sexta-feira, outubro 05, 2012

O pistoleiro Borges


Clara Ferreira Alves, O PISTOLEIRO BORGES[hoje na Revista do Expresso]:
    ‘MEU CARO BORGES, o senhor é um pistoleiro ao serviço do dinheiro. E como tal, um de nós está a mais neste país, ou você ou nós, povo português. Sabe o que acontece aos pistoleiros fora da lei no final do filme e antes do tiroteio? Aparece-lhes pela frente um xerife bera Há um filme interessante que desde já recomendo a Vexa, chamado “Gunflght at the OK Corral” , que em português teve o horrível título de “Duelo de Fogo” (porque os portugueses são todos uns ignorantes, como Vexa sabe). Diz o xerife Wyatt Earp para o cowboy fora da lei Billy Clanton antes de o matar:

    “Pensas que és muito duro, não pensas, filho? Pois eu nunca conheci um pistoleiro tão duro que vivesse para celebrar o seu 35º aniversário. Aprendi uma regra sobre pistoleiros. Há sempre um homem que saca mais rápido do que tu, e quanto mais usares a arma mais depressa aparece esse homem”.

    .(…)

    A condescendência que usa quando fala da estupidez e ignorância dos outros, todos os outros, sentado ao lado de inteligências como o Relvas, homem de muito estudo e procura do conhecimento, leva-me a concluir que como todos os pistoleiros, o senhor nunca critica a mão que lhe dá de comer e que não tem escrúpulo académico. Percebo que se trata da nobre missão de vender o país. Que é o que o senhor, com empenho, acolitado pelo Relvas, vem fazendo. Da água que bebemos à energia com que nos aquecemos, o senhor privatiza e depois põe o povo português a pagar as rendas, tarifas e taxas dos monopólios e negócios que o senhor assinou em nosso nome. É verdade, o senhor trabalha para nós e ninguém se lembrou de lhe explicar isso. É o nosso empregado. Saia enquanto pode.’

4 comentários :

  1. Borges não presta.

    Mas este artigo de Clara Ferreira Alves também não. Não trás nada de novo.

    Prefiro vê-la enquadrada no Eixo do Mal, no meio daqueles machos, a debitar sentenças, muitas das quais precisavam de ser aclaradas.

    ResponderEliminar


  2. Pois não traz, não!


    Já de "trás" não posso falar, ainda não a conheço...


    Bonzo, James Bonzo.

    ResponderEliminar
  3. Além do mais, o Borges tem um sério problema anatómico!
    http://exiladonomundo.blogspot.pt/2012/06/anatomia-do-borges.html

    ResponderEliminar
  4. Miserável, como toda a escrita de Clara Ferreira Alves, mais um subsetor da grande superfície de interesses, na qual Borges se insere

    ResponderEliminar