• Pedro Silva Pereira, A ver navios:
- ‘Enquanto se prolonga o impasse na construção da ligação ferroviária para mercadorias projectada para ligar o Porto de Sines ao resto da Europa, prossegue a contagem decrescente para o fim das obras de alargamento do Canal do Panamá, que terminam já em 2015. Por este andar, a economia portuguesa e o Porto de Sines correm o risco de ficar a ver navios.
Como todos reconhecem, o alargamento do Canal do Panamá constitui uma oportunidade extraordinária para a nossa economia, sendo que o Porto de Sines reúne condições excelentes para tirar partido da sua localização privilegiada e atrair o tráfego dos grandes navios porta-contentores. Para isso, todavia, Sines precisa de ver assegurada uma ligação ferroviária que garanta o acesso expedito das suas mercadorias a Madrid e ao resto da Europa. Isto significa que é imperioso - como reconhece o próprio grupo de trabalho governamental nomeado para estudar os investimentos prioritários - relançar o projecto de construção do troço ferroviário Évora-Caia-Badajoz, que o actual Governo erradamente mandou suspender já lá vão mais de dois anos. Só que o tempo passa e, apesar de muita conversa, nada acontece.
- Em Outubro do ano passado, recorde-se, o primeiro-ministro, de visita ao Panamá, não tinha sequer um calendário para anunciar: "Não tenho nesta altura ainda uma data fixa para a poder anunciar. O que posso dizer é que estamos a fazer tudo para que não haja um grande desfasamento (sic) entre a oportunidade que se abre aqui (com o alargamento do Canal do Panamá) até meio, fim de 2015, e as obras do lado de Sines, que permitirão levar a ligação (ferroviária) de Sines até à fronteira espanhola" (Diário Económico, 18-10-13).
Sucede que esta semana, finalmente, tivemos notícias sobre a verdadeira dimensão do "desfasamento" admitido pelo primeiro-ministro. Em declarações ao jornal Público, o presidente da REFER, Rui Loureiro, revelou que apenas espera "poder começar" as obras em 2017, pelo que a ligação ferroviária só estará pronta, na melhor das hipóteses, lá para 2019. Ou seja: com os seus erros e adiamentos, o Governo vai falhar por quatro anos (!) a conclusão de uma infra-estrutura de evidente interesse nacional para tirar pleno partido do alargamento do Canal do Panamá. Entretanto, a economia espera. E o País desespera.’
Fanatismo ideológico, incompetência e traição.
ResponderEliminarÂngelo Correia deve estar orgulhoso com o seu monstro.
Há dias tive a oportunidade de assistir a um debate no canal TV24, no qual um conhecido empresário afirmou que cerca de 90% do tráfego de mercadorias com destino a um porto como o de Sines (Hub) se destina a outros portos de menor dimensão por transferência em Sines para outros navios de menor calado.
ResponderEliminarA ser verdade (?), talvez não seja assim tão imperativo a construção da tal ferrovia, sendo preferível criar no porto de Sines condições para operação como Hub marítimo. (?)
InfinitoZero,
ResponderEliminarPois se não há ferrovia qual era a alternativa?
Portos privados, lucros privados, investimentos publicos avultados para suportar lucros privados?
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