sexta-feira, fevereiro 07, 2014

BPN... BPN... BPN...

• Pedro Silva Pereira, De quem era a mala?:
    ‘Denunciada que foi a monumental trapalhada da expedição ilegal para Londres da colecção de Joan Miró, o Governo dedicou-se à sua especialidade do costume: passar culpas. Desta vez, a fava saiu à Christie's, uma das mais prestigiadas empresas do mundo em leilões de obras de arte. O que se viu não é bonito. Nem verdadeiro.

    A tentativa desesperada de passar culpas começou logo na intervenção insólita do secretário de Estado da Cultura - que aliás revelou em todo este processo a sua total irrelevância e o grau zero a que chegou a política cultural. Depois de incrivelmente tentar responsabilizar o governo do Partido Socialista pelo "buraco do BPN" (só lhe faltou dizer que o BPN era um banco socialista...), o secretário de Estado esforçou-se por imputar ainda ao anterior governo o início do processo de venda da colecção Miró - mesmo sabendo que isso é totalmente falso.

    Na verdade, basta consultar o Relatório e Contas de 2012 da sociedade detentora da maior parte das obras, a Parvalorem (assinado já pelo seu actual presidente, o insuspeito Francisco Nogueira Leite, ex-administrador da Tecnoforma), para se perceber que o processo de alienação da colecção Miró apenas teve início a partir do final desse ano. Para que não restem dúvidas e não se insista na mentira, passo a transcrever: "O processo de inventariação e determinação de propriedade e localização das Obras, revelou-se bastante complicado pela sua dispersão física e documental, pelo que só no final do ano 2012, foi possível apresentar um Plano de Atuação relativo ao portfólio (...). Relativamente à coleção Miró, a tomada de posse efetiva da totalidade do portfólio ocorreu apenas no passado mês de Dezembro, pelo que se prevê a curto prazo o INÍCIO do processo de alienação" (cfr. pág. 25, sublinhado nosso).

    Mas se o Governo não pode fugir à responsabilidade pela decisão - que é exclusivamente sua - de vender a colecção Miró, também não é aceitável que, com tanta ligeireza, pretenda transferir para a leiloeira Christie's todas as responsabilidades pela expedição "manifestamente ilegal" daquelas obras de arte. É certo, o Governo apressou-se a desmentir a notícia do Expresso segundo a qual a colecção de Miró teria sido expedida para Londres através de "mala diplomática". Tomámos boa nota dessa informação. Subsiste, porém, uma perguntinha maçadora: afinal, de quem era a mala?

    Entendamo-nos: quando se refere uma "expedição manifestamente ilegal da colecção Miró" do que estamos a falar é do trânsito pela fronteira, de Lisboa até Londres, de uma vastíssima colecção de nada menos de 85 (!) obras de arte, algumas delas de enormes dimensões, no valor total de várias dezenas de milhões de euros e que terão viajado, ao que parece, desacompanhadas das necessárias autorizações e respectivas guias de transporte. A ideia de que a experiente e prestigiada leiloeira Christie's, conhecedora como é dos procedimentos legais, aceitou, por sua própria conta, prestar um tal serviço e concretizou, sem qualquer cooperação das entidades públicas, uma operação tão flagrantemente irregular, é tudo menos convincente. O Governo precisa de fazer muito mais para apresentar uma história mais bem contada.

    E não se pense que o cumprimento da lei é, como se pretende fazer crer, uma mera formalidade burocrática. Cumprir a lei, neste caso, é um meio essencial para garantir a salvaguarda do património cultural. De facto, é em nome desse património cultural que se exigem todos os pareceres, todas as autorizações, toda a transparência e toda a responsabilidade. Quando 85 obras de arte, no valor de dezenas de milhões de euros, saem ilegalmente do País, a primeira pergunta que exige resposta é esta: quem era, afinal, o dono da mala?

20 comentários :

  1. A mala? ora, é a mala do carro do sobrinho taxista do Xavier Barreto, que trabalha em Londres. Tirou o curso na mesma escola que o sobrinho taxista do Isaltino, aliás foram apresentados ainda no tempo em que o Barreto era vereador na camara de oeiras, disse-me a Dona Maria Luis, a minha vizinha do décimo direito, que passa o dia a ver tv.

