terça-feira, dezembro 13, 2011

BOAS FESTAS


Imagem


Com 2011 a terminar, e apesar
    - das ocupações selvagens, das revoltas urbanas, dos cocktails molotov, do terrorismo informático e do regresso à Europa dos atentados bombistas. Dos surtos de criminalidade e de insegurança urbana. Da fermentação e da agitação nos campus universitários entre o filhos da classe média e nas periferias suburbanas. Da quebra brutal dos níveis de confiança e do rendimento diponível das famílias;
    - da linguagem agressiva e do comportamento cada vez mais hostil entre os líderes políticos europeus. Da atitude de governos e governantes que não hesitam em responsabilizar e em punir, desnecessariamente, vítimas inocentes de uma crise que não provocaram, ao mesmo tempo que premeiam, descaradamente, os verdadeiros responsáveis e se vergam, despudoradamente, aos interesses e à concupiscência dos ‘mercados’. (De facto, quando aos líderes europeus, à saída de uma cimeira, nada mais lhes ocorre para dizer aos cidadãos senão ‘vamos ver o que dizem amanhã os mercados’, percebemos quão próximo está o grau zero da responsabilidade política, da accountability e, porventura, da própria legitimidade democrática.)
    - de uma crise financeira que evoluíu para uma crise económica e que está à beira de se metamorfosear numa crise política. De uma ‘globalização paradoxal’ em que os EUA estão entretidos a cuidar de si próprios, a UE anda entretida a dar cabo de si própria, a Rússia empenhada em regressar ao passado totalitário e a China entretida a maximizar o interesse próprio...
Apesar de tudo isto, dizia, e do muito que ficou por dizer, sejamos realistas: acreditemos em milagres.

Por isso, quero desejar a todos os leitores do CC um BOM ANO DE 2012.
    Afonso

3 comentários :

  1. Aproveito para desejar também ao CC um Bom Ano de 2012.

    De facto, todas as condições parecem reunir-se para que não faltem
    - "calinadas" a torto e a direito
    - embrulhadas e mentiras
    - regabofes até fartar

    Especialmente, quando o pessoal do governo andar pelo país a justificar, em Junho, o corte dos subsídios de férias e em Novembro, o corte do subsídio de natal.

    Aí, o júbilo da malta laranja vai ser total: até vão chorar por mais...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado e um EXCELENTE ANO DE LUTA também para todos vocês, Autores, comentadores ou simples leitores atentos deste Blogue!


    FESTAS FELIZES,


    Júlio de Matos.

    ResponderEliminar
  3. CC, de longe o melhor blogue lusitano.
    Boas Festas

    ResponderEliminar