terça-feira, janeiro 03, 2012

O ano de 2011 – [IV]
Revelação do ano

Para quem acompanha a situação na Grécia, a histeria com que os rottweilers da direita reagiram às declarações de Pedro Nuno Santos num jantar de Natal parece um sinal óbvio de miopia política. Soube-se hoje que o governo grego exige renegociar as condições com a troika (com a anulação até 75% da dívida), tendo advertido Merkel & Companhia de que, se não houver acordo em relação ao segundo pacote de resgate, a Grécia pode abandonar a zona euro.

A escolha do deputado do PS como revelação do ano não tem a ver com a declaração na qual instava o governo dos estarolas a defender os interesses de Portugal, usando para o efeito os instrumentos que tem à sua disposição. Muitos outros têm defendido o mesmo.

A escolha de Pedro Nuno Santos deve-se à sua intervenção no XVIII Congresso Nacional do Partido Socialista, na qual fez uma clara demarcação entre os desígnios do neoliberalismo e os que devem nortear a esquerda democrática na hora actual. Eis a sua intervenção:


18 comentários :

  1. Apoiado. E tb não esquecer João Galamba. Manuel Cintra

    ResponderEliminar
  2. É reconfortante ouvir o PNS . Que continue até que a 'voz lhe doa'.

    ResponderEliminar
  3. Foi a voz que clamou no deserto de ideias e acção que é o PS pela mão do macio (in)Seguro.E foi como que o renascer da esperança de ver finalmente um Democrata confrontar com lucidez e realismo a pandilha do (des)governo.Bem Haja!

    ResponderEliminar
  4. não faz sentido jurar a pés juntos que se paga a divida se não se produzir, sob austeridade, o suficiente para pagar os juros que vencem de 3 em 3 meses. É necessário criar crescimento primeiro.Não depois. A austeridade faz-se durante as vacas gordas. Se não há dinheiro vai-se poupar o que? Ar? A situação a que este governo nos está a conduzir não é a de fuga á bancarrota mas sim de bancarrota efectiva ,em que não só não conseguimos pagar a divida que contraimos como nos continuamos a endividar a um ritmo muito superior ao de até aqui.

    ResponderEliminar
  5. Não deixem o PS entregue a este tipo de gente!

    ResponderEliminar
  6. Deixem o PS entregue «a este tipo de gente»!
    Senão não existe alternativa política em Portugal. O PS tem de ser claramente diferente do PSD, o PS tem de ser uma real alternativa. Com o actual líder, AJS, não se encontram diferenças substanciais entre o PS e o PSD e temos a sensação de que se o PS estivesse no Governo não existiriam grandes diferenças nas política.
    Por isso reafirmo: «deixem o PS entregue a esta gente»!

    ResponderEliminar
  7. FORÇA PEDRO NUNO!

    De boas intenções e falinhas mansas está o Inferno cheio.

    Aldo

    ResponderEliminar
  8. Não me parece que se Seguro estivesse no governo a coisa corresse tão mal e fosse tão gravosa para a classe trabalhadora, mas que Seguro seria sempre visto como fraco e sem ideias, disso não tenho dúvida.
    De facto têm sido tantas as argoladas deste (des)governo que não percebo do que Seguro está á espera para firmar a diferença que diz existir...

    ResponderEliminar
  9. Já aqui referi em devido tempo, a minha posição sobre a intervenção do jovem Pedro Nunes Santos, e até adiantei, que mais cedo que tarde lhe iam dar razão!!! Ele não apelou ao não pagamento, mas sim usar o "trunfo" de ser devedor nesta Europa entregue à direita dos negócios!!!
    Para que os Portugueses sintam mais segurança, é necessários mais Pedros Nunes Santos, e se assim for, acredito que saíremos deste inferno e veremos algumas pernas a TREMELICAR....

    ResponderEliminar
  10. A propósito do deputado P. Nuno Santos:

    Eça de Queiroz, um dia, no último quartel do séc. XIX, depois de 30 dias em Leiria, "profundamente enfastiado", "sucumbido", "tão perdido de vida", "cercado de regedores e devorado de candidatos", decidiu escrever uma carta a Jaime Batalha e Antero de Quental ("Meus queridos Batal e Quentalha"), na qual, a certo passo, lhes perguntava:

    "Sabem vocês por acaso o papel que a esquerda tem representado? As suas inspirações políticas? A sua eloquência ainda maior que o canhão prussiano? A sua energia e a grandeza das suas medidas?" Eça chamou a si a resposta: "Não, vocês não sabem nada, aí nessa areia lívida de tédio". "Vocês não sabem nada.... Imaginem-me aqui nesta terra melancólica, só, sem um livro, sem um dito, sem uma conversa, sem um paradoxo, sem uma teoria, sem um satanismo - estiolado, magro, cercado de regedores e devorado de candidatos!"