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  2. Escudando-se em meras decisões políticas e/ou actos de gestão, este Governo sempre viveu à margem da Lei.

    Assim, a judicialização da política é o único recurso que nos resta, uma vez que o povo português não os tem no sítio, como diria o outro...

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  3. Embora não seja de intrigas....

    Seria interessante ver e analisar os documentos que a transportadora (?) juntou à respetiva carga (objetos de Arte), para a acompanhar nesta roda viva.

    -Manifesto de carga (ver a natureza da carga discriminada).
    -Apólice de seguro (Capital segurado e condições).
    -Documentos oficiais (autorizações e como foi discriminada)
    -Por se enquadrar na definição de carga valiosa, que medidas de segurança foram garantidas durante o transporte e as que estão garantidas neste momento).

    E coloco estas questões por me parecer tratar-se de uma operação clandestina (ou quase).

    Já quanto aos custos desta operação - certamente por ajuste direto -, juro que nos deixará banzados.

    Para não referir a hipótese levantada ontem por JPPereira sobre chorudas comissões nesta operação feita a trouxe-mouxe.

    (Em que armazém estão agora os quadros?)

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  4. Mas quem é descobriu esta aventesma do Barreto Xavier?

    Foi Gabriela Canavilhas? Se foi ela, gabo-lhe o gosto/ingenuidade.

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  5. Meus Senhores, é isto, o BRUTOGAL escavacado!


    O pobre e desgraçado País do cavaco, da marilú albuqueca, do relvas, do portas, do catroga, do ulrico, do montenegro, do marco ant.º costa, do agost. branquinho e de muitos outros Duques, mais esses patetas IRRELEVANTES que são o B. Xavier, o Passos Coelho e o... Seguro!


    E QUE COSTUMAVA SER TAMBÉM O NOSSO PAÍS!

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  6. De facto, neste Brutogal, Seguro, cada vez mais pateta, cada dia que passa, enquadra-se perfeitamente neste elenco.

    Então, não é que a forma que o SG do PS tem para reagir ao sorteio dos automóveis do Núncio, é dizer que sempre pediu facturas por ser um acto de cidadania?

    Mas será isto o suficiente? Mas não vai mais nada naquela cabecinha?

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  7. A mala era de "chave na mão" e segundo um mentiroso compulsivo era da Christie's.

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  8. Mais uma piada dos socialistas. Fizeram merda. Nacionalizaram o crime de nome BPN (ainda estamos para perceber porquê!), guardaram os Mirós, os "santos" Mirós durante anos num armazém e agora a ex-Ministra da Cultura socialista deu-lhe o sobressalto e ai Jesus que não se pode tocar nos "santos" Mirós. E se fossem dar uma curva ao bilhar grande? Mais uma vez o partido socialista fez merda e consegue virar o discurso público contra o governo. É a piada , mais uma para além dos Swaps , PPP's e outras cenas que estão no código genético do partido socialista.

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  9. Mas não foi para isso que assinaram todos o acordo de Shengen? Agora façam queixinhas uns dos outros...Escola Primária do Estado Novo...

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  10. Quem levou os quadros foi a mulher do senhor secretário de estado, que os colocou dentro dum pacote e os levou ao marido, como a Rosinha canta...lol

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  11. "Fizeram merda. Nacionalizaram o crime de nome BPN (ainda estamos para perceber porquê!), guardaram os Mirós, os "santos" Mirós durante anos"

    Pois foi,talqualmente. Os malandros dos socialistas juntaram-se e abriram um banco, depois paparam o dinheiro aos sérios e deram-no aos vigaristas, arrecadaram os mirós à espera de uma boa negociata, tal como a venda do banco e agora zás, chegada a altura e pelo escuro da noite aí vão eles, aliás nem sabem quem foi miró, tal como o rei de belém julgam que foram pintados por coperníco e coperníco não é engano não, assim o chamou s. majestade, o rei de belém.
    ana

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  12. o bpn era o banco do gangue laranja.

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  13. A transferência dos quadros para Londres é uma falcatrua e o Passos sabe disso. Só assim se compreende a rapidez com que descartou responsabilidades na leiloeira.

