quinta-feira, novembro 27, 2014

Declaração de Sócrates


Declaração de José Sócrates divulgada pela TSF:
    «Há cinco dias "fora do mundo", tomo agora consciência de que, como é habitual, as imputações e as "circunstâncias" devidamente selecionadas contra mim pela acusação ocupam os jornais e as televisões. Essas "fugas" de informação são crime. Contra a Justiça, é certo; mas também contra mim.

    Não espero que os jornais, a quem elas aproveitam e ocupam, denunciem o crime e o quanto ele põe em causa os ditames da lealdade processual e os princípios do processo justo.

    Por isso, será em legítima defesa que irei, conforme for entendendo, desmentir as falsidades lançadas sobre mim e responsabilizar os que as engendraram.

    A minha detenção para interrogatório foi um abuso e o espetáculo montado em torno dela uma infâmia; as imputações que me são dirigidas são absurdas, injustas e infundamentadas; a decisão de me colocar em prisão preventiva é injustificada e constitui uma humilhação gratuita.

    Aqui está toda uma lição de vida: aqui está o verdadeiro poder - de prender e de libertar. Mas, em contrapartida, não raro a prepotência atraiçoa o prepotente.

    Defender-me-ei com as armas do Estado de Direito - são as únicas em que acredito. Este é um caso da Justiça e é com a Justiça Democrática que será resolvido.

    Não tenho dúvidas que este caso tem também contornos políticos e sensibilizam-me as manifestações de solidariedade de tantos camaradas e amigos. Mas quero o que for político à margem deste debate. Este processo é comigo e só comigo. Qualquer envolvimento do Partido Socialista só me prejudicaria, prejudicaria o Partido e prejudicaria a Democracia.

    Este processo só agora começou.

    Évora, 26 de Novembro de 2014

    José Sócrates»

16 comentários :

  1. VIVA SÓCRATES, abaixo, fora com os processos ditatoriais e seus seguidores, alguns comentadores neste blog, dignos representantes do obscurantismo que este governo representa, de exploração e humilhação do povo que tentam manipular a seu bel-prazer.
    MCTorres

    ResponderEliminar
  2. a malta estava a aguardar.

    ResponderEliminar
  3. Julgo não errar se disser que o que estão a fazer a Sócrates é a maior pulhice da história da democracia portuguesa.

    João

    ResponderEliminar
  4. Estás a recordar-te de alguém, Jerónimo de Sousa, face a esta lição de dignidade?Lembras-te dos tribunais plenários do fascismo?Lembras-te da tortura e das condenações vexatórias a que todos os teus camaradas estavam sujeitos?Sabes o que é que os filhos da puta do regime salazarista diziam? Diziam: «a justiça está a funcionar normalmente, ninguém está acima da lei.» Sabes o que é que eu vi no Avante? Vi o Engenheiro Sócrates atrás de umas grades com o vosso profundo amor.Sabes o que é que tu és? És o conde Drácula com os dentinhos a tirar o sangue ao PS.Atualiza-te, pele vermelha. Rapa o cabelo à navalha, a ti e a todo o comité central, faz de ti o grande skin head de Portugal. Não te esqueças da moca de Rio Maior. Feito isto, manda colocar cartazes por todo o país, tu vestido de cabedal preto, cabeça à skin, moca na mão.A legenda será:chegou o libertador.

    ResponderEliminar
  5. Grande Sócrates! Apesar de o manterem longe da comunicação social para não poder defender-se das calunias e da cabala que contra ele a direita montou, ele conseguiu fazer ouvir a sua voz e falou de forma muito sensata e digna. A pidesca e kafkiana inquisição que o condena sem provas credíveis ainda um dia se irá afogar no veneno que agora destila por todo o lado. A justiça divina é a melhor, já que a humana, em Portugal, falha a toda a linha neste e noutros casos. Quanto aos frustrados que espumam de raiva contra Sócrates, é melhor irem fazer tratamento psiquiátrico, por que o circo não durará sempre e ele ainda dará a volta por cima! M.

    ResponderEliminar
  6. Mas cuidado com as padeiras de Aljubarrota dos " Aleluias de Mação!!!"

    ResponderEliminar
  7. Desde a primeira hora do chamado caso "Freeport" se pressentia que a direita preparava um golpe de estado palaciano. Começaram com os rumores, as difamações e a manipulaçao dos media que concertadamente, falava a uma só voz. Ou seja a voz dos magistrados titulares do processo. Era a tomada de posições do exercito golpista nas redacções. Provas nao havia. So "lama de suspeitas" que atingiam ou procuravam atingir o primeiro ministro e o governo. Cinicamente, por fora, a oposição PSD e o escuteiro de belém diziam: "deixem a justiça funcionar". Como o Freeport, se foi esgotando e sem provas, veio a Face Oculta (imaginação delirante!!!)
    depois, as escutas de Belém, a asfixia democratica....o caso PT, a Manela, o crespo, o medina, o catroga, o coelho, o portas, os banqueiros...Era uma cãozoada que n dava descanso. O Homem saiu. Apos quase tres em silencio voltou......e agora prenderam-no. Mas n o calaram. Nem o venceram! Força Socrates. Tens milhoes de portugueses contigo!

    ResponderEliminar
  8. Houve um personagem da nossa vida politica que comprou umas ações do bpn por um valor que lhe disseram e uns meses depois foi lá buscar as mesmas ações por um valor que o seu amigo oliveira e costa lhe deu... embolsou uma pipa de massa e, de caminho, a filha também.... a justiça não mexeu um dedo em qualquer teoria de enriquecimento...

    Um politico entrou numa organização para abrir portas e gastou uma pipa de massa e tal e tal e tal.... declarou o contrário no parlamento e recebeu mais uma pipa de dinheiro publico porque estava em exclusivo... alguém deu nota à procuradoria com indicações precisas de para onde teria ido o dinheiro e....à velocidade da luz foi feito um despacho de arquivamento.

    Este estranho critério de justiça...que é motivo de SATISFAÇÃO para alguns, deixa mesmo muito a desejar.... e levanta as maiores suspeitas..

    ResponderEliminar