quarta-feira, março 14, 2012

A palavra aos leitores — A claustrofobia democrática e o SNS

Comentário de um leitor na caixa de comentários deste post:
    ‘Ao ouvir as notícias quando me deitei na noite passada, no noticiário da meia-noite da Antena 1 dava-se conta de um acontecimento em Chaves: uma senhora teria falecido na sequência de problemas cardíacos por falta de assistência. O Serviço de Cardiologia de Chaves foi encerrado no início deste ano, o Hospital de Vila Real não tinha vaga, e quando o helicóptero do INEM chegou, duas horas depois, a paciente já se encontrava sem vida.

    Tudo isto decorre de má gestão, improviso e irresponsabilidade. O PS reagiu, o PCP reagiu, o Presidente da Câmara de Chaves também. Este é um dos primeiros (graves e muito preocupantes) sinais da destruição do SNS que Sócrates previu durante a campanha eleitoral. Não era alarmismo, era visão do futuro.

    Qual não é o meu espanto quando hoje, ao ouvir o noticiário das 8 da manhã na mesma Antena 1, constatei que a notícia tinha desaparecido do alinhamento.

    Foi opção editorial por se ter esgotado, numa madrugada, o interesse da notícia?

    Foi o spin a funcionar 24/24? Mais um "relvismo"?

    Dúvidas, dúvidas...’

8 comentários :

  1. Para lá de censura pura e simples que é arriscada face à multiplicidade dos meios de comunicação,há e está em funcionamento a "auto-censura"o receio pela estabilidade do lugar de trabalho e o do registo de maus comportamentos para "memória futura".O Goebbels da propaganda tem sido eficaz e o caso em apreço é a todos os títulos exemplar.

    ResponderEliminar
  2. Pergunto,a RTP deu esta Noticia?

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo ouvir os noticiários da Antena 1.
    Os alinhamentos noticiosos são SEMPRE diferentes da noite para a manhã seguinte.
    Logo, este caso nada tem de especial.
    Eles têm o cuidado de de manhã fornecer sempre notícias frescas, isto é, diferentes das do dia anterior.

    ResponderEliminar
  4. São gajos como este LLavoira que fazem o Governo acreditar que vale a pena tratar os eleitores como deficientes mentais.


    Ass.: Um sarnoso membro da "corja socrática", com MUITO ORGULHO. Ouviste bem, arrastadeira paneleira?

    ResponderEliminar
  5. O Lavoura têm cartão partidário e percebe-se bem ao que vêm. Incapaz de perceber a realidade a outras cores que não sejam o laranja, leva a opiniões como a que explanou acima.
    Enfim, pior cego é aquele que não quer vêr.
    Já agora pergunto se em vez do governo em que votou lá estivesse o do PS qual seria a sua reacção ao desaparecimento da noticia em causa? Já agora , esqueceu-se de quantas vezes por dia foi manchete de noticias na rádio e na TV o fecho de maternidades durante o reinado de Socrates?Ah, mas agora noticias do mesmo género, ditas á socapa em jornais de fim de noite já lhe parece perfeitamente normal.
    Esta malta não se enxerga...

    ResponderEliminar
  6. A socratice por aqui anda um bocado ressabiada fala de censura, tadinhos nunca a fizeram, e claro usam a demagogia como arma de arremesso e nos comentários o insulto.Fico triste p+ois pensei que eram mais inteligentes mas enfim temos pena.

    ResponderEliminar
  7. Ó arrastadeira anormalóide das 04:42, diz lá quais foram os casos de censura à informação que tenham sido feitos pelo governo de Sócrates.
    Pena temos nós de ter que levar contigo diariamente a bolsar aqui disparate atrás de disparate, porque dessa coisa que tens em cima dos ombros nada sai que jeito tenha.

    ResponderEliminar