domingo, fevereiro 16, 2014

PPP: um CEO confessa-se

António Castro Henriques, presidente executivo da Soares da Costa, foi ontem entrevistado pela TSF e pelo Dinheiro Vivo. Quase no fim da entrevista, é-lhe posta uma questão sobre a renegociação das PPP em que a Soares da Costa participa: “O Estado diz que poupou 36 milhões de euros. A Soares da Costa perdeu 36 milhões de euros?” O Dinheiro Vivo não reproduz fielmente as palavras de Castro Henriques, sendo por isso melhor ouvir a entrevista na TSF. O CEO da Soares da Costa, medindo vagarosamente as palavras, afirmou que “não são coisas simétricas, não há uma simetria” neste processo de renegociação, para depois se explicar: “as economias” do Estado resultaram da assumpção de “investimentos e manutenção” que antes estavam a cargo do consórcio.

Em suma, o Estado reduziu as obrigações dos privados (como a manutenção das infra-estruturas). Assim sendo, o Estado pagará menos 36 milhões de euros às PPP, mas, ao dispensar o consórcio de cumprir estas obrigações, transfere para os contribuintes encargos futuros até possivelmente mais elevados.

2 comentários :

  1. O assunto é serio, mas ninguém quer saber deste CEO indigente.

    ResponderEliminar


  2. Pois não, ninguém quer saber deste espertalhão, querem é encher a boca com a propaganda oficial, que inculca na mente tansa dos simplórios que "o Passos Coelho reduziu os encargos com as PPP's, que o Sócrates criou"!

    E esta lenga-lenga vai-se enquistando no inconsciente colectivo e não é com artigos de "blogues", por mais sérios e bem-intencionados, que ela tão cedo vai ser removida.

    Por outras palavras: APARECEU ALGUÉM DA OPOSIÇÃO A ALERTAR DE FORMA CONVISTA E CONSISTENTE para esta jogada mista de oportunismo (da Soares da Costa e quejandos "indigentes") e de propaganda (das forças do Poder atual)?

    Pois. NICLES!


    E seguimos para Bingo!


    O que por aí mais se ouve é este tipo de baboseiras, como aquela do pateta do Paulo Morais que propôs a "nacionalização" da Ponte Vasco da Gama, com a consequente "indemnização" aos Privados. Eles é que a sabem toda...

    ResponderEliminar