terça-feira, abril 08, 2014

Mais uma vez Durão Barroso

— Ai, como é que a patroa põe as mãos?

• Mário Soares, Mais uma vez Durão Barroso:
    «(...) Será que ainda é amigo do Presidente Cavaco Silva ou já não é? Tenho as minhas dúvidas. Visto que todo o País sabe que o Presidente tem algo a ver com o caso do BPN. É o que parece. Como voltar ao problema e porquê? Ou então está sem jeito e habilidade política...

    Além disso, fez o que me parece infame ao tentar incriminar Vítor Constâncio, que é um homem impoluto, de reconhecida dignidade e inteligência, atual vice-presidente do Banco Central Europeu. Como disse Marcelo Rebelo de Sousa, "deu um tiro no seu próprio pé". Digo mais: parece alguém que perdeu o senso político... O Eixo do Mal, também a esse propósito, comentou com enorme crítica esse facto. Vale a pena ouvir.

    Vários portugueses ilustres escreveram logo uma carta aberta em defesa de Vítor Constâncio. E muito bem. Foram eles: Artur Santos Silva, José Silva Lopes, Rui Vilar, Teodora Cardoso e Miguel Beleza. Honra lhes seja! A verdade é que sabendo tanto Durão Barroso do que se passou no BPN, a senhora procuradora-geral da República tem a obrigação de o ouvir e quanto antes. Tanto mais que a maioria dos culpados nunca foi julgada...

    Conheci Vítor Constâncio logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, quando aderiu ao PS. Entrou pouco tempo depois no Secretariado Nacional do PS, foi ministro das Finanças e secretário-geral do Partido Socialista. Várias vezes tivemos divergências, o que é natural num partido democrático, como o PS. Mas isso nunca afetou a minha admiração e amizade por ele. Contei há dias, numa sessão em que participei em homenagem a Willy Brandt e Helmut Schmidt, que quando ele era ministro das Finanças e eu primeiro-ministro, fomos juntos falar com Schmidt para melhorar a situação económica portuguesa. No final, Schmidt, com a sua sabedoria, disse-me: "Parabéns! Tens um dos melhores ministros das Finanças da Europa." Nunca esqueci isso.

    Mas além da sua invulgar inteligência, Vítor Constâncio é um homem de bem com um extraordinário sentido da dignidade. Como se pode admitir o que dele disse Durão Barroso? É de pessoa perturbada pela sua ambição? Talvez. Mas é imperdoável.»

4 comentários :

  1. Mário Soares tem repetido muitas vezes que este governo não passa de Maio, será que anda alguma coisa no ar?
    Oxalá, que seja verdade!...

    ResponderEliminar
  2. Correio da merdalejaterça abr. 08, 02:41:00 p.m.



    É uma vergonha o que a merdaleja política e mediática portuguesa continua a fazer a homens válidos e sérios como Vítor Constâncio.


    Reconhecidos internacionalmente, pelos vistos desde há décadas!


    Merecemos mesmo a merda em que vivemos. Ninguém tenha dúvidas.

    ResponderEliminar
  3. Neste momento é a comemoração dos 40 anos do 25 de Abril. Para a homenagem deste dia o ideal era cair o governo. Estes parasitas que nos desgovernam se o governo caísse ontem até já era tarde. Mas mais vale tarde que nunca. Ter garotada a governar, mentirosos, parasitas, chulos, sacanas, pessoas sem escrúpulos. São estes bandalhos que representam Portugal no estrangeiro.

    Podemos andar a poupar, a cortar nas despesas, enquanto não houver uma mudança de fundo destes palhaços, acabar com mordomias, com tantos deputados, minimizar a corrupção. Só com medidas de fundo é que vamos lá. Não vale a pena cair o governo e ir para lá o segurito, sem haver uma mudança desta farsa de eleições. Desde que sou eleitor nunca falhei umas eleições. Mas neste momento estou-me maribando para ir votar. Chega de Psd, Cds e Ps a desgovernar isto. 40 anos de Democracia com 3 ajudas do Fmi, mas alguém dá alguma coisa a alguém.

    Portugueses abrem a pestana e as eleições deste País é uma farsa por completo. Quem anda na politica, não são pessoas de bem, mas sim jotinhas, pessoas da pior espécie e que querem enriquecer ao máximo possível no menor tempo.

    Fernando

    ResponderEliminar
  4. Fico sem saber se Constâncio esteve ou não a dormitar enquanto Governador do BdP. E muitos se “comoverão” até às lágrimas com a solidariedade inter-pares de ex-Governadores e vice-governadores e do atestado de bom comportamento, corrijo, de superior competência por eles passado a VC. Embora haja “competências” e “competências” ... Como as de Durão Barroso para a CE, Vitor Gaspar não me lembro para que honrado organismo, ah, para o benemérito FMI, ou Arnaut para a Goldman Sachs. Quanto a Soares … é um "re-escritor" da história que em cada momento lhe convém.
    Mas parece-me que um dos grandes "méritos" de VC enquanto Secretário-Geral do PS foi ter com o PSD/Cavaco assinado o acordo de revisão constitucional que abriu caminho à privatização de sectores estratégicos da economia nacional, incluindo a banca.
    A propósito, em 2910 e sobre Passos Coelho, sucessor de Sócrates, sucessor de Durão Barroso, dizia Soares que apoiava as medidas do Governo do PSD/Pedro acrescentando “"Conheço Pedro Passos Coelho e considero-o um homem muito sensato, lúcido e com um grande sentido de Estado. E o que os políticos precisam de ter nesta altura é um grande sentido de Estado, defendendo sempre o interesse nacional, porque nesta altura é Portugal e a Europa que estão em causa", declarou o ex-Presidente da República.» (da imprensa da época.

    ResponderEliminar