- 'A fase do "pode não ser suficiente" para a Grécia, ainda antes dos ministros das Finanças assinarem o acordo, é seguida por: "quem é o próximo?" E adivinhem quem começa de novo a aparecer no radar? Claro, Portugal. Os números não provam (ainda?) que Portugal poderá seguir o destino da Grécia. Mas isso pouco importa. Aquilo em que ninguém acredita é na terapia que está a ser seguida por Bruxelas e Washington.
A austeridade deveria gerar a confiança, que atraia o capital financeiro, que baixaria os juros, que aumentava o investimento empresarial, que recuperava o crescimento. Este é o circulo virtuoso subjacente à terapia aplicada na Grécia, Irlanda, Portugal, a que se seguiram a Espanha e Itália. Mas a terapia virtuosa transformou-se num circuito infernal, num buraco negro que engole milhares de milhões de euros.
A confiança consegue ganhar-se antes de se destruir a economia. Esta é a hipótese básica para o funcionamento do círculo virtuoso da terapia da austeridade. E foi isso que não aconteceu na Grécia e pode não acontecer nem em Portugal, nem na Irlanda. A austeridade foi destruindo a economia, as empresas doentes mas também as saudáveis. E a confiança, com o seu capital, nunca chegou. Hoje a Grécia tem quase 20% da população activa desempregada e Portugal tem 14% tal como a Irlanda.
A Grécia entrou numa espiral recessiva, no círculo vicioso de destruição de valor. Há praticamente um ano, em Março de 2011, a troika fazia a sua terceira avaliação à execução do programa da Grécia e dizia o FMI que estavam a ser concretizados "progressos" no sentido do "crescimento sustentável baseado no reforço da competitividade". Poucos meses passados, os gregos vivem um pesadelo inimaginável.
O dedo da culpa (ainda) está a ser apontado aos gregos. Mas pode virar-se para a troika. A Irlanda e Portugal estão agora a entrar na fase do programa em que a Grécia começou a falhar. A terapia da austeridade enfrenta o seu teste final e com ela a troika, a União Europeia e o euro.'
Excelente! Claro que a troika (tríade) e os governos que alinham com ela é que são os culpados da destruição da Grécia e do caminho nefasto que estão a seguir outros países, a começar por Portugal e que só pode conduzir ao caos, à ruína, à aniquilação do País. Esta política neoliberal é igual para todos os países, é um disco riscado que só traz miséria, exploração, brutalidade e sofrimento para milhões de pessoas. Mas se já se viu que esta "receita" destruiu países no passado (ex. Argentina, entre vários outros) para quê repeti-la? Os políticos moderados e mais justos (bem como jornalistas, comentadores e bloggers) têm de se unir com as populações e denunciar estes criminosos neoliberais, estes novos esclavagistas e impedi-los de consumar esta tremenda maldade, este assalto aos bolsos de todos nós, este tsunami económico e social! É que depois pagamos todos e o preço é elevadíssimo! Ainda estamos a tempo de evitar esta tragédia, mas o tempo começa a escassear.
ResponderEliminarEu.
Anónimo das 01:52:
ResponderEliminarSó para lhe recordar que quem negociou com a troika em nome de Portugal foi a socratagem que estava no poder e as medidas propostas foram aceites sem piar é curioso verificarmos agora como pretender fugir daquilo que assinaram, mas claro já estamos habituados a piruetas destas aliás em 6 anos foram tantas, enfim gentinha mediocre e ressabiada.
Parece estar a levantar-se uma onda, ainda em surdina , mas que irá crescer durante este ano como bola de neve por toda a europa.
ResponderEliminarJá todos perceberam ( menos o anónimo de direita que aqui escreve e anda a comer da gamela, depois de 6 anos de fominha)que estas politicas não nos vão levar a lado nenhum.O governo de direita vai cair até ao fim do ano, a questão é quem, depois das eleições em frança, irá tomar as rédeas por cá e finalmente governar o país á séria.
Sócrates assinou o acordo com Troika pressionado pela direita, após uma campanha levada a cabo pelo psd, aliado ao lobby da comunicação social, de modo a denegrir a imagem de Portugal e fazer aumentar os juros dos empréstimos.
ResponderEliminarFoi esse aumento dos juros que tornou obrigatório o pedido de ajuda externa.
As medidas de austeridade já eram ao tempo necessárias, como eram necessárias em toda a Europa, e devido a esse facto foi elaborado o PEC4, chumbado pelo psd por ser demasiado gravoso e pela esquerda radical que viu uma oportunidade para esmagar a esquerda democrática à conta da destruição do país.
Cada cabeça cada sentença, ninguém é obrigado a concordar, afinal de contas haverá sempre gente a clamar por salazar e pela pide, assim como haverá gente com saudades da união soviética, mas uma coisa é certa, a verdade vem sempre ao de cima, mesmo que, por vezes, tarde demais.
Pressionado pela direita, ondas de fundo, PEC IV, destruição do país, gente a clamar por Salazar e PIDE, a socratagem anda em delirio total. Meus caros caso ainda não tenham encucado vocês tiveram uma derrota estrondosa nas eleições livres e democráticas de 5 de Junho de 2011 em que o povo Português escolheu outra maioria para ficar à frente dos destinos do país e de preferência acabar com o asaalto que existiu durante o regime socrático.Calculo que isto custe a engolir mas foi assim que a história real aconteceu portanto até 2015 democráticamente preparem uma alternativa, aliás é o que oiço dizer ao SG do PS.
ResponderEliminarInteressante como agora a culpa já passou a ser da troika agora que as chamas já nos chegam aos calcanhares.
ResponderEliminarDe evolução em evolução ainda chegaremos à invisível mão do mercado que tudo resolve!
Já faltou mais.
O anónimo das 4,20 esquece, ou julga que os outros esqueceram, que o psd só ganhou as últimas eleições à custa de mentiras. Se tivessem dito o que realmente pretendiam fazer, e quem tem memória sabe o que é, o povoléu teria respondido como a letra da canção - pra pior já basta assim.
ResponderEliminarDesde há muitos anos que o psd tem um único objetivo - o pote. E não se contentam com robalos, atiram-se logo de cabeça para altos voos. A Direita tem uma aliada de respeito - a comunicação social - que tem sido o suporte destes aldrabões de longa data, a começar pelo outro que está quase a nascer pela 2ª vez.
ana
Anónimo do governo : não estejas assim tão certo que vais durar até 2015...
ResponderEliminarMau, há um ano era preciso a Troika para nos vir salvar e nos "meter na ordem", agora já foi o Sócrates e fogem com o rabo à seringa? O que vale é a maravilha dos arquivos na Internet, para revelarmos AS MENTIRAS que antiportugueses que actualmente nos governam.
ResponderEliminaraH, e só uma nota, os comunas e o BE foram os únicos com tomates, coerência e o mínimo de patriotismo ao não reuniram com um triumvirato que nos ía cilindrar economicamente e arrasar o país. O que foi um suposto erro eleitoral, revela-se o contrário hoje em dia.
Algumas pessoas têm cá uma paranóia por Sócrates que é obra!Uma inveja que vos consome tanto, tanto, que até me dá peninha! Ui, têm mesmo é de se ir tratar com a doutora Ruth Remédios, ai, essa é sexóloga! Bem, tb devem precisar, coitados, mas primeiro têm de ir é a um bom psiquiatra. Vão já ao amigo google procurar um!
ResponderEliminarAss: EU.