Hoje na Assembleia da República
Comentários de João Galamba no Facebook sobre o debate parlamentar de hoje com o Álvaro do CDS:
- «Pires de Lima e as bancadas da maioria continuam a falar da retoma, mas ignoram o elefante na sala:
- "Para 2015, os resultados do presente inquérito apontam para uma taxa de variação do investimento empresarial de -2,2%. Comparando esta primeira estimativa para a variação do investimento em 2015, com a primeira estimativa para 2014 (1,1%), obtida no inquérito de outubro de 2013 (ver gráfico 2), observa-se uma redução de 3,3 p.p.".
"No apuramento realizado para um conjunto de empresas da secção de Indústrias Transformadoras, que apresentam uma vertente mais exportadora (ver nota técnica), designadas nesta analise por “empresas exportadoras”, estima-se que o investimento tenha diminuído 3,2% em 2014. Esta redução foi menos intensa que a verificada para o conjunto das empresas desta secção (-7,6%), tendo o total de empresas apresentado um aumento do investimento (1,0%). Relativamente a 2015, perspetiva-se uma variação de -5,1% do investimento empresarial nas empresas exportadoras, que compara com uma variação de -3,2% para o conjunto da secção de Indústrias Transformadoras e de -2,2% para o total de empresas. Neste inquérito manteve-se o perfil descendente do indicador de difusão do investimento (percentagem de empresas que refere a realização de investimentos ou a intenção de investir) entre os três anos analisados. Este indicador situou-se em 87,8%, 80,9% e 76,5%, para 2013, 2014 e 2015, respetivamente".
__________
«Pires de Lima não percebe o conceito de exportações líquidas, não percebe o conceito de conteúdo importado das exportações e não percebe que um crescimento mais baixo que em 2010, e com uma procura externa líquida mais negativa, não pode ser considerado sustentável nem positivo.»
__________
«Confrontado com múltiplos dados do INE sobre a não retoma da economia e do investimento, Pires de Lima mascara-se de George Bush e diz: "Respeito os gráficos, mas eles não podem iludir a realidade".»
ResponderEliminarÉ tarde demais para esta conversa.
Isto era o programa que o PS deveria ter tido mas em 2013. Está DOIS ANOS ATRASADO!
Atualize-se depressa e comece pelo outro ELEFANTE NA SALA: o sistema judicial. Se não se resolver um, nunca se resolverá o outro...