- ‘Há um ano e picos (27 de Dezembro de 2009), publiquei uma crónica a que dei o título "Pacheco Pereira e os bolcheviques à portuguesa, suaves". Nela, eu emendava-o. Dias antes, na revista Sábado, Pacheco Pereira (PP) dissera que o Bloco de Esquerda (BE) era de revolucionários da tanga, hesitantes entre a democracia burguesa, na qual já debicavam algumas benesses, e as saudades da via revolucionária. Para sublinhar a hesitação do BE, PP serviu-se, como contraponto, do blogue 5 Dias: aí, sim, havia revolucionários puros e duros, o último reduto da violência revolucionária! Estando substancialmente de acordo com PP sobre o BE, dediquei a minha crónica a emendá-lo sobre os do tal blogue - eram tão da tanga como os outros só que mais esganiçados, expliquei eu pacientemente. É certo que quem por lá passasse podia assustar-se com um que tecia loas ao norte-coreano Kim Jong-il, ou outro - na esteira do maluquinho que partira a cara de Berlusconi com uma estatueta - que proclamava a via revolucionária a golpes de estatuetas: "O que a democracia não resolve tem de ser o povo a resolver!..." Mas bolcheviques à portuguesa, bolcheviques suaves, insisti. Ontem, soube-se que António Figueira, do blogue 5 Dias, foi contratado para o gabinete do ministro Miguel Relvas. Há nesta história um tipo certo (Relvas, que escolheu alguém culto e que escreve muito bem) e um tipo errado (PP, que se enganou de revolucionário). É só.’
terça-feira, agosto 23, 2011
Prolegómenos de um compromisso histórico
• Ferreira Fernanades, Só não acerto no Euromilhões:
Há qq coisa aqui que eu não entendo. Bate-se no 5 dias por afinal não andar a pôr bombas a sério e no Figueira por aceitar ser assessor do Relvas? Mas o Relvas é bombista? Ou é o Figueira que devia ser bombista? Que baralhação!
ResponderEliminarPerigo !!!! Todos aqueles que desancaram Socrates, todos aqueles, mesmo comunas, que ajudaram a denegrir a imagem politica e pessoal e que escreviam num qualquer bloguer asqueroso, arriscam-se a serem nomeados como assessores de um minsitro qualquer!
ResponderEliminarPromessas que se pagam...
R Cardoso.
… quão farto é o pote… há lugares para todos… por enquanto. Quando se começarem a esgadanhar, estarei sentado sem pagar bilhete….
ResponderEliminarBajuladores como sempre foram e são os socialfascistas e toda a canalha que serventaria.
ResponderEliminarO comunismo e quem o serve não passam de ratazanas de sarjeta, que vegetam em qualquer imundice desde haja uma qualquer migalha...quem comparou o comunismo ao nazismo, errou, pelo menos estes tinham mais coluna...mais convicção, apesar de as duas serem ideologias assassinas.
Quão farto é o pote que o PS deixou... a intervenção externa.
ResponderEliminar