- «(…) António José Seguro preferiu sair agora. Saiu enquanto há tempo - tempo não para ele, mas para outros, isso ainda veremos, veremos do que serão capazes. Saiu sem ser empurrado. Aceitou por inteiro a responsabilidade da derrota, mesmo que expressa numa vitória parcial, logo pífia, logo insuficiente para a dimensão do desafio. Percebeu que até na política - especialmente em política -- o valor está na dignidade, não na procura delirante e egoísta da vitória.
Seguro foi grande. Que notícia inesperada. Que lição a todos nós. Esteve à altura das circunstâncias: foi a jogo até onde podia e seria legítimo que fosse, até às Europeias. Embora nunca venha a ser primeiro-ministro, garantiu a partir de hoje um lugar de respeito na política portuguesa. O político que disse "eu percebo, eu saio" é infinitamente melhor e mais político do que aquele que diz "vocês não sabem nada, eu continuo".»
Não simpatizo com André Macedo, mas reconheço que este texto está muito bem esgalhado.
ResponderEliminar???
ResponderEliminarter Mai 27, 05:12:00 da tarde,
ResponderEliminarÉ ironia.
Grupo de apoio a António Costa no FB Capacitar Portugal.
ResponderEliminarAlguns dos apoiantes que já lá estão: Jorge Sampaio, António Guterres, Ana Paula Vitorino (são só 3 exemplos, é irem ver: https://www.facebook.com/groups/capacitar.portugal/542231019236020/?notif_t=group_activity
Talvez em nenhum momento depois de Abril uma tão urgente, nobre e patriótica responsabilidade tenha desafiado os militantes do Partido Socialista, especialmente as suas elites internas (não é hora para invocar "amizades"): defender o sistema partidário e a democracia em risco, defender o povo português de quem os desconsidera, desqualifica e humilha, defender a independência nacional, defender a dignidade e o futuro do nosso querido País - e o próprio Partido Socialista. Para isso é preciso ganhar as próximas legislativas de forma clara.
ResponderEliminarO povo português foi claro na sua mensagem: queremos o PS, mas com outra liderança, uma liderança que nos incuta confiança e esperança, um líder político à séria para governar em favor do povo e não para defender nichos de interesses, roncar e vaidades pessoais locais.
Mobilizem-se, militantes socialistas! Se António Costa deu a cara pela liderança, pelo que estão à espera? Não há tempo a perder. Organizem-se já grupos de apoio, exijam reuniões nas secções e se não abrirem as portas reúnam-se onde for possível. Nomeiem já um coordenador, em cada secção, de apoio a A. Costa. Desta vez não pode haver recuos, significava uma pesadíssima derrota do PS e do povo português. Que se abram as portas todas do partido para um grande e promissor debate interno, sempre virados para o exterior, para o sofrimento de milhões de portugueses.
Sem questionar verdadeiramente o rumo europeu pós-Maastricht, será indiferente se é Seguro ou Costa o SG do PS.
ResponderEliminarSe o "problema" for só a imagem de fraco que Seguro transmite, nada mudará no essencial. E isso só significa que o rumo de esboroamento da sociedade portuguesa pós-Abril se manterá. Possivelmente até de forma mais acelerada, uma vez que o eleitorado castigará de forma ainda mais intensa um PS que, neste momento tão duro, prometa "Mudança" para na realidade manter tudo na mesma.
Com todo o respeito por Seguro. mas a situação não é para "brincar à politica" Bem haja António Costa pela sua disponibilidade. Os Portugueses seguem com muita atenção este momento.
ResponderEliminarsubscrevo o que escreveu o anónimo de ter Mai 27, 05:47:00 da tarde´
ResponderEliminarO resto é - parece-me - pura mudança de actores para que a encenação e a peça continuem as mesmas, com mais ou menos estrondosos tiros de pólvora seca ! Abrindo agora caminho a costa, seguro abre caminho para si próprio, caso Costa falhe. Reta saber se após um eventual naufrágio ainda haverá titanic para seguro ou sócrates !
Eu não sou Militante do PS - mas, fui à Trindade descer o Chiado - fui empenhado comigo próprio...e gostei - NÃO GOSTEI de vêr os "brutos" carros e os "pides" a circularem no espaço do Restaurante da Trindade. dezenas vezes e pagos com o nosso dinheiro
ResponderEliminarFez-me lembrar os policias do Caminho Novo...no tempo do "botas", claro...assim, para lá caminhamos.
De resto, o PS é maior e vacinado
Zé da Adega
Ainda me custa acreditar nesta notícia. Pressionado ou não a verdade é que Tozé Seguro, ao aceitar a derrota, mostra que tem um pingo de dignidade. Longe vão os dias em que, na abertura desta legislatura, prometeu fazer uma oposição com "cortesia e elegância". Em política não se pode ser mole com os adversários. Seguro era tido, por Passos e Portas, como o líder ideal para lhes fazer oposição. Era mole. E eles até o colocaram de lado, sem nunca lhe pedirem opinião sobre o "ir além da troika".
ResponderEliminarO país precisa de um contrapeso a esta gentalha. Agora sim, "estamos no bom caminho".
Caro Evaristo, olhe que não, olhe que não...
ResponderEliminarO aparelho do partido já se tem manifestado claramente nesta últimas horas em defesa da manutenção de Seguro, pelo que claramente ele não desistiu de nada.
my God. A "notícia" que está na base destes comentário era uma efabulação. Só depois reparei. Enfim, Seguro continua e Costa que se cuide !
ResponderEliminarVictor Nogueira,
ResponderEliminarV além de ser burro é lerdo.
Não concordo com as opiniões do Macedo, mas neste texto ele têm toda a razão : digno é aquele que sai pelo seu pé quando não é bem vindo.
ResponderEliminarE o Seguro já devia ter percebido há muito que não é bem vindo.
Quando a direita se mobiliza para o apoiar (!) acho que está tudo dito sobre a actuação do secretário geral do PS na condução do partido e na construção da dita alternativa...
Admitir o falhanço e sair não envergonha ninguém. Gaspar fê-lo e foi por isso louvado. Está na altura do cidadão António José Seguro revelar maturidade e fair play.
Ts ts ao anónimo de ter Mai 27, 09:33:00 da tarde
ResponderEliminarConvincente, a argumentação. Uma grande capacidade de argumentação, uma suma inteligência, um raciocínio de lince e uma fina ironia aliados a um alto sentido do humor.
Parabéns, "anónimo", com sumidadades do seu calibre os eleitores estão no papo LOL
É o que vale ser "anónimo". Até podem ser mil num apenas. O Câmara Corporativa tem mais nível que certos anónimos e merece mais. Sem animosidade !
ResponderEliminarBom, isso de que fala André Macedo não é para todos. Pelo menos não é para um "bombocas" como o seguro.
Esse é dos que só de lá saem a pontapé, ou à cabeçada, diretos para a morgue. E é bom que o PS se treine nesses métodos revolucionários, porque não está posta de parte a necessidade de ter de os usar depois contra o cavaco e contra os ursos grudados ao pote...
ResponderEliminarDESINFECTA, borbulhas!