domingo, julho 05, 2015

De novo sobre os critérios editoriais do Expresso

Ontem no Expresso (p. 10)
Clique na imagem para a ampliar

Para quem quiser saber o que o PSD, o CDS e o Presidente da República querem que se saiba, não há nada como ler o Expresso. Está lá o essencial, às vezes com um arrebatamento que nos faz crer que as folhas partidárias não fariam melhor.

Não é assim com o PS. O semanário não publica as posições de António Costa, mas está a habituar-se a publicar o que a coligação de direita diz (e quer que se diga) sobre o PS. Aconteceu ontem a propósito dos caminhos a trilhar pela União Europeia na sequência da situação grega.

Com efeito, pode concordar-se ou discordar-se das posições de António Costa, mas a verdade é que António Costa tem mantido uma visão coerente sobre a Europa — e em particular sobre a necessidade de mudança de políticas em relação aos países periféricos —, defendendo uma convergência de posições e não rupturas que podem enfraquecer as opções negociais. Veja-se, a título de exemplo, o que disse o secretário-geral do PS ao Público em 5 de Março:
    «Sempre tenho dito que numa Europa a 28 ninguém pode antecipar ou prometer um resultado. Temos sido bem avisados em não nos amarrarmos a uma única solução, porque quando se vai para uma mesa de negociações tem de se ter claro qual é o objectivo, mas tem de se ter a disponibilidade de trabalhar com as diferentes variáveis e encontrar as melhores soluções para alcançar esse objectivo.»

Esta passagem da entrevista de António Costa é suficiente para concluir que, na hipótese mais benigna, a jornalista do Expresso não faz o trabalho de casa. E, ironia das ironias, conhecidos os resultados do referendo grego, é capaz de não ser Passos Coelho, com as suas posições submissas, quem possa «arrecadar ganhos com a Grécia» (aceitando pôr as coisas nestes termos bizarros).

10 comentários :

  1. Hoje , as legendas estariam invertidas.

    ResponderEliminar


  2. Falhou a "bola de cristal" do Público...que imprensa!!

    ResponderEliminar
  3. Esta impensa mete nojo.....

    ResponderEliminar
  4. A mim parece-me uma recompensa merecida para o nosso esforçado governo.
    Afinal eles têm actuado sistematicamente contra os interesses do nosso pais e, provavelmente, da Europa...só para conseguir esta capa. Esta a e outras parecidas que se seguirão.
    Caramba...entao a maria luis até foi lá lamber os pés do Schauble e fazer de mázona nas reuniões do Eurogrupo a trucidar os gregos e agora não merecia estas capas!!

    Absolutamente merecida!

    ResponderEliminar
  5. Tem sido uma paródia desde as cinco de la tarde de hoje com alguns pa(i)neleiros jornalistas a estrebucharem nos debates televisivos sobre os resultados do referendo. C. Cunha e Sá, na tvi24, teve o melhor momento, saltando sobre os cachorrinhos António Costa (jornalista) e um tal Vasco Rosendo, que desconhecia. Saltou-lhe a tampa. O espetáculo continua.

    Viva a democracia!
    O povo vencerá!

    ResponderEliminar
  6. e agora com a demissão do Varoufakis o António Costa tá fodido.
    Não poderia ser pior para o PS. Perderam em toda a linha.
    O governo, do qual sou avençado, digo desde já, ganhou em toda a frente.
    Tou bué de contente, pois hoje de manhã o PS perdeu as eleições legislativas.
    E o Passos cOELHO ganhouze-as-las. o meu sonho é ver o Passos Coelho a roubar, perdão, a governar, os próximos 10 anos.

    ResponderEliminar


  7. Vê-se que, para além de avençado, és buéda inteligente.


    E crédulo, também. Acreditas nas Sondagens!


    Tal como o "sim" e o "OXI!" na Grécia registavam um belíssimo "empate técnico" até ao último dia de campanha, assim será também aqui no nosso pequenino e desprezível Brutogal!


    Pois olha, tem um day after muito feliz em Outubro, avençado a TERMO CERTO...

    ResponderEliminar
  8. O PSD vai ganhar as eleições com o CDS atrelado.
    A última sondagem, a da Univ Católica, é a mais credível. Claramente.
    Em 2009 e em 2011 a Univ Catolica foi quem se aproximou mais do resultado real.
    Em 2009 acertaram em todos os partidos, a 2 meses das eleições.
    Têm lá um tipo muito bom, que me deu aulas na Univ Moderna, o Engenheiro Sousa da Ponte. Ele até sabe do teste de Kolmogorov.
    Em 2011, inclusivamente, a sondagem da catolica ate acertou no numero de deputados do partido do marinho e pinto: zero deputados.

    por isso, aqui a bosta do PS está a ficar nervosa. Tenham medo, tenham muito medo, seus sacripantas de merda do PS

    ResponderEliminar


  9. Deve ser do Ouzo.


    Ou então é prufeçor...

    ResponderEliminar