terça-feira, novembro 26, 2013

Novas da festa socialista

Pensions at a Glance 2013 – Highlights - Portugal

A OCDE publicou hoje o seu quinto relatório anual sobre pensões. O Jornal de Negócios dá conta de que ocorreu uma notória melhoria dos rendimentos dos pensionistas: Portugal entre os países da OCDE onde o rendimento dos pensionistas mais subiu. Um pequeníssimo pormenor pode estragar a compreensão do que relata a OCDE: o título da notícia omite que esta melhoria ocorreu no período entre 2007 e 2010.

Ora, pela primeira vez, a pobreza dos idosos surgiu, em 2010, abaixo da média da OCDE. Com efeito, Portugal foi um dos países onde os rendimentos dos pensionistas mais subiram desde 2007 (acima de 10 pontos percentuais), apesar da maior crise dos últimos 80 anos. O rendimento da população em idade de reforma, ou seja com mais de 65 anos, equivaleu, em 2010, a 90,8% do rendimento da população total, acima da média da OCDE (86,2%). A OCDE refere ainda que a taxa de pobreza entre os mais idosos era, em 2010, de 9,9%, abaixo da média da OCDE (12,8%) e da média da população portuguesa em geral (de 11,4%).

Como é evidente, a aposta do Governo de Passos & Portas nas actualizações das pensões mínimas por contrapartida de cortes no complemento solidário para idosos — questão que está aqui bem explicada — vai pôr termo a este progresso que o relatório da OCDE demonstra.

9 comentários :

  1. Mais : é precisamente este progresso que estes imbecis vão usar para nos martelar na cabeça que os nossos velhinhos andam viver à conta do resto do país.
    São nojentos o suficiente para distorcer por completo estes dados, que muito devem orgulhar o anterior governo.
    Os reformados mais pobres bem o sabem.

    ResponderEliminar
  2. Mas será que prof dr Cavaco Silva sabe por ventura deste gráfico? senão sabe devia saber.

    Zé da Adega

    ResponderEliminar
  3. e não há ninguém que esfregue uma cópia no focinho dos comunas?

    ResponderEliminar
  4. A omissão no J Neg não é inocente. Agora está entregue a avençados...

    ResponderEliminar
  5. Obrigado! Não admira que tenham subido os rendimentos de toda a gente dependente do Estado. à custa de endividamento de muitas gerações futuras, os brilhantes governos Guterres e Sócrates e a sua festa socialista pedia emprestado para "comprar" pensionistas, funcionários públicos, RSI, etc. Assim iam-se mantendo no poder porque tinha a paz social. O costume de qualquer socialista ou esquerdista. Alimentar os dependentes do estado, comprando a paz social para assim se irem mantendo por muitos anos no poder para desenvolverem outras "tarefas" importantissimas!!!

    ResponderEliminar
  6. A minha guerra não é os "comunas"...já foi - agora é com a garotada, os mentirosos e outras coisas mais, como seja acusados de matar no Brasil e em NY e ladrões - é gente pouco recomendável

    ResponderEliminar
  7. Anónimo, dá-nos então dados macroeconômicos da festa socialista, se faz favor. Eu sei que gostas de acusar sem dados nem factos, mas faz lá isso por uma vez na tua vida.

    ResponderEliminar
  8. Macroecómocos ou Microeconomicos?

    Y= D - C

    Agora estuda o mapa, o que vê em termos Micro?

    ResponderEliminar
  9. É isso, começas com um erro meu do autocorrector para te sentires bem. E depois claro, nada de concreto, não acabas o raciocínio.

    ResponderEliminar