O dia 16 de Abril representa um marco histórico: Portugal entra para o restrito clube dos países que possuem drones. Pode haver portugueses a morrer por falta de cuidados de saúde, mas o Governo orgulha-se de ter adquirido veículos aéreos não tripulados de comando remoto. São os submarinos-que-se-arranjam-em-tempos-de-austeridade.
A cerimónia de entrega do primeiro veículo aéreo não tripulado de comando remoto, que contou com a presença do ministro da Defesa, correu como o vídeo supra mostra. Não fosse o encerramento dos Estaleiros de Viana do Castelo, bem poderia ser este um bom retrato da passagem de Aguiar-Branco pela pasta da Defesa Nacional: quando se suplicava que o drone levantasse voo, ele teimou em deitar-se e afundar-se em águas lamacentas. Não há controlo remoto que lhe valha.
_______
¹ Eça antecipou, em 1871, a cerimónia abrilhantada por Aguiar-Branco em Uma campanha alegre, XVIII – A marinha e as colónias.
ehehe... os marujos brincam aos araújos com aeromodelismo. prá semana o sérgio monteiro inaugura ligação sines a badajoz por marklin ou mesmo um terminal de contentores meccano no barreiro.
ResponderEliminarahahahahah....
ResponderEliminarvejam lá também quem são os responsáveis pelo fornecimento dos modelos. ou melhor, quem foi a empresa responsável pela venda dos ditos.
só mais uns que foram ao pote e que apelam à austeridade (mas só para os outros).
Isto não passou em nenhuma tv portuguesa pois não?
ResponderEliminarO P. fez um pouco de spin (esta frase parece a guita da guerra de 1908, do Raul Solnado), mas também pegou no assunto: «Isto mostra que é sempre necessário investir muito no treino para que na hora certa as missões não falhem», disse Aguiar-Branco.
ResponderEliminarNota - As câmeras que se vêem do lado esquerdo serão as da RTP, pelo que percebi através da notícia do Expresso. Mas existe uma fotografia do Aguiar-Branco em pose entre as fardas e com o *drone* quando ainda estava seco, no Twitter.
pic.twitter.com/Xws2LsPoDt
Dúvidas...
ResponderEliminarTerão atado um fio ao drone para o recuperar da água ?
O drone tem autonomia para chegar do Alfeite a S Bento ?
Poderá transportar cargas ?
Se sim, poderão ser largadas por comando remoto ?
... e muito mais dúvidas que o evento deixa em suspenso !