terça-feira, abril 08, 2014

Mais uma vez Durão Barroso

— Ai, como é que a patroa põe as mãos?

• Mário Soares, Mais uma vez Durão Barroso:
    «(...) Será que ainda é amigo do Presidente Cavaco Silva ou já não é? Tenho as minhas dúvidas. Visto que todo o País sabe que o Presidente tem algo a ver com o caso do BPN. É o que parece. Como voltar ao problema e porquê? Ou então está sem jeito e habilidade política...

    Além disso, fez o que me parece infame ao tentar incriminar Vítor Constâncio, que é um homem impoluto, de reconhecida dignidade e inteligência, atual vice-presidente do Banco Central Europeu. Como disse Marcelo Rebelo de Sousa, "deu um tiro no seu próprio pé". Digo mais: parece alguém que perdeu o senso político... O Eixo do Mal, também a esse propósito, comentou com enorme crítica esse facto. Vale a pena ouvir.

    Vários portugueses ilustres escreveram logo uma carta aberta em defesa de Vítor Constâncio. E muito bem. Foram eles: Artur Santos Silva, José Silva Lopes, Rui Vilar, Teodora Cardoso e Miguel Beleza. Honra lhes seja! A verdade é que sabendo tanto Durão Barroso do que se passou no BPN, a senhora procuradora-geral da República tem a obrigação de o ouvir e quanto antes. Tanto mais que a maioria dos culpados nunca foi julgada...

    Conheci Vítor Constâncio logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, quando aderiu ao PS. Entrou pouco tempo depois no Secretariado Nacional do PS, foi ministro das Finanças e secretário-geral do Partido Socialista. Várias vezes tivemos divergências, o que é natural num partido democrático, como o PS. Mas isso nunca afetou a minha admiração e amizade por ele. Contei há dias, numa sessão em que participei em homenagem a Willy Brandt e Helmut Schmidt, que quando ele era ministro das Finanças e eu primeiro-ministro, fomos juntos falar com Schmidt para melhorar a situação económica portuguesa. No final, Schmidt, com a sua sabedoria, disse-me: "Parabéns! Tens um dos melhores ministros das Finanças da Europa." Nunca esqueci isso.

    Mas além da sua invulgar inteligência, Vítor Constâncio é um homem de bem com um extraordinário sentido da dignidade. Como se pode admitir o que dele disse Durão Barroso? É de pessoa perturbada pela sua ambição? Talvez. Mas é imperdoável.»

4 comentários :

  1. Mário Soares tem repetido muitas vezes que este governo não passa de Maio, será que anda alguma coisa no ar?
    Oxalá, que seja verdade!...

    ResponderEliminar


  2. É uma vergonha o que a merdaleja política e mediática portuguesa continua a fazer a homens válidos e sérios como Vítor Constâncio.


    Reconhecidos internacionalmente, pelos vistos desde há décadas!


    Merecemos mesmo a merda em que vivemos. Ninguém tenha dúvidas.

    ResponderEliminar
  3. Neste momento é a comemoração dos 40 anos do 25 de Abril. Para a homenagem deste dia o ideal era cair o governo. Estes parasitas que nos desgovernam se o governo caísse ontem até já era tarde. Mas mais vale tarde que nunca. Ter garotada a governar, mentirosos, parasitas, chulos, sacanas, pessoas sem escrúpulos. São estes bandalhos que representam Portugal no estrangeiro.

    Podemos andar a poupar, a cortar nas despesas, enquanto não houver uma mudança de fundo destes palhaços, acabar com mordomias, com tantos deputados, minimizar a corrupção. Só com medidas de fundo é que vamos lá. Não vale a pena cair o governo e ir para lá o segurito, sem haver uma mudança desta farsa de eleições. Desde que sou eleitor nunca falhei umas eleições. Mas neste momento estou-me maribando para ir votar. Chega de Psd, Cds e Ps a desgovernar isto. 40 anos de Democracia com 3 ajudas do Fmi, mas alguém dá alguma coisa a alguém.

    Portugueses abrem a pestana e as eleições deste País é uma farsa por completo. Quem anda na politica, não são pessoas de bem, mas sim jotinhas, pessoas da pior espécie e que querem enriquecer ao máximo possível no menor tempo.

    Fernando

    ResponderEliminar
  4. Fico sem saber se Constâncio esteve ou não a dormitar enquanto Governador do BdP. E muitos se “comoverão” até às lágrimas com a solidariedade inter-pares de ex-Governadores e vice-governadores e do atestado de bom comportamento, corrijo, de superior competência por eles passado a VC. Embora haja “competências” e “competências” ... Como as de Durão Barroso para a CE, Vitor Gaspar não me lembro para que honrado organismo, ah, para o benemérito FMI, ou Arnaut para a Goldman Sachs. Quanto a Soares … é um "re-escritor" da história que em cada momento lhe convém.
    Mas parece-me que um dos grandes "méritos" de VC enquanto Secretário-Geral do PS foi ter com o PSD/Cavaco assinado o acordo de revisão constitucional que abriu caminho à privatização de sectores estratégicos da economia nacional, incluindo a banca.
    A propósito, em 2910 e sobre Passos Coelho, sucessor de Sócrates, sucessor de Durão Barroso, dizia Soares que apoiava as medidas do Governo do PSD/Pedro acrescentando “"Conheço Pedro Passos Coelho e considero-o um homem muito sensato, lúcido e com um grande sentido de Estado. E o que os políticos precisam de ter nesta altura é um grande sentido de Estado, defendendo sempre o interesse nacional, porque nesta altura é Portugal e a Europa que estão em causa", declarou o ex-Presidente da República.» (da imprensa da época.

    ResponderEliminar