    E vencido...: "O melhor ocupo-o a ver em volta de mim morrer a minha vida" - Será que ele quis dizer ...morrer a minha pátria?

    E eu digo:

    Nunca como nos últimos seis anos a esquerda portuguesa foi tão ousada, ambiciosa e empreendedora.

    Apetece-me pôr-me aos berros sobre um palanque no Terreiro do Paço, de onde se consegue ver e ouvir Portugal inteiro:

    Sabe a actual direção do Partido Socialista o papel que a esquerda tem representado nestes últimos seis anos em Portugal? As suas inspirações políticas? A energia e grandeza das suas medidas? De que tem vergonha? Ou porventura pensa que a nossa actual crise económica não tem a ver com a tal crise internacional?...

    Exige-se um grito à Pedro Nunes Santos que ecoe por tudo quanto é sítio, porque Portugal está entregue a uma canalha, a um bando de burlões. Mentiram!!!!

    Pedro Passos Coelho e Miguel Relvas, este Governo, têm que ser urgentemente combatidos, denunciadas todas as suas trafulhices pela boca do líder do PS, e não por vozes maviosas nos recantos da AR, nos debates televisivos, ou nos intervalos da chuva, ainda menos por "regedores" e "candidatos devoradores"

    (citações "Obras Completas" de E.Queiroz, vol 4 -pag. 1127 - correspondência - L.. Irmão)

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vez Fernando Romano o meu obrigado pelo seu texto.Lamento dizer isto,mas temos um lider que está condicionado não pela direita nem pela situação economica do pais,mas pelo odio que destila em relação a José Socrates.Todos sabem a amizade do Dr. Almeida Santos pelo Dr. Mario Soares,mas isso não o impediu numa entrevista do DN,que tenho guardada de dizer que José Socrates foi o melhor primeiro Ministro que o Ps teve.O da Direita depois de 10 anos de governação com maioria,foi corrido,depois de transformar o pais num deserto com estradas.O Ps tem que tomar uma atitude,assim não pode continuar.José Seguro foge ao combate politico,para ter conversas privadas com o PM,que mais tarde são desmentidas pelo Coelho.É urgente a escolha de um lider que tenha orgulho da obra que o Ps deixou nos ultimos seis anos.Se alguem tem duvidas recordo aqui e agora palavras do actual Presidente da Republica cito: Tenho que dizer com seriedade que Portugal está melhor,na medida em que a taxa de crescimento economico é hoje mais forte do que era quando fui eleito.Lusa 22Jan 2008. outra citação: Portugal é um pais de grandes mudanças onde se está a realizar um importante conjunto de reformas .3 Set 2008. depois veio a crise que todos conhecemos? perante isto,o que Seguro precisa para ser um verdadeiro lider do partido que mais contribuiu para a democracia neste pais?Acabe com as conversas vergonhosas a sos com P.Coelho,pois não merecem a nossa aprovação nem a nossa confiança. Socrates reuniu, era ele o PM,mas Passos Coelho para ir ao pote negou a reunião do pec4.Para terminar, só posso dizer,que não podemos ter um lider que alem de pouco credivel,infelizmente não assume nem defende o passado do partido para o qual foi eleito.A alternativa também não é na minha opinião Francisco Assis.Homens de combate como Pedro N.Santos, (intervenção brilhante no congresso) João Galamba e outros é o que o Ps precisa.Com "mezinhas" farmaceuticas,qualquer dia o Ps morre da cura.