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  14. Um comentário, será que a venda rápida dos quadros, não é uma tentativa de lavar a historia para que não restem resquícios da fraude BPN em que alguma clique do PSD, alias numerosa, está envolvida? Pôr os quadros num museu, para os vindouros, estariam para sempre identificados com uma fraude gigantesca protagonizada por uma cambada de miseráveis que se serviu de créditos a seu belo prazer, investindo um pouco e amealhando lá fora a parte substancial. Seria o testemunho visivel e omnipresente da vigarice,

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  15. 85 quadros, mas não eram 200? cadê os outros? já deve haver mirolhos pendurados nas marquises da possoilada.

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  16. Pela foto acima publicada podemos concluir que a mala CD era pertença do ex-SEC Zé Viegas. Na foto ele está a acalmar o míope Barreto, tal como se faz a um néné. O Zé Viegas fez o serviço, tal como fizera com a "fuga" do retábulo de Krevel (?). O ex-SEC é um especialista em fuga de quadros. Esta minha informação é para ajudar os peritos encarregados de deslindar este mistério.

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  17. Orlando Pinheiro fez um comentário interessante e oportuno. Tem razão. Colocá-los - os quadros - num museu seria um testemunho duradouro dos malefícios cometidos pelos mais altos quadros do PSD, mormente Cavaco Silva, que não teve pejo em esmolar juros especiais (quiçá fraudulentos) ao amigo que está agora na prisão em casa. Ou me dás o prometido ou...- O Dr. Oliveira e Costa sabe mesmo com quem está a falar...?

    Sem dúvida, o museu que os acolhesse passaria a ser conhecido pelo museu dos salvados do BPN, fundado e destruído pelo PSD através da maior roubalheira da noss história, o tal que foi gerido pelos amigos de Cavaco Silva, que foi professor doutorado de economia e até foi Primeiro-Ministro e Presidente da República Portuguesa, desbaratando milhões de milhões entre 1985-1995, comprometendo o futuro dos portugueses. Angustiado, quando viu o seu nome lançado, com razão, maquele lamaçal, virou costas às responsabilidades assumidas perante os portugueses, identificando-se com a pior corja que alguma vez governou Portugal, para fazer cair o mais esclarecido Primeiro-Ministro de Portugal.

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  18. A arrastadeira das 03:11 ou é muito burra ou é uma FDP com a falta de vergonha e lata descomunal de um escarro.
    Só assim se justifica o branqueamento que tenta fazer de toda a podridão que rodeia este caso.
    Então agora a culpa é do PS?!!!Mas nem leu o artigo postado, seu imbecil?!Não percebeu que, segundo documentação do seu próprio governo, os quadros só foram inventariados e classificados na totalidade durante 2012, pois havia grandes dificuldades em seguir o percurso de cada uma das obras e saber como vieram parar ao espolio BPN?
    É estupido mesmo, é lobotomizado ou está a tentar gozar com a cara dos portugueses?!
    Você é gente poluida que devia ser posta a viver com porcos. O cheiro é o mesmo.

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  19. Estou de acordo em que os quadros do Miró vão para um museu, há que perpetuar a memória deste gangue... e ao museu devem ir todos os portugueses, deve ser mesmo um ato de cidadania a ida a este museu tal como pedir faturas para o sorteio. Aliás em vez dos carros topo de gama podiam sortear os quadros....ah como eu gostava de ter um Miró na minha sala e continuar andar no meu fiat punto.

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  20. Ponham os Mirós no Panteão Nacional em vez do cavaco!


    Atribuam NOMES CONCRETOS acada um dos 85: o cavacoiso, o gasparoika, o irrevogável, o miguelreles, o álvarinho, o cuelhinho, o palhaço, o comboio&o circo, o moedinhas, o broges, o pintelho, o xavibarretes, o chicoviegas, camelourenço, o merdinacaganeira, o oliveiribosta, o cadilhado, o piresdetremoços, o motinha, o jotinhas, o cristas, o cratino e por aí fora!

    E obriguem todos os Alunos das Escolas públicas deste País a visitá-los lá e a conhecerem a História recente do seu País, tal como estes FACÍNORAS NOJENTOS lho vão legar.


    Isso, sim, é CULTURA DEMOCRÁTICA!

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