domingo, maio 22, 2011

Insensatez e segurança
(ou a recorrente questão da impreparação de Passos Coelho) [1]

É difícil imaginar propostas mais insensatas do que aquelas que o PSD apresentou em matéria de segurança. Será que foi Catroga o seu autor antes de viajar para o Brasil em gozo de merecidas férias? É que o PSD propõe nada mais, nada menos do que a extinção da Polícia Judiciária (PJ) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

No primeiro caso, a asneira é evidente, porque a PJ é precisamente a única polícia com competências reservadas. Dissolver as suas competências em matéria de homicídio, terrorismo, criminalidade económico-financeira ou criminalidade informática pelas outras polícias é uma asneira colossal. Significa colocar a criminalidade mais complexa ao mesmo nível da simples injúria, do furto de carteira ou de uma bofetada.

Além disso, sendo diferente o estatuto das polícias, como faria o PSD a unificação? Aprovaria um estatuto único para todas, legalizando a greve na polícia única?

No caso do SEF, a proposta não é menos lunática. Enquanto na Europa se propõe a criação de um corpo de guardas fronteiriços e já existe mesmo uma agência de fronteiras especializada, por cá o PSD tem uma ideia diferente. O melhor é misturar tudo…

Esquece-se o PSD da enorme importância que tem nos dias de hoje a gestão das fronteiras europeias e dos fluxos migratórios. Hoje mesmo, o que está a acontecer no norte de África, com reflexos na Itália, na França, no Chipre, em Malta e na Espanha, revela bem a importância de os Estados da União Europeia terem o seu serviço de fronteiras.

Por outro lado, os fenómenos criminais de que o SEF se ocupa, incluindo a ajuda à imigração ilegal, os casamentos brancos e o tráfico de pessoas, têm uma especificidade e importância evidentes para todos, excluindo os iluminados autores do programa do PSD. E é necessário ter presente, também neste caso, as diferenças de estatutos, quer quanto às carreiras, quer quanto ao próprio direito à greve.

(cont.)

11 comentários :

  1. Espero que vos estejam apagar horas extraordinárias. É que é da mais elementar justiça.

    ResponderEliminar
  2. ó senhor os velhos não querem demagogia

    nem textos para ler

    querem segurança ó nabóides

    1º um porta do sol com falta de iluminação tapada por corpos jovens e sem ideias

    além as de se pregarem num lugar e empestá-lo

    ofendem os velhos que apesar de mijadinhos

    pensam que cheiram melhor e que têm direitos adquiridos no corte ingles

    a demografia pende a favor das gerações mais maduras e das mais podres

    é ir na maré e não ir contra

    é só um concelho Almada...e este axo que tamém já foi

    ResponderEliminar
  3. Quais as propostas do PS pra justiça?

    ResponderEliminar
  4. Resposta ao comentador anterior: a primeira medida na área da Justiça é impedir o PSD de chegar ao poder.

    ResponderEliminar
  5. A proposta de extinção da PJ resultou do encontro reservado do Miguel Relvas com o Dias Loureiro em Miami ?

    ResponderEliminar
  6. As mudanças que eles vão avançar, tem como objetivo o silenciamento dos casos de corrupção do BPN/SNL e BPP, disso não tenho a menor duvida.

    ResponderEliminar
  7. António Jorge -antena aberta 1- mais uma vez a levar ao colo o PSD.

    ResponderEliminar
  8. E esta alarvidade?

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/legislativas-2011/tenciono-juntar-a-area-da-seguranca-social-a-saude

    Mais vale juntar também o Ministério da Administração Interna, para a polícia proteger os pensionistas de roubos, numa visão mais "integrada" da Administração Pública...

    ResponderEliminar
  9. O juntar destes ministérios todos tem custos de reorganização incomportáveis para os tempos que temos pela frente. Além de que há coisas de sobra bem mais urgentes para reestruturar. A começar pela corporação da justiça. Quem perde tempo a mudar ministérios de um lado para o outro e a poupar nos ministros não está a par dos reais problemas que o pais enfrenta e limita-se a fazer cosmética para enganar quem vota. Mas melhor não se esperava do PSD. Se subirem ao poder e ficarem quietinhos sem mexer uma palha nos proximos meses já estão a ajudar o pais.

    ResponderEliminar
  10. Estão a tentar fazer de tudo para ver se livram Dias Loureiro(um dos principais protagonistas do Escândolo do BPN) das malhas da PJ.Este sujeito tem de ser responsabilizado ,criminalmente, pelo rombo que acabou por ser pago pelos contribuintes.Imaginem(Como é possível?) que é o Conselheiro do PSD e PCoelho já está a preparar o Tacho, a reservar algum cargo na Admnistração da CGD.Já sabemos que na EDP ele tem uma avença,com seu amigo Mexia.Deviam é ter vergonha na cara!!!Já agora alguém sabe informar o valor desta avença que PCoelho recebe da EDP e qual a natureza destas consultas?Uma auditoria na EDP não seria de todo mal.

    ResponderEliminar