quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Da série “A fenomenologia do ser”: ignorância ou dogmatismo? [28]


Se em PPC a velocidade de compreensão é inversamente proporcional à velocidade de expressão, já em V. Gaspar a velocidade de compreensão tende a ser igual à velocidade de expressão.

Só assim se explica a lentidão que PPC e VG têm revelado no que toca a compreenderem os efeitos recessivos do catecismo ideológico que os inspira e que têm aplicado com o zelo típico dos prosélitos.

O problema de todos os prosélitos é, evidentemente, o dogmatismo. O dogmatismo, esse aleijão intelectual que alimenta em todos os fanáticos a ilusão de que a doutrina revelada é sempre alheia aos erros e aos fracassos, os quais, por consequência, só podem advir do facto de o catecismo não estar a ser aplicado com o necessário zelo e vigor.

Talvez a palavra autêntica dos amados mestres destes ultraliberais analfabetos que nos (des)governam os ilumine:
    And economic collapse often has the character of a cumulative process. Let it go beyond a certain point, and it will tend for a time to gain strength from its own development as its effects spread and return to intensify the process of collapse.
      Milton Friedman and Anna Schwartz, A Monetary History of the United States, 1867-1960. Princeton University Press, 1993, p. 419.

1 comentário :

  1. em ti confiamos belzebu para que os dizimes tão exemplarmente que se reduzam a pouco mais que montículos de merda fedorenta com que alimentarão a sua prole. amen. CABRÕES

    ResponderEliminar