobre o lançamento da obra do hospital e a data então anunciada para a inauguração do novo hospital. Que eu saiba ainda não estavam marcadas nessa altura eleições legislativas para 5 de Junho de 2011

    PFG - Braga

    ResponderEliminar