Que tivesse dado conta, Bagão Félix surge hoje em três órgãos de comunicação social: como artista habitual à quarta-feira na Antena 1 e com um artigo no Jornal de Negócios e uma entrevista ao Diário Económico.
As três intervenções públicas de Bagão tiveram um ponto em comum: tirar da cartola uma forma de financiar a redução da taxa social única (na parte que cabe ao patronato). Bagão descobriu que o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social tem um saldo de dez mil milhões de euros. Em lugar de aumentar o IVA, como quer o PSD, Bagão pretende ir ao baú que assegura as pensões dos portugueses.
Duas breves notas sobre esta extraordinária proposta:
- 1. Bagão Félix andou anos a fio a dizer que a segurança social estava falida. Nunca reconheceu o impacto da reforma da segurança social levada a cabo pelo PS. Agora que a segurança social está consolidada, vem de mansinho propor a sua desnatação. Amanhã, aparecerá provavelmente a defender o plafonamento e, depois de amanhã, dirá com a mesma cara que cada um que trate da sua reforma.
2. Por outro lado, Bagão aparece sempre a falar em nome das gerações vindouras quando está em causa investimento público. Acontece que a sua proposta é, sem tirar nem pôr, uma forma de endividar as gerações futuras: enquanto ele critica investimentos que levam a contrair dívidas (mais despesas futuras), surge agora a pretender alienar os activos financeiros do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (menos receitas futuras). Por outras palavras, quer financiar um fluxo com um stock.
O que faz correr este sacristão é o mesmo que o levou a tentar levar a Segurança Socialo à falencia quando foi ministro do sector.
ResponderEliminarNessa altura, as antecipações da reforma eram um regabofe (malta aos 52 anos podia ir-se embora e sem penalizaões).
A continuar por mais uns anos e se n tivesse sido feita a reforma de Vieira da Silva, ja havia acontecido a ruptura do sistema.
Este homem de nariz adunco e aspecto salazarento, não fala sem ordem.Sempre defendeu o desmantelamento da segurança social publica propondo, em alternativa, o sistema de seguros, claro!
Recebeu indicações para ir abrindo o caminho...
Não há duvida: a direita quer mesmo a privatizaçao da Segurança Social.
Uns falam em plafonamento, como o PPC (forma ardilosa de levar o povo ao engano) este, agora vem com esta.
CUIDADO COM ELES!
Bagão felix, anda a tentar justificar o injustificável!!!!!
ResponderEliminartem um nº na cabeça, 6,8!!!!! e uma pessoa aos ombros....Vitor Constâncio!!!!Nem o Benfica ou Igreja, o fazem esquecer, essas duas "muralhas",que o atormentam!!!...
Sócrates deu-lhe o golpe final, tirou-lhe a posibilidade de o portas o enquadrar num possivel governo. Ele não pode acumular reformas, com vencimento de ministro!!!!
Agora, no De ou JN, ven defender a proibição de reformas antecipadas. Querem vêr que vai repor ao BCP ( Seguros) os anos que gozou, com a sua reforma antecipada e o "saco" de dinheiro de indemnização que o BCP lhe deu.... vai agora, devolver ao Banco, de que tanto necessita.Mas ele manda as "papaias" não para olharem, para o que ele diz..., porque ele continua "a sentar-se à mesa de muitas universidades e empresas, tudo "", em nome da Santa Igreja..... DEpois da Europa se afundar, vão continuarem a acusar Sócrates de todas as culpas....VENHA A REVOLUÇÃO!!...
Talvez a sua ligação de há muitos anos ao setor dos seguros.
ResponderEliminarCaro Teófilo,
ResponderEliminarBagão trabalhava no grupo BCP e foi "enviado" para uma reforma dourada antecipada
Porque terá sido?
Se fosse um bom profissional não estaria já noutro grupo financeiro?
O Von? Onde anda?
ResponderEliminarEste Bagão é o mesmo que nos idos de 90, quando administrador do BdP, lixou as pensões de reforma dos empregados (não da Administração) passando-a dos 100% até aí em vigor, para 85% com um pensionamento atribuído por mérito ! pelo Fundo de Pensões por ele concebido e implementado. Eis o que vos espera, tristes...
ResponderEliminarentão o Bagão tem 2 reformas: do BCP e do Banco de Portugal
ResponderEliminarassim é que é
é um fartar vilanagem
Importam-se de publicar o meu comentário de ontem?!
ResponderEliminarVocês têm um sentido de humor giro. Agora só falta o comentário de ontem.
ResponderEliminar