O vídeo da entrevista pode ser visto aqui |
- Disse, em 2008, que "a Europa precisa de se convencer de que não pode ficar igual após esta crise. Tem de melhorar". Melhorou?
As coisas só se agravaram. A Europa é um projeto de ambição, de progresso, de liberdade comercial, mas também um projeto de igualdade. E esta dimensão tem sido incrivelmente desprezada. A igualdade não quer dizer que não haja liderança, mas nunca vi uma liderança tão exclusiva dos outros.
A liderança da Alemanha?
A Alemanha sempre liderou a Europa. Mas para liderar tem de partilhar responsabilidades. Uma das ambições da Europa é a coesão social. E o que está a acontecer é a criação de um fosso entre o Norte e o Sul, que provoca um ressentimento perigoso.
A Comissão Europeia está neste momento a investigar a Alemanha...
Há quanto tempo não ouvimos a Comissão falar de coesão social? Há quanto tempos estamos sem ouvir falar de projetos em comum?
O discurso que nos chega é outro: prosseguir com as políticas de austeridade...
Isso prejudica e fragiliza a Europa. O que tenho visto é um anulamento da Comissão Europeia. Deixou de ter voz própria. E a forma como Durão Barroso se referiu ao procedimento sobre a Alemanha é reveladora: só faltou pedir desculpa. Devemos perguntar se vale a pena manter uma política de união monetária que enriquece a Alemanha e empobrece Portugal.
Está a dar razão aos que defendem a saída do euro?
O que eu defendo é uma alteração da arquitetura do euro. Como é que podemos manter uma moeda única que só serve para dar competitividade à Alemanha? Vejam ao que chegámos: têm de ser os EUA a criticar a Alemanha, porque não há ninguém na Europa que se atreva a dizer o que a Alemanha tem de ouvir: Basta!
Boa noite
ResponderEliminarHoje não foi possível preparar os vídeos com os comentários de J Sócrates. Para a semana voltam.
ResponderEliminarA carinha deste Burroso é inenarrável...