segunda-feira, outubro 17, 2011

Afinal, a pobreza diminuiu com os governos do PS

O CDS (e bem assim os outros partidos parlamentares) não se cansou de dizer que a pobreza cresceu com os governos do PS. Acontece que, num artigo escrito hoje no Público a meias com László Andor, comissário europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e da Segurança Social, sustenta:
    ‘Como alterar a situação? Ainda que, em Portugal, o número de trabalhadores na pobreza tenha baixado para os actuais 10,3%, a pobreza entre os idosos mantém-se relativamente elevada (20,1% em 2009), apesar de ter passado nos últimos anos de 33% em 2000 para 20,2% em 2009, e a pobreza infantil continua a aumentar (22,9%).’

5 comentários :

  1. Este post vem no sentido das minhas palavras.Estou indignada ao assistir aos pros e pros.Fatima Campos Ferreira,não tem a seriedade politica para fazer este programa.No palco estão 3 homens da direita mais reaccionaria e um comunista a defender Abril e até Socrates como o fez na questão da redução da divida. Qual a razão para isto acontecer? a resposta é simples: porque O Ps cometeu um erro dramatico ao escolher um lider que tal como como os que chumbaram o Pec 4 tambem esteve 6 anos na oposição dentro do partido.Quanto mais baterem em Socrates,mais calado fica Seguro.A governação do anterior executivo em minoria, não envergonha nenhum socialista desde que não se chame Carrilho, Seguro e Henrique Neto.Ouvir dizer cobras e lagartos do SNS,da educação e não aparecer ninguem a contestar é lamentavel.José Seguro ou assume o passado do Ps e defende-o em tudo que foi de bem feito ou então sai,pois não estamos dispostos a ser cilindrados, durante 4 anos por uma cambada de aldrabões,com silêncios comprometedores por parte de quem foi eleito para liderar o partido.Com o que se está a passar, a José Seguro resta duas coisas: reunir com a Troika (já o fez com gente que nada resolve´pelo contrario...) e tenta reverter os acontecimentos para não termos uma segunda Grecia.Segunda é votar contra um orçamento com o qual não assumimos nenhum compromisso.O que assinamos com a Troika nada tem a ver com isto.Ainda hoje alguem da Europa,aconselhou Portugal a fazer uma austeridade inteligente.O silencio do PS é simplesmente lamentavel.Por ultimo quem está no Ps tem que vestir a camisola e sempre que possivel aparecer a defender o passado e o futuro com o Ps. Nota: debates entre Assis e Angelo Correia,só servem para promover um malabarista politico que teve o desplante de atirar para PM,um seu jovem trabalhador cuja unica virtude é ser mentiroso, como o demonstrou Manuel Pina no JN.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Maria Rita.Depois de tudo que foi dito, só me resta fazer uma pergunta a josé Seguro: porque tem medo do brilhantismo de João Galamba ? a democracia interna, tem como objectivo dar a palavra a todos,para podermos conhecermos os mais brilhantes.João Galamba é a grande revelação da politica portuguesa.

    ResponderEliminar
  3. Os funcionarios andam tristes e com razão. A direita é assim porque apareceu na democracia tardiamente para ser assim.Apetece-me fazer uma pergunta: nunca vi alarido,quando alteraram varias vezes o calculo da reforma dos trabalhadores do Privado.a primeira versão era o melhor ano de dois,depois passou para os 5 de 10 e por ultimo os melhores 10 anos dos ultimos 15.Com uma agravante é que durante muitos anos os privados pagavam mais impostos.Sabem o que significa ganhar 100 e reformar-se por 100 mesmo com 25 anos de trabalho e ganhar 100 e sair com 80% só com 40 anos de trabalho? Defendam-se que nós estamos convosco,mas por favor não nos peçam mais sacrificios a nós.Como se pode dizer que no privado se ganha mais quando neste sector estão todas estas profissoes: rurais,construção civil,empregadas domesticas, textil empregados de comercio e hotelaria etc etc.Subam a um andaime e perguntem a um operario que esteja a construir a ultima vivenda de um ADM do BPN... quanto ganha por mês.Os quadros superiores são em muito menor numero no privado. Um eng. a trabalhar de trolha só se for estrangeiro...

    ResponderEliminar
  4. A RTP com a Fatima Campos Ferreira,não presta serviço publico.Faz é fretes à direita. Não foi para isso que puseram irmão no Governo? era bom que pusessem alguem mais isento.Ontem escolheu tres paineleiros em que dois foram clientes assiduos da Sic.O xexe do magistrado e o "Pulha" do Prof. Cantigas que não fez outra coisa senão mentir. os custos da saude em Portugal estão abaixo da media europeia,mesmo com a qualidade que lhe reconhecemos.Todos sabemos o que o Cantigas quer. O ex Juiz,deu-se ao desplante de dizer que andam faturas escondidas nas gavetas dos ministerio. Isto foi uma acusação grave. A Fatima,não quer esclarecimento quer audiência, e com a direita como protagonista.Toda condoida com o orçamento,e poe lá tres compinchas para o defender.

    ResponderEliminar
  5. Sim, contudo o de 2005 a 2009 o nosso risco de pobreza passou de 17º para o 9º mais elevado da união europeia, mas como já estamos em 2011, imagino que já devemos estar próximo do pódio. É pena é que sempre que a taxa de pobreza diminui em Portugal é sempre à custa da segurança social e não pela criação de riqueza.

    ResponderEliminar