    ResponderEliminar
  12. Mas este PNS está a falar do quê?? Deve ser sobre saturno ou jupiter decerto. Então este sr. socialista pertence a um partido que endividou o país até mais não, aumentou a divida à custa do capital, antes disso incentivou o acesso ao crédito fácil às famílias, à custa do capital. Quer dizer, o papão dos capitalista é óptimo desde que não tenhamos de pagar. O socialismo é gastar e mais gastar e depois vir criticar quem nos emprestou dinheiro?? Porque razão fala no abstrato do mal do papão de direita e do capital quando foi o partido dele que praticou essas politicas que tanto critica. Mas quem esteve no poder na ultima década no mundo?? Parece que foram direitolas como o Sócrates, o Blair, Zapatero, Obama, Schröder. Então que conseguiram estes senhores??? O que mudaram no mundo que melhorasse as nossas vidas?? Vir mandar postas de pescadas e não falar em concretos todos fazer, até o Portas diz coisas brilhantes e que temos nós agora.. mais impostos... mais do mesmo. Se isto é o melhor do PS estamos muito mal no que diz respeito ao futuro.

    ResponderEliminar
  13. Tenham cuidado!
    Alguém sabe de onde veio o PNS e o que fez para aqui chegar?!
    Não sejam loucos. Deixem as pessoas pensarem que "os maus" são de direita!
    Para berrar desconchavos, até eu consigo. Só me falta dinheiro para pagar quotas.

    ResponderEliminar
  14. Tristeza! "Faz-se austeridade em tempo de vacas gordas"... Isto só pode vir da boca de um Socialista! O tempo das vacas gordas foram os ultimos 15 anos em que se esbanjou e agora ninguém sabe onde se há-de meter! Onde é que se viu austeridade? Nos governos do PS?! HEEHEHE!

    ResponderEliminar
  15. Tambem sou um dos que apoia as posições de Pedro Paulo.Força Paulo, os socalistas contam contigo.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo das 06:14 , não percebeu. A austeridade é apanágio vosso, da direita. Se a quiserem fazer façam-na durante as vacas gordas.
    Quando a economia já está a afundar é que não é altura de a fazer, sob pena de agravar ainda mais os efeitos recessivos da mesma. Capisce?
    Desde 2008 que a economia mundial está mergulhada numa crise profunda. O que Socrates fez foi correcto : aumentar o défice para segurar e impulsionar a economia , o emprego e a função social do estado. Não foi invenção dele, foi a própria Merkl que ordenou, a toda a europa. Vá lá rever o que se passou em termos de economia/finança europeia e internacional de 2008 a 2010 para vêr se percebe alguma coisa do que se passou e se percebe de uma vez por todas qual ( e quem) é a causa dos problemas que agora atravessamos.

    ResponderEliminar
  17. Ao anonimo das 4.26. Voçê está para a politica,como o burro está para a pesca.Quem comanda os mercados,quem comanda a Europa,a senhora Merkel,quem comandou durantes estes anos a Grecia,a direita.Quem falhou no controle da divida da Grecia e Aldrabices,foi a Europa liderada pela direita.Quem lidera o parlamento europeu a direita, que elegeu o boneco do Durão Barroso: Leia o artigo do Zé da Minda e vê la duas frases de Cavaco Silva,tiradas dos seus roteiros.Pode não pescar nada de politica,mas seja serio.Nós andamos a pagar a crise da Europa e não só... mais os Roubos do BPN,Madeira e BPP,a fuga aos impostos, e a vontade da direita ir ao pote. Ainda um dia destes Merkel, disse que não esperava que Portugal fosse resgatado. Lembra-se?Passos Coelho assim o quiz, para poder tomar medidas, que nunca teria coragem para as por no terreno.Ouça lá meu amigo,quem andou com a cgtp a contestar reformas do governo de Socrates? foi o seu paizinho a sua maezinha e voçê na sua bicicleta: Nuno Santos, fala da realidade deste mundo da ganancia que a direita comanda e estimula. Olhe o exemplo da jeronimo Martins. Obama praticamente tem sido impedido de governar.Até o alargar a milhoes de americanos pobres,o direito à saude a direita quiz impedir,porque iam pagar mais impostos. Que os pariu.

    ResponderEliminar
  18. Andaram 6 anos a roubar os Portugueses e agora culpam os outros pelas suas desventuras. Gastaram o que não tinham. Mas quem estava no poder quando os casos do BPP, BPN, madeira e afins aconteceram, vocês é que governam e culpam os outros do mal que provocam aos outros?? Que tenham levado isto à miséria e não peçam perdão é uma coisa agora darem a culpa aos outros é fazer dos outros estúpidos. Já agora vocês querem implementar a austeridade inteligente que está a ser efectuada na grécia, porque eles estão a ser governados por socialistas e decerto que estão a ser bem governados, porque para se governar bem é preciso ser de esquerda.

    ResponderEliminar